Página Correio Esportes

sábado, 30 de março de 2013

Projeto CINEMA DA CIDADE

O projeto CINEMA DA CIDADE estimula convênios com as Prefeituras e Governos Estaduais, para a implantação de cinema em cidades com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes que não disponham desse serviço cultural. Nessas cidades, planeja-se a implantação de salas de propriedade pública com gestão preferencialmente privada. O projeto permite a instalação de salas de cinema, bonbonnière e espaços comerciais e de prestação de serviços.


As Prefeituras interessadas receberão da ANCINE (Agencia Nacional do Cinema) as orientações necessárias e as especificações técnicas exigidas para a elaboração do projeto, além do repasse das verbas para sua execução. Essa iniciativa foi concebida e articulada de modo a atender e se adequar às necessidades de cada município. Desta forma, os agentes públicos poderão escolher a melhor alternativa para sua cidade.

Segundo informações da ANCINE, fornecidas através do link: http://www.ancine.gov.br/media/folder_cinema.pdf podem ser repassados através de emendas parlamentares e convênios, para as prefeituras que se credenciarem até R$ 1.500,000 (um milhão e quinhentos mil) para a construção e instalação dos equipamentos e como contrapartidas os agentes públicos devem oferecer o imóvel onde será implantado o cine, o projeto arquitetônico prevê a instalação de duas salas de exibição e pode ser adaptado a realidade de cada município.

Com informações:

Seja Solidário, ajude a APAFEC!

A APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) é uma entidade sem fins econômicos, autônoma, sem vínculos com partidos políticos, igrejas ou grupos econômicos. Sustentadas pela solidariedade da comunidade fraiburguense e por projetos de captação de recursos! Em outubro de 2012 a APAFEC completou 10 anos de atividades. Neste período são 14 prêmios em na galeria de premiações, que reconhecem o trabalho de educação popular e formação integral do ser humano.

Entre os projetos e ações desenvolvidos pela APAFEC, destacam-se o PEB (Projeto Esporte Bemlegal), o PROIND (Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes), o PROIM (Projeto Itinerante de Cultura Mario Lago), o PAC (Projeto Artesanato Cidadão), o JAI (Jornal Asas da Informação), o CECAP (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular), Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, além da Campanha pela Paz e Justiça e Campanha pela Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.


Contribua com o trabalho de educação popular e inclusão social e esportiva que a APAFEC realiza! Faça sua doação no valor que desejar, ela será muito bem vinda e de grande valia para a manutenção e ampliação desse trabalho. Doe através de uma das duas contas acima!

Maiores informações sobre o trabalho da APAFEC, pelos fones: (0**49) 9111 - 6453 (vivo), (0**49) 9931 - 6598 (tim) e (0**49) 8418 - 3450 (oi) com Jilson.

Retomada a Campanha em Prol da Construção do CECAP

A APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) retoma hoje (30/03), a Campanha em Prol da Construção do CECAP (Centro de Educação e Cultura Popular), a ser construído no bairro São Miguel em Fraiburgo, na av. Pedro Gianello, em frente ao portão principal do CAIC.


Como o próprio nome diz, o CECAP será um espaço para o desenvolvimento da arte, cultura e lazer popular, estará aberto a comunidade fraiburguense. Contará com sala de inclusão digital, sala para produção de artesanato, sala de produção de áudio e vídeo, sala de dança, sala de reuniões, auditório entre outros espaços. Também abrigará a sede administrativa da APAFEC.  

Durante o ano de 2012, a APAFEC arrecadou R$ 6.383,32 (seis mil, trezentos e oitenta e três, com trinta e dois centavos) fruto de 105 doações (diversos valores) e duas ações coletivas de captação de recursos a Festa Julina dos Bombeiros e o 1º Pedágio do CECAP. A coordenação da APAFEC agradece a generosidade da comunidade fraiburguense.

Os interessados em contribuir com a edificação do CECAP, também contribuem de maneira direta com um dos projetos sociais esportivo abaixo:


Contribua com a APAFEC! Faça sua doação no valor que desejar, ela será muito bem vinda e de grande valia para a manutenção e ampliação do trabalho da APAFEC. Doe através de uma das duas contas acima.

