Página Correio Esportes

quinta-feira, 13 de março de 2014

Caçador colhe frutos no atletismo e os investimentos em Fraiburgo?

Todos nós sabemos que não há colheita sem semeadura.  A Fundação Municipal de Esportes de Caçador vem colhendo vários frutos no atletismo, o ultimo foi o no 9º lugar geral e o sexto melhor entre os brasileiros, na 8ª edição da meia maratona de São Paulo com o caçadorense Laurindo Nunes Neto. 

A pergunta que não quer calar. Quando a Fundação Municipal de Esportes de Fraiburgo investirá no atletismo? É esperar para ver!

Confira abaixo algumas informações e especificações técnicas sobre o atletismo.

O que é atletismo?
O atletismo acompanha o homem desde tempos ancestrais incluindo uma série de desafios atléticos. O atletismo é considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, correr, saltar e arremessar. Hoje em dia o atletismo é dividido em modalidades de: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country, e marcha atlética.

Provas de pista e campo
As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo.

Atualmente as provas oficiais são:
Arremessos e lançamentos: arremesso de peso, arremesso de disco - arremesso do martelo - lançamento de dardo
Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino - 110 metros com barreiras c/barreiras masculino - 400 metros c/barreiras - 3.000m. com obstáculos.
Corridas de fundo: 5.000 metros - 10.000 metros
Corridas de meio-fundo: 800 metros - 1.500 metros
Corridas de revezamento: 4x100 metros - 4x400 metros.
Corridas de velocidade: 100 metros - 200 metros - 400 metros
Provas combinadas: Heptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros) Decatlo (para homens: 100 metros salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros).
Saltos: Salto em altura - salto triplo - salto em distância - salto com vara

As provas de pista e campo de atletismo sempre fizeram parte dos jogos olímpicos e são consideradas o ponto nobre nas Olimpíadas.

Corridas de rua
Essas provas são corridas disputadas em ruas ou rodovias. As corridas de rua têm uma rica tradição. Competições de corridas de rua já eram populares na Inglaterra no século 18. Aqui no Brasil a prova mais tradicional é a São Silvestre que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924.

As corridas de rua podem ser disputadas nas mais variadas distâncias, mas sem dúvida a mais nobre das provas é a maratona, na qual os corredores percorrem 42.195 metros. As maratonas são populares em todo o mundo, sendo que as mais importantes chegam a reunir mais de 30 mil participantes e tem a sua lotação esgotada com antecedência. As maratonas de maior prestígio no mundo são: Boston (a mais tradicional) Nova Iorque, Chicago, Londres, Honolulu, Roterdã e Paris.

Cross-country
As provas de cross-country são realizadas sobre terreno não pavimentado: grama ou terra. As competições de cross-country começaram oficialmente na Grã Bretanha em 1876 e se mantém populares neste país até hoje.

O Campeonato Mundial de Cross-country é realizado anualmente nas distâncias de 4 km e 12 km para os homens, e 4 km e 8 km para mulheres. Nos últimos anos os africanos têm dominado as provas de cross-country, sendo que o seu representante mais famoso é Paul Tergat que sagrou-se pentacampeão mundial de 1995 a 1999. As provas de cross-country fizeram parte dos Jogos Olímpicos de 1912 até 1924.

Marcha atlética
As provas de marcha atlética são competições de longa distância na qual os atletas têm que estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão. O esporte surgiu inspirado nos desafios de caminhadas, que duravam de 24 horas a 6 dias, realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800.
A marcha atlética entrou para os Jogos Olímpicos em 1908 nas distâncias de 3.500 metros e 10 milhas. Nas Olimpíadas seguintes, a marcha teve participação inconstante e as distâncias eram mudadas com freqüência. A partir de 1956, as Olimpíadas passaram a incorporar a marcha atlética nas distâncias que perduram até hoje de 20 km e 50 km.

