Página Correio Esportes

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Rápidas do esporte amador fraiburguense...


Parabéns ao sargento Manoel, do Corpo de Bombeiros Militar que presta trabalhos no pelotão de Fraiburgo, pela participação na 88ª edição da São Silvestre.

O educador Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Tico-tico, regressou a Fraiburgo...

Pelo histórico, experiência e competência do Tico – tico no futsal, espero que esteja entre os convidados para compor o “time” da Fundação Municipal de Esportes de Fraiburgo.

Siga no twiter: @esportesemdebates 

Esporte e saúde!


A ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância da prática constante de atividades físicas em nossa vida. São ao menos 09 os motivos pelos quais devemos fazer exercícios físicos de maneira planejada, são eles:

Auto Estima – A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo;

Capacidade MentalPessoas que fazem atividade física apresentam reflexos mais rápidos, maiores níveis de concentração e memória mais apurada; 

Colesterol Exercícios regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue;

Depressão – Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor;

Doenças Crônicas – Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas, a atividade física reduz o risco de diabetes;

Envelhecimento Ao fortalecer os músculos e o coração, é retardado o processo de envelhecimento; 

Ossos – Exercícios regulares são fundamentais na construção e manutenção da massa óssea;

SonoQuem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido;

Stress e AnsiedadeA atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress, também funciona como uma espécie de tranquilizante natural depois do exercício à pessoa experimenta uma sensação de serenidade. 

Fraiburgo é naturalmente privilegiado com espaços para caminhadas, alongamentos, andar de bicicleta e corridas. Vou citar 04 espaços: O Lago das Araucárias no centro, a Praça do Capão no bairro Jardim América, o Lago do bairro São Miguel e a Praça Otílio Andrade no bairro Liberata.

O Lago das Araucárias é o único estruturado, porém ainda faltam banheiros e bebedouros. Já os outros três espaços citados, precisam de investimentos públicos urgentes para sua urbanização, para que os moradores e moradoras, dessas localidades possam ter um espaço para prática esportiva, que gerará qualidade de vida e saúde, evitando assim, investimentos nos atendimentos nos postos de saúde, oxalá a atual administração que se inicia, tenham olhos para esse tipo de esporte e faça os devidos investimentos.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Carta de Agradecimento e Despedida

Tico - tico e Eduardo (filho)

Como havia dito no período politico eleitoral aqui de Salto Veloso que permaneceria até dia 31 de dezembro com quem me trouxe para cá, primeiro Anderson Leobet “Cabeção”, Matheus Périco e claro Sr. Pedrinho Ansiliero. Após este dia meu futuro ainda é incerto, mas neste dia 31 de Dezembro de 2012 encerramos nossa participação e consequentemente nosso modelo de esporte que postulávamos como sendo o mais correto para o município de Salto Veloso. Nestes aproximadamente dois anos e meio que trabalhamos em/por Salto Veloso, aprendi muita coisa, desaprendi tantas outras, implantamos em partes nosso projeto de esporte como meio de formação, antes de qualquer coisa de cidadãos e não entendendo o esporte como fim em si mesmo, ou seja, formação de atletas como meio fomentador de nosso trabalho.


Sonhamos, planejamos e trabalhamos sem nunca deixar de lado nossa ética e nossos valores. Apresentamos o Treinamento à Longo Prazo (TLP – Microciclos, Mesociclos, Macrociclos e Ciclo Olímpico), seguindo não todos, mas a maioria dos princípios científicos do TLP desportivo. Para tanto utilizamos nossa “PRÁXIS” integralmente, pois mais que avaliar, foi sempre necessário a reflexão sobre os resultados. Resultados estes sim em três planos de prazos (Curto, Médio e Longo).

Mudei alguns conceitos, ratifiquei tantos outros, tudo isso sempre baseado no meu estilo filosófico de viver, indagados por situações, revoltado por injustiças e desigualdades. Algumas histórias para mim até então não passavam de Utopia, mas que fizeram valer uma frase de Fleuri, que diz mais ou menos assim, “Que a utopia de hoje, representa uma mudança estrutural num futuro próximo”, e este ano de 2012 foi quando comecei a acordar de um sonho, onde as pessoas eram humanas, com caráter e convicção. Quando vi que a realidade é outra e utopia é meu sonho que um dia pode vir a se tornar realidade. Observei que aqui em Salto Veloso também é real, todo mundo “sabe” quem rouba, quem trafica drogas, quem é prepotente, quem é truculento, isso tudo é bem mais fácil aqui, pois a cidade é menor, então mais fácil de apontar quem é o ladrão e quem é o herói.

Quando vim para cá sabia que com a inversão política minha permanência era inevitável, afinal ou você é o time “dos caras” ou você é inimigo e a competência é totalmente desconsiderada. 
Sei que é legitimo o que construímos e os frutos disto continuaram a nascer independente da quantidade de água que vierem a receber; medo de parecer incompetente não é meu receio, minha inquietação bate ao saber que nossa construção seja abandonada, mas não estamos pedindo espaço para continuar a trabalhar em Salto Veloso, sabemos que o senhor que entrará a frente da municipalidade trará pessoas competentes e até melhores e que entendam que este projeto esportivo é o mais moderno hoje na existência humana, o que não queremos é que acabe em pó como foi feito em outros momentos aqui neste mesmo município, quem diziam que “Esporte é coisa para gente vagabunda”, afirmava uma personalidade política da cidade. Esporte para nós é meio de inclusão e socialização em toda sua etimologia.

Meus ventos apontam Fraiburgo como destino primário, de lá vamos observar onde nosso trabalho refletiu para nós e principalmente para a sociedade local, regional e porque não, estadual.

Gostaria hoje de agradecer a toda a comunidade Velosense por terem me dado espaço e principalmente liberdade para trabalhar, gostaria sim em especial agradecer a todas e todos os atletas e educandos que fizeram que esta minha passagem se tornasse importante para minha eterna formação, gostaria de dizer “Muito Obrigado” ao Anderson “Cabeção”, ao Matheus, ao Prefeito Pedrinho Ansiliero, a todos meus colegas de trabalho Vinny, Pereira, Andressa e o Pedro, enfim a todos que nos fizeram fazer valer duas das leis de Newton, onde diz “que um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e a outra que um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento”, assim fizemos Salto Veloso sair de seu repouso, mas esperamos que continue em movimento, isso para nós é Esporte Em Movimento.

Abraço e até mais ver!

Salto Veloso 31/12/2012


Paulo Eduardo

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Calendário Compre nos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida



Ficou pronto o Calendário 2013:"Compre nos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida"

Organização e Produção: 
Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular - APAFEC.

Vendas dos Espaços Publicitários:
Fabiane Aparecida Guedes.

Criação e diagramação:
Rafael Carlos Rodrigues - raytern@hotmail.com 

Interessados em receber um exemplar do calendário, contatos pelos fones:
9931 - 6598 (tim)
9111 - 6453 (vivo)
8418 - 3450 (oi)