Página Correio Esportes

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Escolas do bairro São Miguel sagram-se campeãs da etapa municipal do Moleque Bom de Bola: Conquistam assim a hegemonia na categoria!

Foram realizadas no estádio Edy Prestes Valin, o Macieirão, na manhã dessa sexta-feira (22/09) as finais da etapa municipal do Moleque Bom de Bola, 09 (nove) equipes participaram da competição, sendo 07 (sete) no naipe masculino e 02 (duas) no feminino.
Campeões da Etapa Municipal do Moleque Bom de Bola - foto Renato Felisbino
No masculino os meninos do Centro Educacional Municipal São Miguel tornaram-se campeões e no feminino as meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Eurico Pinz conquistaram o primeiro lugar.
Com os dois títulos, os estudantes das duas escolas dos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, os mais populosos do município, apropriam-se da hegemonia no futebol de campo em Fraiburgo nessa categoria, detalhe, atualmente os moradores e moradoras dos dois bairros não dispõem de local (campo com as dimensões oficiais) para a prática do futebol de campo.
Campeãs da Etapa Municipal do Moleque Bom de Bola - foto Blog Visão Esportiva 
Ao sagrarem-se campeões os meninos e meninas das duas escolas do bairro São Miguel serão os representantes de Fraiburgo em 2018, na etapa regional do Moleque Bom de Bola.
“Parabéns aos estudantes do Colégio São Miguel, campeões da etapa municipal do moleque bom de bola, sempre disse que a hora de vocês iria chegar, esperamos também maior apoio ao esporte dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, pois lá tem crianças de muito valor e talento”, comenta Renato Felisbino em seu perfil no facebook.
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

No Dia Mundial Sem Carro, o desafio da bicicleta ganha cada vez mais adeptos

"A decisão de estacioná-lo para sempre não foi de repente. Eu estava ensaiando há algum tempo. Fui algumas vezes para o trabalho de bicicleta, mas acabava usando o carro para todo o resto. Ele precisou dar os últimos suspiros para me alertar que não aguentava mais e que uma nova vida nos esperava. Fiquei por alguns segundos segurando o volante, olhos umedecidos tentando organizar os sentimentos. No início, senti raiva, logo depois tristeza, gratidão e por fim a aceitação. Fiz um carinho nele, uma lágrima caiu, saí de dentro, tranquei a porta e parti”.
Foi assim que a artista Carol Oliveira, 31 anos, decidiu mudar sua forma de deslocamento na cidade. O depoimento, postado em rede social, ganhou visibilidade, apoio e uma rede de adeptos. Atualmente, três meses depois, a moradora de Brasília diz não se arrepender.
“Não tenho mais gastos com gasolina, nem aborrecimentos com manutenção. Eu não pego trânsito e ainda me exercito com a bike. Estou com as pernas bem mais firmes. Quando vou para mais longe pego ônibus ou carona”. O hábito, segundo ela, também tem ajudado a conquistar amigos. “Consigo arrastar vários deles para andar comigo pela cidade”, comemora.
Carro é um dos meios de transporte mais usados pelos brasileiros Arquivo/Agência Brasil
Apesar de prático, eficiente e cômodo, o automóvel particular é um meio de transporte de custo elevado: na conta entram impostos, combustível, estacionamento, seguro e custos de manutenção.
O carro também prejudica a saúde (por colaborar para o sedentarismo), o estresse e a intoxicação, segundo a Organização Mundial da Saúde. Cerca de 3 milhões de mortes por ano podem ter como causa a exposição à poluição.
O uso demasiado dos carros particulares provoca ainda congestionamentos, o que prejudica a produtividade e promove desgaste: 48% dos paulistanos gastaram, em 2015, pelo menos 2 horas por dia em seus deslocamentos, segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo.
Essas são as razões levantadas pelo movimento que propõe o Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro há pelo menos 20 anos, em crescente número de cidades do mundo. A data, criada na França em 1997, incentiva o uso de meios alternativos de transporte e medidas de apoio para seus usuários, transporte público de qualidade, carona solidária e ciclovias.
Ao contrário do carro, a bicicleta é um meio econômico, limpo, saudável, prático, integrativo, silencioso e rápido para pequenos deslocamentos. No entanto, ainda enfrenta desafios para se consolidar como alternativa viável de transporte nos centros urbanos do Brasil. Segundo levantamento produzido pelo portal Mobilize, o país conta com pouco mais de 2,5 mil quilômetros de vias cicloviárias, entre ciclovias e ciclofaixas. É uma parcela ínfima, diante da malha rodoviária do país, de cerca de 1,7 milhão de quilômetros.
Por saúde e economia, brasilienses têm trocado o carro pela bicicleta
Arquivo/Agência Brasil
Mesmo sendo poucas, as ciclovias têm conquistado novos adeptos. Desde 2015, o publicitário Allan Alves, de 30 anos, trocou as estradas pelas ciclovias. A mudança começou por uma questão financeira. “Fiz os cálculos e vi que era muito mais econômico não ter carro do que ter. E quando percebi que em dias que não usasse a bicicleta tinha estrutura na cidade como a bikecompartilhada, ônibus e aplicativo de transporte, resolvi de vez abolir o trânsito”, afirma o publicitário.