Maiores informações sobre o trabalho da APAFEC ou da Campanha de Doações em Prol da Construção do CECAP, pelos fones: (0**49) 9111 - 6453 (vivo), (0**49) 9931 - 6598 (tim) e (0**49) 8418 - 3450 (oi) com Jilson.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa Solidária com integrantes da Associação Vital



Aconteceu ontem (28/03), no Dojô Cidadão do Futuro, situado no bairro São Miguel, rua Angelim Grigolo s/nº, (próximo ao pavilhão da Igreja Católica), mais uma edição da Páscoa Solidária, promovida pela gerencia e trabalhadores do HSBC de Fraiburgo com meninos e meninas da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

Logo após a partilha dos doces e frutas, Márcia A. Miglioli e trabalhadores do HSBC Fraiburgo, estiveram na sala da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta (em anexo ao Dojô) conferindo os móveis e demais instalações da biblioteca, que será inaugurada no dia 12/04 às 19h30min. Márcia é a madrinha do projeto junto ao Instituto HSBC Solidariedade, que patrocinará a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta em 2013 e 2014.

Outras fotos pelo link abaixo:

Encontro Rede Cáritas


Aconteceu no sábado 23/03, em Lebon Régis, o 1º Encontro do Coletivo da Rede Cáritas Diocesana, para formação de agentes, 35 pessoas oriundas de 11 municípios da diocese de Caçador estiveram presentes. Fraiburgo foi representada por um integrante da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e outro da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular APAFEC. O tema do encontro foi “O que é a Cáritas? Sua missão e desafios”.

A Cáritas Diocesana é uma entidade sem fins econômicos de assistência social, em defesa da vida e do ser humano. Com a missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social”.


O próximo encontro do Coletivo da Rede Cáritas, acontecerá em Fraiburgo, no sábado 08/06, no Dojô Cidadão do Futuro, situado no bairro São Miguel, rua Angelim Grigolo s/nº, (próximo ao pavilhão da Igreja Católica). O tema será “Comunicação para organizações sociais e sua importância”.

Participe da Rede Cáritas, contribua de forma solidária, fazendo depósitos de qualquer valor, Banco do Brasil – Agência 0375-1, conta corrente 34.248 – 3.  Para mais informações, ligue (0**49) 3563 – 2045 ou pelo e-mail: caritascacador@gmail.com.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reunião para incentivo ao esporte fraiburguense destaque no Jornal Vitória

A reunião onde será apresentada a sugestão da criação da Comenda do Mérito Esportivo Fraiburguense, é destaque na edição nº 180 do Jornal Vitória de 27/03, que circula na Região do Contestado. Confira matéria abaixo: 



Associação Vital e APAFEC destaques na edição nº 180 do Jornal Vitória

A reunião sobre o Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura que a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC participaram, é destaque na edição nº 180 do Jornal Vitória de 27/03, que circula na Região do Contestado. Confira matéria abaixo:



segunda-feira, 25 de março de 2013

Reunião para promover reconhecimento aos esportistas fraiburguenses


A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, promovem na próxima terça-feira 02/04 às 19h30min, no Dojô Cidadão do Futuro, no bairro São Miguel, localizado à rua Angelim Grigolo, s/nº cruzamento com a av. Pedro Gianello, um importante encontro com o objetivo de garantir aos esportistas fraiburguenses reconhecimento oficial, por conquistas em nível estadual, nacional e internacional.

Entre outras propostas, será apresentada a sugestão da criação da Comenda do Mérito Esportivo Fraiburguense, além do reconhecimento oficial do município de Fraiburgo para as conquistas alcançadas por atletas fraiburguenses a comenda poderá facilitar novas parcerias para a inclusão e formação de novos atletas em cada modalidade.

A coordenação da Associação Vital e da APAFEC, promotoras do evento convidam as seguintes instituições e pessoas:
Atletas e técnicos de modalidades coletivas e individuais;
Dirigentes de Associações Esportivas;
Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FME;
Meios de comunicação entre os quais: jornais, blogs, e rádios;
Os 11 vereadores que compõem a atual legislatura;
Professores e professoras de educação física.

Para maiores informações e confirmar presença, os contatos podem ser feitos pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 com Luiz Coelho, (0**49) 9972 – 4822 com Paulo (Tico-tico) e (0**49) 8418 – 3450 com Jilson.

Imagem:

Rápidas do esporte fraiburguense...

Peço desculpas as leitoras e leitores do blog, por não ter feito publicações entre os dias 18 a 22 de março, nesse período estive em Curitiba – PR, participando de uma capacitação, promovida pelo Instituto HSBC Solidariedade, sobre Gestão, Elaboração de Projetos e Comunicação para Entidades Sociais.
    
A equipe da “Linha Baldissera” venceu o Internacional de Macieira, por 4 a 2, em jogo válido pela 3ª Copa Regional de Campeões. Com a vitória a equipe fraiburguense, classificou-se para as semifinais da competição, o próximo jogo será no dia 07 de abril, no Estádio Macieirão.




