Página Correio Esportes

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Série Esporte e Lazer em Fraiburgo

O texto abaixo foi publicado na edição de 16/02 do Jornal A Coluna, faz parte de uma série de três colunas que dedicarei à problemática dos equipamentos (espaços) de esportes voltados ao lazer. Essa primeira refere-se, a Praça do Capão das Araucárias, localizada no bairro Jardim América, que não oferece todas as condições para uso, em função da falta de pequenos investimentos por parte da municipalidade.

As próximas duas edições da Coluna Esportes em Debate dedicarei, a outros dois equipamentos em bairros distintos que precisam de investimentos, no sentido de passarem a ser bons espaços para a pratica de esporte e lazer para toda a comunidade fraiburguense em especial aos moradores dos bairros onde estes equipamentos estão localizados.  

Esporte e Lazer I
A pelo menos três anos e meio acompanho os investimentos que a empresa Trombini faz no esporte e lazer no bairro Jardim América e em todo município. A empresa adotou no bairro Jardim América a Praça do Capão das Araucárias, e neste espaço instalou uma quadra de areia, um parquinho com balanças e gangorras. Nestes dias de verão tem sido um ótimo espaço para os moradores desse bairro, estarem praticando esporte. A mais ou menos quatro meses atrás a Trombini realizou reforma da quadra de areia e alambrado e nessa semana reformou o parquinho.

Vista lateral da Praça XV - Rua Uruguai
Esporte e Lazer II
Além dessa ação, a Trombini mantem em parceria com o SESI o Projeto Esporte Solidário. Apóia mensalmente há pelo menos 05 anos o Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô, desenvolvido pela Associação Vital Fraiburgo e há quase 03 anos o Projeto Esporte Bemlegal, desenvolvido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC.

Esporte e Lazer III
Preocupado com os poucos espaços de esporte e lazer que nosso município dispõe, gostaria de usar essa coluna para fazer alguns alvitres à municipalidade e ao novo superintendente da Fundação Municipal de Esportes – FME. Já passou da hora da prefeitura e a FME, fazerem sua parte, melhorando ainda mais a Praça do Capão das Araucárias no Jardim América, com ações pontuais e de baixo investimento pelo custo beneficio que trarão de forma direta aos moradores dos bairros Jardim América, São José e porque não a toda a comunidade fraiburguense.  Sugestão 1: Que seja instalada iluminação entre as arvores e sobretudo na quadra de areia que já existe no local. Sugestão 2: Que seja construído muro de contensão nos barrancos em toda a extensão da praça, evitando a erosão e a queda de árvores. Sugestão 3: Que seja construída calçada em toda a extensão da Praça XV, a ser utilizada como pista  para caminhadas e corridas.

Esporte e Lazer IV
Com os investimentos baixíssimos sugeridos acima, a comunidade fraiburguense teria mais um espaço para praticar corridas e caminhadas, esses dois exercícios físicos geram os seguintes benefícios: Diminui as taxas do mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol ( HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose. Ajuda a controlar o estresse (stress). Torna o sono mais agradável. Diminui a ansiedade. O organismo melhor condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por conseqüência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão. E por fim diminuirá os investimentos em a saúde publica. 

Pensem nisso senhores gestores!


Imagem:
http://jucielebaldissarelli.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Começou o Gashuku de Carnaval

Karatecas da faixa azul a marrom que prestaram exame

Teve inicio na tarde de hoje (17/02), as 15h00min o Gashuku (treino intensivo) de Carnaval, promovido pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.  O Gashuku é coordenado pelo educador marcial Luiz Coelho. Os treinamentos serão conduzidos pelo Shihan Paulo Mota e pela sensei Simone Mota.
Sensei Luiz, Sofia, Felipe e Shihan Paulo Mota
Ainda na sexta-feira, às 19h30min, aconteceu no Dojo do Centro (próximo ao estádio Macieirão), o exame de faixas comandado pelo Shihan Paulo Mota. 45 karatecas de todas as idades de Fraiburgo e Videira fizeram o exame, o público que acompanhou o exame foi excelente.
Mães, pais e familiares acompanham o exame
No sábado (18/02) as 9h00min, no Dojo do bairro São Miguel, ocorre o exame de faixas dos integrantes do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô. A programação do Gashuku de Carnaval se estenderá até dia 21/02.