Saiba Mais
Agora, não vê outra alternativa para se locomover em Brasília: “Hoje em dia, tenho dificuldade em dirigir, é estressante. Fora todos os benefícios de saúde e bem-estar da bicicleta, de explorar a cidade com mais calma”, disse Allan.
Na opinião do professor Pastor Willy Gonzales Taco, especialista em mobilidade urbana da Universidade de Brasília, apesar da vantagem financeira e do bem-estar, é preciso ter muita força de vontade para abandonar de vez o veículo no Brasil.
“É uma questão cultural, conceitual e econômica. O Brasil tem apostado muito nas rodovias e na indústria automobilística como condutores da economia. Por outro lado, a promoção do uso de modos alternativos, como a bicicleta, o próprio andar a pé, as tecnologias estão só aos poucos sendo vistas. Leis, como as que protegem os pedestres, ainda estão surgindo de forma tímida. Falta vontade política”, critica.
Dia 22 de setembro de cada ano se celebra o dia mundial sem carro
Segundo Pastor, não há medidas de incentivo aos usuários dos meios alternativos de locomoção como em outros países: “Não há gestão e investimento em infraestrutura. Não há nenhum tipo de incentivo como redução de impostos para quem compartilha seu carro ou premiação para os usuários mais assíduos de aplicativos de caminhadas, viagens de bicicleta ou transportes públicos. Não há promoção de novas tecnologias para complementar o uso dos mesmos, como informação ao usuário, horários, atendimento, qualidade do serviço. Não há sistemas integrados para unir as várias possibilidades de mobilidade urbana”.
O professor Pastor cita exemplos de soluções simples e de baixo custo, como estímulos de empresas com benefícios para funcionários que decidam ir de bicicleta, a pé, de ônibus ou metrô, de esquemas de caronas. Há aplicativos que promovem o aluguel de carros por tempo; de corridas compartilhadas.
O especialista elogia movimentos como o do Dia Mundial Sem Carro, mas diz que ações pontuais como essa são importantes para celebrar e dar visibilidade à causa, mas deveria ser uma atitude contínua. "É muito tímido um dia, quando se tem 365 para promover a mobilidade ativa“. “Soluções existem em todo lugar. O mundo está cheio delas. Muitas são criadas aqui mesmo, como o BRT de Curitiba (PR): uma invenção brasileira, da década de 70, mas que só está sendo implementada agora, 40 anos depois. Depois que outras cidades do mundo já fizeram”, ressaltou.
Exemplos de ações continuadas são os grupos de ciclistas que se reúnem diariamente ou semanalmente para promover passeios urbanos. Além de ser um incentivo para quem ainda está se adaptando, a parceria de outros praticantes traz segurança e colabora para a manutenção do hábito saudável.