Atletismo para deficientes
O esporte para deficientes começou a ser praticado na primeira década do século XX primeiramente para portadores de deficiências auditivas. Na década de 1920, o atletismo para deficientes começou a ser praticado por portadores de deficiências visuais. Depois da Segunda Guerra Mundial, que mutilou vários soldados, houve o aumento da prática dos esportes para portadores de deficiências físicas. Em Roma 1960 foram realizados pela primeira vez os Jogos Para-olímpicos, que desde então são sempre disputados alguns dias depois dos Jogos Olímpicos de Verão.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 12 de março de 2014

Apafec abre matriculas para as aulas de violão e música

Neste mês de março serão retomadas as aulas de violão e música da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular). As matriculas pode ser feitas apenas nos dias 17, 18 e 19 de março, na Sala de Inclusão Digital da Apafec das 15h00min as 19h00min, a matricula e aulas são gratuitas.

As crianças e adolescentes interessados em matricular-se devem estar acompanhadas dos pais, mães ou responsáveis para assinar a ficha de matricula, autorizando as meninas e meninos a fazerem as aulas, que neste ano se estenderão até dezembro. São apenas 20 vagas e os matriculados serão definidos por ordem de chegada.

O inicio das aulas esta previsto para a quinta-feira (20/03); acontecerão uma vez por semana nas terças e quintas, no período noturno, as aulas serão ministradas pelo músico Robson Ribeiro.


Você pode apoiar essa iniciativa que é desenvolvida através do Projeto de Cultura Itinerante Mário Lago. Como? Doando violão! Esse pedido é dirigido a pessoas, que tem violão em casa e já não usa mais. São necessários mais 13 violões, pois a entidade dispõe de 7 instrumentos.

Cada estudante leva para casa o violão, para poder praticar no seu lar entre uma aula e outra e dessa forma amplia o processo de ensino-aprendizagem. O violão será recolhido no final do ano, para que em 2015 dar continuidade às aulas com outras pessoas. Seja solidário, ajude a formar novos violeiros e violeiras.

Para ter mais informações sobre as aulas de violão e música da Apafec, ou para fazer doação de violão entre em contato pelos fones: (0**49) 9111 – 6453 (vivo), (0**49) 9931 – 6598 (tim) e (0**49) 8418 – 3450 (oi) ou ainda pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 11 de março de 2014

Camiseta da Apafec 2014.

Opção 1 - nome na manga esquerda.
A Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) apresenta aos integrantes de seus projetos e ações a proposta da camiseta 2014. O modelo abaixo foi construindo inicialmente pelo designer Rafael Carlos Rodrigues com auxilio de outros integrantes da coordenação da instituição e redesenhado pela Malharia Pegoraro.

Opção 2 - nome na faixa preta e azul

As camisetas serão custeadas da seguinte forma, cada integrante da Apafec pagará uma parte e a outra será liquidada com recursos próprios da entidade. A Malharia Pegoraro é parceira do projeto da camiseta nova, além de redesenhar o projeto, oferece condições diferenciadas de pagamento. Amigos, parceiros e aliados da Apafec, também poderão comprar a sua camiseta arcando com o valor total da mesma.  

Opção 3 - nome na faixa azul.
“Agora, vem à segunda etapa do projeto, o desenho será apresentado durante as atividades dos projetos da Apafec, para que aconteçam os debates sobre a camiseta e sejam feitas sugerencia de mudanças, para que o projeto aprovado tenha a cara de todos da organização. Em breve informaremos aos interessados como adquirir sua camiseta.” Comenta João Carlos da coordenação da entidade.

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Apafec é destaque no Jornal Vitória

A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Apafec, foi destaque no Jornal Vitória nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. A entrega da premiação da Ação Solidária Entre Amigos 2013 foi matéria de uma página na edição nº 208, página 12, que circulou em janeiro, no mês seguinte na edição nº 214, página 02 a prestação de contas da Campanha em Prol da Construção do CECAP em 2013 foi manchete! (Confira imagens abaixo).



Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate