Página Correio Esportes

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dual Rock e convidados participam da 1ª Janta de Amigos da APAFEC


Os músicos Robson Ribeiro e Edimar Gonçalves, que formam o Dual Rock, acompanhados de Beatriz dos Santos e Rafael Rodrigues (ambos da coordenação da APAFEC) estarão presentes na 1ª Janta de Amigos da APAFEC. O quarteto apresentará o melhor do rock nacional, aos convidados. A 1ª Janta de Amigos da APAFEC, acontece hoje (14/11), no Restaurante Zezito, a partir das 20h30min.

Dual Rock
Este encontro festivo tem três objetivos. Comemorar os 10 anos de atividades da APAFEC, entregar a 3ª Edição do Prêmio Amigos da APAFEC para pessoas, entidades, meios de comunicação, empresas e lojas que ajudaram a APAFEC nestes 10 anos e angariar fundos para a implantação do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular – CECAP. 85 pessoas físicas, jurídicas e meios de comunicações serão agraciados com o prêmio. 

Padre Pedro participa de atividade da APAFEC nesta quarta-feira (14)

Padre Pedro

Nesta quarta-feira (14), o deputado Padre Pedro Baldissera participa do 1ª Jantar dos Amigos e Amigas da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), em Fraiburgo.  Durante o encontro será entregue o 3º Prêmio Amigos da APAFEC, para homenagear colaboradores e apoiadores dos projetos da organização. A atividade ocorre no Restaurante Zezitos, a partir das 20h30. 
         A APAFEC receberá, na próxima segunda-feira (19), a comenda do legislativo catarinense, medalha que homenageia entidades e pessoas que prestam serviços relevantes à sociedade. A proposta da homenagem é do deputado Padre Pedro, que considera o trabalho da APAFEC uma referência na região Meio Oeste. “É o reconhecimento a um grupo de jovens que ousou e construiu um belíssimo trabalho aqui na região, principalmente com a nossa juventude”, destacou o parlamentar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

1ª Janta de Amigos, Comenda do Legislativo e Festa de 10 anos da APAFEC.



A próxima atividade da APAFEC está marcada para amanhã, dia 14/11, é a 1ª Janta dos Amigos e Amigas da APAFEC, durante o encontro será entregue o 3º Prêmio Amigos da APAFEC, serão agraciadas 85 pessoas físicas, jurídicas e meios de comunicações. A janta acontece no Restaurante Zezitos, a partir das 20h30min, mais informações neste link: http://esportesemdebates.blogspot.com.br/2012/10/1-janta-de-amigos-da-apafec.html 


Na segunda-feira dia 19/11, a APAFEC se prepara para viajar até a Florianópolis, para receber a Comenda do Legislativo Catarinense 2012. A APAFEC foi indicada pelo Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, e será uma das entidades agraciadas. A distinção expressa o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual ao compromisso social e ao empreendedorismo de pessoas e instituições que atuam de forma decisiva em Santa Catarina. Este prêmio é concedido anualmente e foi instituído pela Resolução 002, de 2008, que unificou as medalhas anteriormente concedidas pelo Parlamento Estadual. Outras informações no link: http://esportesemdebates.blogspot.com.br/2012/10/apafec-recebera-comenda-do-legislativo.html



Depois das atividades do dia 14 e 19/11, a APAFEC começa os preparativos para a realização do último evento do ano, no dia 16 de dezembro, a Festa de 10 anos da APAFEC, quando irá ocorrer o sorteio da Ação Entre Amigos com 10 prêmios, cujo primeiro prêmio é uma moto 2007 em ótimo estado de uso estão sendo preparadas várias atrações.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

2ª Mateada da Solidariedade e reunião com vice-prefeito foram sucesso!


Um bom público participou no sábado (10/11) de manhã, da Segunda Mateada da Solidariedade, realizada no Bairro São Miguel. A afirmação partiu dos organizadores do evento, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC. 



Ainda segundo os organizadores, tudo transcorreu como o planejado e que já estão confirmadas para 2013 mais duas edições da Mateada da Solidariedade, sendo uma no centro da cidade no primeiro semestre de 2013 e a outra no Bairro São Miguel no segundo semestre.

As duas entidades agradecem a todos que participaram, com destaque para os Artistas da Terra, em especial aos parceiros: Erva Mate Viola de Ouro, Loja Sul 2000, Loja Via Fray, Malharia Pegoraro, Produtora Julio Santos, Rádio Fraiburgo e Rádio Vida Feliz FM Comunitária que  não mediram esforços para a realização da 2ª Mateada da Solidariedade.

Veja mais as fotos da 2ª Mateada da Solidariedade clicando neste link:

No sábado (10/11) a noite também ocorreu uma reunião com o vice-prefeito eleito Juliano Costa, nessa oportunidade as duas associações, (APAFEC e Associação Vital), entregaram uma pauta de reivindicações das entidades, para os próximos quatro anos da administração municipal que toma posse no dia primeiro de janeiro.


Veja outras as fotos da reunião clicando neste link:


Próximas atividades:
A próxima atividade da APAFEC está marcada para esta quarta-feira, dia 14/11, com o 1º Jantar dos Amigos e Amigas da APAFEC, quando será entregue o 3º Prêmio Amigos da APAFEC, onde 85 pessoas físicas, jurídicas e meios de comunicação serão agraciados.

Já no dia 19/11, a APAFEC se prepara para ir até a Florianópolis, para receber a Comenda do Legislativo Catarinense 2012. A APAFEC foi indicada pelo Deputado Padre Pedro Baldissera, e será uma das entidades agraciadas. A distinção expressa o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual ao compromisso social e ao empreendedorismo de pessoas e instituições que atuam de forma decisiva em Santa Catarina. Este prêmio é concedido anualmente e foi instituído pela Resolução 002, de 2008, que unificou as medalhas anteriormente concedidas pelo Parlamento Estadual.