Por Adriana Franzin - Repórter da Agência Brasil


Fonte: Agência Brasil
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Temer corta 87% da verba do Esporte para 2018 e Bolsa Atleta pode acabar

Leonardo Picciani ministro do esporte e Michel Temer - Foto de divulgação 
Cortes podem acabar com o Bolsa Atleta e atrapalhar planos das confederações. Pouco mais de dois anos se passaram desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e a situação do esporte brasileiro, que, na teoria, deveria estar em pleno crescimento, só decai, em termos de investimento e apoio. O governo federal enviou à Câmara dos Deputados uma proposta que prevê uma redução de 87% da verba disponível ao Ministério do Esporte para 2018. Vale lembrar que, em 2017, o montante já havia sofrido baixas consideráveis. A informação é do blog Olhar Olímpico, do UOL.
O programa “Bolsa Atleta”, principal incentivador aos atletas das modalidades olímpicas também pode estar chegando ao seu final. Antes ele recebia 143 milhões, em 2016, e para o ano que vem, o valor que o governo destinou, na proposta, é de apenas 70 milhões. Tendo em vista que só o Bolsa Pódio, de maio a junho de 2018, deva custar mais de 30 milhões, fica claro que a conta não fecha. Resumindo, uma grande parcela dos atletas, que precisa desse dinheiro para se manter, deverá ficar de mãos atadas.
Abaixo, veja como foi à diminuição do incentivo ao esporte nos últimos anos:
Montante destinado ao esporte, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA) do governo:
-2016 – 1,307 bilhões de reais;
-2017 – 1,245 bilhões de reais (queda de 4,8%) – No entanto, o montante sofreu vários cortes ao longo do ano;
-2018 – 220 milhões de reais (queda de 87%).
No entanto, o Bolsa Atleta, na verdade, é o menos prejudicado nessa história. A rubrica “preparação de atletas e capacitação de recursos humanos para o esporte de alto rendimento”, por exemplo, sofrerá uma queda drástica. Em 2016 eram 134 milhões, em 2017 foram 56,6 milhões e em 2018 serão apenas 7,2 milhões na LOA. Isso acarretará em uma baixa absurda nos recursos para confederações, entre outros problemas.
“Implantação de estrutura esportiva de alto rendimento”: Se já não bastasse o desmontamento de boa parte do que foi construído para a Olimpíada do Rio, também haverá uma diminuição de 60 para 13 milhões na previsão de gastos com as instalações.
A Confederação Brasileira de Basquete, que vive uma das piores crises das últimas décadas e pretendia construir centros de treinamento, vê seus planos irem por água abaixo. E para a manutenção da “Rede Nacional de Treinamento” serão 20 milhões contra 100 de 2017. O controle anti-doping, que já não era uma maravilha com 8,7 milhões receberá apenas 2,7 milhões.

O pior impacto
No entanto, nada sofrerá tanto impacto quanto a “Implantação e Modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e de lazer”. Em 2017, foram disponibilizados 462 milhões e esse dinheiro era usado para pequenas reformas em equipamentos públicos espalhados por todas as regiões do Brasil. Em 2018, serão apenas 7 milhões. Uma queda de 98,5%.
Isso sem falar no “esquecimento” da “implantação de Centros de Iniciação ao Esporte”, que estava previsto em 2017 com 200 milhões de reais. E também na “preparação de seleções principais para representação do Brasil em competições internacionais”, que foi de 40 milhões este ano e será de 4,8 ano que vem.

Nota do Ministério do Esporte
Em nota, o Ministério do Esporte minimizou a Lei Orçamentária Anual e diz tratar-se apenas de uma previsão: “Esses valores constam na previsão inicial da LOA. O Ministério do Esporte tem trabalhado junto ao Congresso Nacional para elevar o orçamento da pasta prevista para o próximo ano”.