A nota lamentável ficou por conta da Fundação Municipal de Esportes – FME e da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, que não estão apoiando como deveriam este evento. Recentemente na Coluna Esportes em Debate fiz elogios ao apoio que a FME, prestou a uma entidade que levou meninos para disputar um campeonato de futebol no estado do Paraná. A Olimpíada Zabloski, também recebeu apoio da FME.

Disse naquela oportunidade, que o apoio deveria ser a todos os esportes! Infelizmente isso não aconteceu, o novo superintendente da FME começa muito mal o seu mandato, primeiro por não garantir os recursos financeiros para o pagamento das passagens de ônibus para Shihan Paulo Mota e para a sensei Simone Mota, se deslocarem de São Paulo a Fraiburgo e o retorno, um investimento bastante baixo, tendo em conta o custo beneficio do mesmo.

A outra falha do novo superintendente da FME consiste, no fato de não se fazer presente ou mandar representante na abertura do exame de faixa. Mudam-se os nomes na FME, porém a falta de compromissos com todos os esportes (sem distinção) continua e algumas perguntas não calam: Porque alguns esportes são apoiados e outros não? Quais são os critérios para apoiar determinados esportes e outros não? Até quando isso acontecerá?  

Com a palavra os gestores do esporte em Fraiburgo. (Comprometo-me em abrir espaço em meu blog, para que os gestores respondam por que não estão apoiando devidamente o Gashuku e as perguntas acima).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

1ª Reunião do ano da Campanha pela Construção da Escola Estadual no São Miguel

Acontece amanhã 16/02, às 20h30min na Sala de Inclusão Digital da APAFEC, mais uma reunião da Campanha pela Construção da Escola Estadual no São Miguel. Além dos membros das entidades que integram a campanha (Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, APAFEC, Associação de Pais e Professores da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz), estará presente, o vereador João Alvadi (PPS).

A reunião é para tratar vários assuntos relacionados à Campanha pela Construção da Escola Estadual no São Miguel, e também será entregue dois pedidos ao vereador João Alvadi, que é o 1º Secretário da mesa diretora da câmara de vereadores.


O primeiro é uma solicitação para que um dos membros da coordenação da campanha possa fazer uso da tribuna livre na sessão da câmara de vereadores do dia 27/02, para apresentar formalmente aos vereadores a referida campanha, seus objetivos e ações desenvolvidas até o momento. E também para entregar ao presidente da casa legislativa municipal, um abaixo assinado com quase 2000 assinaturas, que sustentam o pedido da construção de uma escola estadual, feito pela comunidade do bairro São Miguel e adjacências.

O segundo pedido, é que os vereadores apresentem em conjunto, uma Moção de Apoio a Campanha pela Construção da Escola Estadual no São Miguel. A ser enviada ao secretário estadual da educação, ao conselho estadual de educação e ao governo do estado.

Fonte:
Campanha em prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel


Contatos:
escolaestadualnosaomiguel@gmail.com


Acesse:
http://escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estréia

Estou estreando como editor de esportes, no novo projeto comunicacional de Fraiburgo. Trata-se do Caderno de Variedades EVVA, que circula desde quarta-feira 08/02. Defendo sempre, que quanto maior a quantidade de meios de comunicação, mais oportunidades os leitores terão para se informar.

Na página De Olho no Lance, pretendo divulgar todos os esportes, sem exceção. Quero deixar claro, a página De Olho no Lance não será utilizada para fazer média com nenhum político ou pessoa. Como sempre procuro fazer em minha tarefa de educador popular que busco ser, não aceitarei pressão de nenhum tipo.