Depois das atividades do dia 14 e 19/11, a APAFEC começa os preparativos para a realização do último evento do ano, no dia 16 de dezembro, a Festa de 10 anos da APAFEC, quando irá ocorrer o sorteio da Ação Entre Amigos com 10 prêmios, cujo primeiro prêmio é uma moto 2007 em ótimo estado de uso.

Com informações do SETOR DE JORNALISMO DA RÁDIO FRAIBURGO

Novas Medalhas e Agora?



Formar um atleta de excelência é algo extremamente difícil, demanda tempo, investimento e dedicação impar.   Os karatecas de Fraiburgo alcançaram este nível, entretanto, não foi por acaso. De maneira bem sucinta, vamos analisar sob esses três aspectos a formação de um atleta de excelência.

Tempo – vários estudos demonstram que para a formação de atleta precisa-se de muita prática, muito treino mesmo, neste caso o habito realmente faz o monge.  Alguns chegam a apontar que são necessárias no mínimo 5000 horas de preparo para ser um atleta mediano. Os grandes atletas chegam a se preparem em torno de 8000 a 10000 horas para conseguir o nível de desempenho desejado. Treinos físicos extenuantes, várias horas de repetição até o domínio completo da técnica, mais treinos táticos, competições, amistosos, trabalho de recuperação, mais treinos, viagens (leia-se viagem = tempo longe da família).

Dedicação – Não basta cumprir todo o programa acima mencionado. É preciso fazê-lo com empenho, com motivação a cada dia se esforçando um pouco mais.

Investimento – esse é o item mais carente na formação de um atleta em Fraiburgo, são décadas de atraso e descaso com o esporte fraiburguense, principalmente quando se trata de investimento público.  Enquanto em outras cidades se trabalha há alguns anos com comissões técnicas (técnico, auxiliar técnico, preparador físico) em Fraiburgo os técnicos são sobrecarregados tendo que exercer todas as funções. O que se dizer então da necessidade do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo)?  

Atleta precisa comer, se vestir, de lazer, enfim como todo mundo tem uma serie de contas à pagar. E é aí que mora o grande perigo, vários atletas não chegam a alcançar grandes níveis de performance por que precisam largar os treinos para trabalhar. Os que por ventura alcançam estes níveis, após se destacarem em âmbito estadual acabam tendo que deixar Fraiburgo, em busca de melhores condições de treinos e de vida. Por isso, fica a pergunta às medalhas de Fraiburgo serão valorizadas como devem ou cairão no esquecimento?

Por outro lado, você pode se perguntar como que em um cenário tão adverso aparecem tantas conquistas? Parece-me que o Sensei Luiz Coelho incutiu muito bem na cabeça de seus atletas, um dos pilares do esporte: “Ser atleta é superar as adversidades”!

Parabéns a todos os Karatecas!!!

Parabéns ao esporte Fraiburguense!!!



Por Emerson Souza, educador físico, efetivo na rede municipal de educação de São Bento do Sul e um dos  fundadores da APAFEC. 


Imagem: 
http://www.google.com.br/imgres     

Conquistas Fraiburguense na 52ª edição dos JASC


Sem dúvida alguma, junto com as duas medalhas de pratas conquistas pelo Karatê-dô no kumite individual (Jeferson categoria até 70 kg e Anderson categoria OPEN), a conquista da medalha de Ouro, obtida pela professora Thaís Maira de Moraes no xadrez individual (foto abaixo), tornam essa uma das principais participações do esporte fraiburguense em todas as edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC.
Parabéns a Thaís Maira de Moraes campeã no individual.
Vice: Cássia Gieseler (Blumenau); 3º Gabriela Oliveira (Rio do Sul)
Os ótimos resultados do Karatê-dô e do Xadrez fraiburguense que tiveram a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Clube de Xadrez Fraiburgo – ACXF respectivamente, como parceiros preferenciais e basilares nessas conquistas na 52ª edição dos JASC, comprovam uma teoria, que o blog Esportes em Debate e este humilde lutador social, defendem há pelo menos uma década, o esporte amador só terá conquistas se for construído permanentemente o tripé abaixo:  


Outro detalhe a ser destacado é o tempo de treinos, os três medalhistas começaram a treinar há mais de 09 anos atrás, ou seja, uma conquista desse nível perpassa mais de dois mandatos do executivo municipal, portanto, o esporte amador não pode estar à mercê e sofrer pressão para ter resultados, para que este ou aquele prefeito tenha os louros da conquista. 

A Fundação Municipal de Esportes não pode ser um mero organizador de competições locais, precisa ser o catalisador e formulador de políticas públicas claras e de planejamento a médio, curto e longo prazo, com investimentos em todas as modalidades, assim o esporte amador fraiburguense, certamente terá outras conquistas como essas.

A persistência, a participação e o planejamento realizado na ultima década pelas duas entidades da sociedade civil, deram o suporte necessário para que o xadrez feminino conquistasse a medalha de Ouro e o karatê-dô conquistasse duas medalhas de prata, sem dúvida alguma, a participação dessas entidades foi fundamental para essas conquistas.

Todos os pretendentes ao cargo de superintendente ou de qualquer cargo da Fundação Municipal de Esportes, para os próximos 04 anos, obrigatoriamente terão que fazer reuniões com a coordenação das duas Associações Campeãs, para instruir-se com elas, como o esporte amador fraiburguense deve ser conduzido no próximo quatriênio.        



Por Jilson Carlos Souza – educador popular da coordenação da APAFEC.