Fonte: Olimpíada todo dia
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Grupo Berimbau Sagrado oferece aulas de Capoeira gratuitas

O Grupo de Capoeira Berimbau Sagrado oferece aulas de capoeira gratuitas, na sede do grupo localizada na av. Pedro Gianello, s/nº – bairro São Miguel, na sala em anexo ao prédio do CRAS São Miguel. As aulas são coordenadas pelo professor Eddy e graduada Elisabete Tavares, acadêmica de educação física. 
As aulas são para todas as idades e acontecem nos seguintes dias e horários: Segundas e quartas-feiras, no período matutino ás 9h00min às 10h30min, durante à tarde das 14h00min às 15h30min e noites em dois horários às 18h30min às 19h30min e das 20h00min as 21h00min. 
Os 10 primeiros que fizeram sua matrícula ganham camiseta oficial do Grupo de Capoeira Berimbau Sagrado. Toda sexta-feira, tradicional Roda de Capoeira, com início às 19h00min, no mesmo endereço onde acontecem as aulas. 
Publicidade/BED

Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Atletas tangaraenses são campeãs brasileiras universitária de voleibol.

Amanda e Gabriela - foto de divulgação
Aconteceu na cidade de Recife/PE de 12 a 16 de setembro, a fase final da LDU, Liga Esportiva Universitária, nas modalidades de quadra. Na manhã do último sábado (16/09), as meninas da UNOCHAPECÓ-SC e da PITÁGORAS-MA entraram na quadra do Centro Universitário Maurício de Nassau para disputar a medalha de ouro do voleibol feminino. Em uma disputa quente, a calma e a resiliência foram essenciais para a vitória das catarinenses na fase final da LDU de Quadras 2017.
Apesar de o público assistir uma partida disputada, na qual as maranhenses chegaram a abrir mais de três pontos de diferença em alguns sets, as chapecoenses correram atrás do prejuízo e melhoraram sua defesa e contra-ataque, vencendo as atletas nordestinas.
Para o técnico da UNOCHAPECÓ, Michel Guimarães, suas atletas não apresentaram o volume de jogo esperado, mas estão de parabéns por terem se superado quando estavam bem atrás nos placares dos sets.
A ponteira do time, Amanda Cristina Groth Ceron, 20 anos, tangaraense, formada nas escolinhas de base de Tangará, conta que está feliz pelo título, É muito bom vencer, claro. Principalmente quando saímos do nosso estado para ganhar um título fora, mas temos que continuar treinando bastante para fazer bonito no JUBs” falou a estudante de nutrição da instituição de Santa Catarina.
Equipe campeã brasileiras universitária de voleibol - foto de divulgação
Além da Amanda, outra atleta tangaraense que faz parte da equipe da UNOCHAPECÓ é a líbero Gabriela Groth Ceron, 19 anos.


Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Fraiburgo Futsal: Um sonho distante?

Por Albino Martini
Com uma população aproximada de 36.000 habitantes, o Município de Fraiburgo possui o maior Centro de Eventos do Meio Oeste Catarinense, com capacidade total para 4.700 pessoas e 3.600 lugares para eventos esportivos. Ainda que grandes eventos foram realizados e atraíram grande público, falta-nos algo mais: uma identidade que nos una em torno de um clube esportivo municipal.
A exemplo de Salto Veloso, município com 4.600 habitantes, ou seja, o número de habitantes cabe dentro do Centro de Eventos de Fraiburgo, poderíamos ter também uma equipe de futsal na categoria adulto que nos represente na Liga Catarinense de Futsal. 
Para muitos desportistas fraiburguenses, tornar realidade o sonho de ter uma equipe esportiva representando o município será muito prazerosa. Há dois anos já houve uma tentativa, inclusive com elaboração de projeto, contudo, não foi dado andamento e a ideia caiu no esquecimento.
Em nosso município temos vários atletas amadores de boa qualidade técnica e ótimos profissionais na área de Educação Física que poderão contribuir para a realização deste projeto. Um dos pontos mais importantes para a criação e manutenção de uma equipe de futsal, reside na parceria entre o poder público e empresas privadas, que poderão ser apoiadoras, parceiras ou patrocinadoras.
A atratividade dos jogos nos campeonatos trará notoriedade ao município, bem como das empresas patrocinadoras, destacando que patrocínio não pode ser visto como custo, mas sim como investimento. O primeiro passo foi dado. Aguardemos o pontapé inicial para ver a bola rolar.