Pelo campeonato municipal de futebol suíço, já foram disputadas três rodadas, 38 jogos e mais de 200 gols, segundo informa a Fundação Municipal de Esportes.

16 enxadristas fraiburguenses estiveram representando nosso município no FESCRI – Festival Catarinense de Xadrez da Criança, em São Bento do Sul – SC, nos dias 16 e 17 de março de 2013. Infelizmente, eles não conquistaram nenhum título Estadual esse ano.

Reunião sobre o Seitec

Paulo (APAFEC), Túlio governo do estado, Mariza (APAFEC) e
Luiz Coelho (Associação Vital)  

Aconteceu na quarta-feira (20/03), no CDL de Videira, a primeira Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Videira, para esclarecimentos sobre o Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura – SEITEC, com a presença de representantes dos 7(sete) Municípios da 9ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira. A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, foi representada pelo educador marcial Luiz Coelho e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular APAFEC, pelo professor Paulo Eduardo Gonçalves da Silva e a coordenadora Marisa Fidelis Rodrigues, os coordenadores puderam sanar algumas dúvidas, quanto ao cadastro de entidades e de projetos sociais/esportivos para captar recursos financeiros do governo do Estado de Santa Catarina.

O assessor foi o Secretario Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento. A reunião foi importante e fundamental para esclarecimentos da nova forma de cadastrar os projetos de captação de recursos estaduais. A partir de início de abril, serão promovidas reuniões, em cada um dos municípios da 9ª SDR para esclarecimentos e orientações.

O palestrante destacou: “O cadastro de proponente pode ser visto no site: www.sctranferencias.sc.gov.br aconselha-se ver vídeo com o passo a passo que a entidade e ou prefeitura precisa fazer para entrar no sistema. No caso de entidades da sociedade civil, o primeiro passo é entrar no site citado acima e cadastrar a entidade fornecendo os seguintes dados: endereço, nome do presidente, e demais dados solicitados, em seguida encaminhar os documentos da entidade e a SDR que o município da entidade faz parte. Ainda segundo o palestrante para as entidades sociais, culturais e esportivas: Não existe outra forma de receber dinheiro do Governo. Existem pelo menos 4 (quatro) pessoas na 9ª SDR treinadas especificamente, para orientar as entidades  e prefeituras, no cadastro e procedimentos, para agilizarmos todo o processo e assim garantir o acesso de entidades e prefeituras da região a recursos do governo do estado”.

Voluntário ou explorado?

Terminaram no dia 17/02, as inscrições para seleção de “voluntários” da International Federation of Association Football – FIFA para a Copa das Confederações. Milhares de jovens se inscreveram com a ilusão de encontrar aí uma “oportunidade profissional”, de “qualificação” ou uma oportunidade para “troca de experiências”, termos utilizados pelo Governo e pela FIFA na propaganda da seleção. 

O “Trabalho voluntário” é um trabalho não remunerado, que geralmente conta com aqueles que se dispõe para realizar algum tipo de tarefa com determinada função social. Por exemplo, se ocorre um deslizamento ou uma enchente é comum que sejamos voluntários para ajudar uns aos outros, tendo como principio básico a solidariedade. No caso do “trabalho voluntário” prestado a FIFA, não existe função social, alegada neste programa a não ser “fazer a melhor copa do mundo”. 


A FIFA é declaradamente privada, e embora reivindique para si o título de organização sem fins lucrativos ela tem lucros astronômicos nos eventos que “promove”. Na copa da África do Sul lucrou 4,7 bilhões, e estima ter um lucro liquido próximo dos 6 bilhões de dólares na Copa de 2014! Mesmo lucrando bilhões, a FIFA tem a audácia de utilizar o trabalho voluntário, no lugar de mão de obra devidamente remunerada. 

E o governo brasileiro, não só permite, como apoia e ajuda a organizar o trabalho voluntário através de um programa do ministério dos esportes! Como se não bastasse, os gigantescos investimentos públicos para a construção de estádios, verdadeiros elefantes brancos, que na sequência serão entregues nas mãos da iniciativa privada. Também tem os incentivos dados pelos governos: federal, estaduais e municipais deixaremos de arrecadar aproximadamente 600 milhões de dólares com a isenção de impostos concedidos a FIFA.

A partir das cifras citadas, podemos nos perguntar: O trabalho que milhares de jovens brasileiros prestarão na Copa das Confederações e também na Copa do Mundo. É trabalho voluntário ou a FIFA com o consentimento do governo está explorando o povo brasileiro? Responda quem souber...

Imagem: