Página Correio Esportes

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Drogas no esporte, álcool e futebol...


Alex Silva, zagueiro com passagens no São Paulo, Flamengo e seleção brasileira, foi detido por dirigir alcoolizado na madrugada desta terça-feira (07/10), na rodovia Dom Pedro I, entre Campinas e Valinhos. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o jogador de 29 anos tentou fugir de uma blitz, mas foi pego pelos policiais.

O atleta que não atua desde agosto, quando deixou o Boa Esporte, admitiu ter bebido cinco chopes, mas foi liberado após pagar fiança e já voltou para Amparo, cidade em que mora, no interior do estado. O exame do bafômetro registrou 0,55 mg de álcool por litro de ar, nível bem acima do permitido.

Além disso, era possível perceber a embriaguez por sinais como olhos vermelhos e cheiro de álcool. O atleta foi detido, mas liberado pouco tempo depois após pagar a fiança, de dez salários mínimos, aproximadamente R$ 7 mil. A nota oficial da assessoria pessoal de Alex Silva, divulgada no fim da manhã desta terça, negou que ele tenha tentado fugir da blitz. Informações divulgadas pelo portal Esporte Interativo.

A prisão do Alex Silva evidenciam uma triste e destrutiva relação entre as drogas licitas e ilícitas com o mundo do esporte. Diante de uma situação delicada em que tanto a carreira quanto a vida de um desportista pode ser afetada, e até mesmo destruída, médicos, psicólogos, membros da preparação física e também familiares possuem papel fundamental para que os atletas trilhem por um caminho saudável e de sucesso.


Confira alguns esportistas consagrados que se envolveram com drogas: Maradona, o ex-jogador do Boca Juniors e da seleção da Argentina, é o caso mais famoso. Esteve envolvido com cocaína durante e depois da carreira. Casagrande, o ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira usou maconha, cocaína e heroína, durante e após a carreira. Reinaldo, o ex-atacante do Atlético e da seleção brasileira esteve envolvido com cocaína depois que encerrou a carreira. Dinei, o ex-jogador do Corinthians admitiu o uso de cocaína durante parte da carreira.

Fora do futebol, os casos mais conhecidos são Giba, jogador de vôlei da seleção brasileira, que admitiu o uso de maconha em 2002. O ex-boxeador Mike Tyson, que admitiu o uso de álcool e cocaína em 2006 e o nadador norte-americano Michael Phelps, que admitiu em 2009 o uso de maconha. Fonte: Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).


Siga pelo twitter: @Esportes_Debate