Emblemas sugestivos criados por: Camilla Martini
______

Sobre o autor: Albino Martini é bancário. Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Publicado originalmente no Frai News
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Projeto que disciplina eventos esportivos em Santa Catarina é aprovado na Alesc

Foto de divulgação
Foi aprovado na terça-feira (05/09), em segunda votação, o projeto de lei 587/2013, que disciplina a realização de eventos esportivos em Santa Catarina. A proposta foi apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera logo após a briga generalizada entre torcedores de Vasco e Atlético Paranaense, no dia 8 de dezembro de 2013, na Arena Joinville.
“Além de demonstrar extrema violência, aquela situação nos mostrou como é frágil nossa legislação em relação a estes temas. Logo depois, quando buscamos explicações, começou um jogo de empurra-empurra”, explica Padre Pedro.
O projeto teve cinco emendas, e foi aprovado em duas votações, na última quinta-feira (31/08) e na terça-feira (05/09). Na prática, a proposta define as responsabilidades dos clubes promotores e órgãos públicos, em especial em relação à segurança nos locais que recebem eventos.
Padre Pedro
A lei estabelece a diferenciação entre promoções de grande porte (mais de 10 mil pessoas), médio porte (entre 5 e 10 mil pessoas) e de pequeno porte (abaixo de cinco mil pessoas), o que garante regime diferenciado a atividades promovidas por comunidades, em especial no interior do Estado.
Uma das questões que mais gerava polêmica no Estado era a segurança dos locais de eventos esportivos. A lei define que a presença de agentes públicos será paga por quem promove o evento, quando houver cobrança de ingressos. “O Estado já sofre com falta de recursos na área de segurança e não pode bancar esta despesa também”, defende o parlamentar.


Comunicação Mandato Popular Deputado Padre Pedro Baldissera
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:


terça-feira, 19 de setembro de 2017

“1º Desafio Termas de Piratuba de Cicloturismo” contou com a participação de ciclistas fraiburguenses

Guilherme, Leandro e Gilberto foto arquivo familiar 
O “1º Desafio Termas de Piratuba de Cicloturismo” contou com a participação de 280 ciclistas de 47 municípios de Santa Catarina e Rio grande do Sul. O percurso tinha três níveis com aproximadamente 53 quilômetros, com trilhas na cidade e interior do município.
Entre os participantes estiveram os irmãos fraiburguenses Gilberto Medeiros Borges Junior e Leandro Medeiros Borges e o caçadorense Guilherme Medeiros Tesser, primo dos ciclistas de Fraiburgo.
Gilberto durante trilha no interior de Piratuba
Foto arquivo familiar
O evento foi organizado pelo grupo Ipiratuba Bike Club, e aconteceu no domingo (16/09). A atividade ciclística já faz parte do calendário oficial da Liga Independente de Cicloturismo da Região do Contestado.
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras – JTT edição 15

A Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato apresentam: A edição 15 do JTT, com imagem e conteúdo de qualidade...
Confira nesta edição:
- Servidores Públicos de São Miguel do Oeste decretaram estado de G R E V E;
- Veja as informações sobre a Operação Ouvidos Moucos, ação que marcou a semana na UFSC e levou o reitor à prisão;
- A visita de Benjamin Netanyahu;
- e muito mais...
Valorize a produção independente catarinense! Apoie o Jornalismo Solidário Internacionalista. Assista o JTT#15, clicando abaixo:

Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Karatecas de Fraiburgo, Lebon Régis e Santa Cecília conquistam 47 medalhas em Monte Castelo

Foto arquivo do Projeto Karate-dô Cidadão do Futuro 
Karatecas do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro dos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis e Santa Cecília conquistaram 47 medalhas na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô – série B realizada no sábado (16 /09) em Monte Castelo, 298 karatecas de 19 associações de 22 cidades, participaram da 3ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô – série B.
Foram conquistadas 14 medalhas de ouro, 21 de prata, 12 de bronze pelos estudantes do Projeto Cidadão do Futuro, com essas conquistas os karatecas da Região do Contestado ficaram em 3º lugar em equipe no Kata e 4º lugar no Shiai-Kumite.