A página De Olho No Lance é para divulgar as ações esportivas de associações, times e coletivos que fazem esporte amador ou profissional em nossa cidade e região.

Já a coluna Da Arquibancada, é o outro espaço para o debate plural, aberto e franco sobre o esporte e suas relações. O debate dessa coluna será ampliando aqui no blog.

As sugestões de matérias, comentários e criticas podem e devem ser enviados para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Para finalizar, quero agradecer os idealizadores de projeto comunicacional pela confiança e convidar a todas e todos a serem bem vindos e bem vindas a página De Olho no Lance e a coluna Da Arquibancada.

Grato,
Jilson

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ato Cidadão contra a Rede Globo no Rio de Janeiro

Uma equipe da Rede Globo foi expulsa por policiais de uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo (12). Acusada de cobertura tendenciosa contra a greve dos policiais e bombeiros no Rio, a TV Globo é obrigada a deixar manifestação sob vaias e xingamentos.

A equipe iria fazer a cobertura do evento de policiais militares e bombeiros, que reivindicam por melhores salários e a liberação dos líderes do movimento grevistas que foram presos.

Repórteres e cinegrafistas da Rede Globo, foram explusos de Copacabana sob vaias e gritos de "Fora Globo", segundos os manifestantes a Rede Globo tem feito cobertura tendenciosa, a favor do governo, sobre a greve que acontece no Rio de Janeiro.

Assista o vídeo pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=48IlUFvzPo8


Nossa tarefa como meios independentes é divulgar amplamente essa matéria e o vídeo acima.

Coordenação da AGECON.

Visite: www.agecon.org.br


Contatos: agecon@agecon.org.br

Recomeça reforma da sede APAFEC

Recomeça na segunda-feira 13/02, a reforma na sede da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, localizada na av. Pedro Gianello, cruzamento com a Arcindo Hass nº 1422, bairro São Miguel, em frente ao portão central do CAIC.

O investimento para aquisição de materiais de construção será de R$ 4.098,00 (quatro mil e noventa e oito reais). Foram consultadas 04 lojas do ramo de materiais de construção e a Atiaia, foi à empresa que ofereceu o menor preço e as melhores condições de pagamento, por isso, os materiais serão adquiridos nesta loja. A empresa que fornecerá a mão de obra será a empreiteira de mão de obra Valcir Salvatti, a mesma que reformou a primeira parte.
A previsão de termino da reforma é de noventa dias, assim que terminar a reforma a APAFEC, terá a sua disposição mais uma sala comercial de 75m2, com dois banheiros em excelente ponto comercial para ser alugada. A primeira etapa da reforma foi realizada de agosto a outubro ano passado. Foram investidos, R$ 14.886,00 (quatorze mil, oitocentos e oitenta e seis reais) em material de construção, vidros e mão e de obra.

Da primeira etapa da reforma a APAFEC já tem uma sala comercial alugada a Sul Bazar, Calçados e Confecções, o dinheiro desse aluguel vem sendo empregado para o pagamento do empréstimo feito para a aquisição do espaço. A sede da APAFEC foi comprada por R$ 70.000,00. Os recursos são oriundos de empréstimos feito junto a CRESOL Tangará feito em agosto de 2010, no valor de R$ 62.000,00 (o qual deve ser pago em sessenta meses) e R$ 8.000,00 de recursos próprios da APAFEC.
Depois de concluído o pagamento do empréstimo a APAFEC implantará no local um Centro de Educação, Cultura e Arte Popular – CECAP, com espaços para oficina de dança, música, inclusão digital, áudio visual entre outros. O CECAP estará aberto a toda comunidade fraiburguense, em especial aos moradores dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: APAFEC

Visite: www.apafec.org.br

Contatos: apafec@apafec.org.br