Classificação geral no Kata:
Campeã Itoupava Central/Blumenau;
2º. Lugar Yokohama/Joinville;
3º.Lugar  Projeto Cidadão do Futuro;
4º. Lugar Balneário Piçarras;
5º. Lugar Indaialense/Indaial.

Classificação geral no Shiai-Kumite:
Campeã Itoupava Central/Blumenau;
2º. Lugar Sol Nascente/Monte Castelo – Papanduva;
3º. Indaialense/Indaial;
4º.Lugar  Projeto Cidadão do Futuro;
5º. Lugar Yokohama/Joinville.
Parte dos atletas foi deslocada até Monte Castelo, com apoio da Fundação Municipal de Esportes que fretou um micro ônibus com 26 lugares, a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) disponibilizou seu veículo para sete passageiros. Também foi utilizado o veículo do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e mais dois veículos de pais e mães apoiadores do karatê-dô fraiburguenses.
O total de investimento foi de R$ 5.535,00 utilizados para custear o pagamento das inscrições R$ 4.175,00, em alimentação foram investidos R$ 860,00 e mais R$500,00 em despesas diversas.
Medalhas conquistas pelos integrantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro de Fraiburgo, Lebon Régis e Santa Cecília:
Foto arquivo do Projeto Karate-dô Cidadão do Futuro
14 (Quatorze) Medalhas de Ouros:
-Eduarda Alonso Subtil,
-Gabriel Alves de Souza 2,
-Jesse Leonardo de Oliveira Ferreira,
-Jhonatan William Ventz Funini 2,
-Jonathan Willian de Oliveira Milani,
-Karine Aparecida França dos Santos 2,
-Luiz Antonio Laudelino Coelho,
-Marcelo Pires Ribeiro 2,
-Otavio Camargo de Souza,
-Rafael da Silva Ramos
21 (Vinte e uma) Medalhas de Prata
-Ana Clara Ribeiro Subtil,
-Gabriel Alves de Souza 2,
-Gustavo de Souza Machado,
-Jacqueliny Schuler Pageno,
-João Mateus Mergarefo 2,
-Jocimar Subtil,
-John Michael Ventz Funini,
-Jonathan Willian de Oliveira Milani 2,
-Karine Aparecida França dos Santos,
-Laura de Paula Alt 2,
-Leonardo Domingues Moreira,
-Luiz Antonio Laudelino Coelho,
-Maria Cecilia Ribeiro Subtil,
-Paola Andressa Mergarefo 2,
-Renan Lucas Schuler,
-Sabrina Borba da Silva,

12 (Doze) Medalhas de Bronze
-Carlos Cesar Dyeyssoonn Wachter Santos 2,
-Elias Rodrigues,
-Igor Anthony França Ribeiro,
-Jacqueliny Schuler Pageno
-Jesse Leonardo de Oliveira Ferreira,
-Jhonatan William Ventz Funini,
-Jocimar Subtil,
-Paola Andressa Mergarefo,
-Rafael da Silva Ramos,
-Sabrina Borba da Silva 2.
Também representaram Fraiburgo: Davi Dalagnol Segala, Eduardo Sebastião Alves dos Santos, Felipe Kliger Barbosa, Jonathan Borba Xavier, Mike Douglas da Silva Ramos, Thiago Henrique Camargo de Souza. A educanda Eduarda Alonso Subtil ganhou o Brinde. O Sr. João Batista Buffon, Jocimar Subtil e Ana Clara Ribeiro Subtil receberam os troféus da classificação geral.

Com informações do Jornal Caboclo
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais: