Página Correio Esportes

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Definido dia para o 1º Mutirão de venda das cartelas Ação Solidária Entre Amigos 2013!

Acontece no próximo sábado 10/08, véspera do dia dos pais, das 9h00min as 12h00min, no Terminal Urbano e no Comercio de Fraiburgo o 1º Mutirão de venda das cartelas Ação Solidária Entre Amigos. Essa atividade é organizada pela Associação vital Fraiburgo de Karatê-dô e Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Apafec e tem por objetivo arrecadar recursos financeiros para manter o funcionamento dos projetos esportivos sociais das duas entidades.

Confira abaixo detalhes da premiação e data do sorteio:


Compre suas cartelas e concorra a um fuscão ano 1983, em ótimo estado de conservação e mais 6 excelentes prêmios! Com R$ 5,00 você concorrer aos 7 prêmios (acima), e contribui com os projetos esportivo/sociais da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô! Para adquirir suas cartelas faça contato pelos fones: (49) 9113 – 2959 e (49) 9931 – 6598.

Carta de repúdio da coordenação da PJMP e PJR à ação policial

As Juventudes da PJR (Pastoral da Juventude Rural) e PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) repudiam a ação da Polícia Militar ocorrida na noite de domingo dia 28/07/2013. Alguns jovens voltavam para casa após dois dias de estudos realizados no salão paroquial da Igreja Católica, quando foram abordados e agredidos fisicamente e moralmente por dois policiais militares nas proximidades das comunidades Vila Nova I e Vila Nova II. A atuação dos militares se baseia em ideais que violam os direitos humanos, bem como expressam preconceitos com a juventude da periferia.

Frisa-se que os jovens são filhos, estudantes e trabalhadores exemplares e pacíficos, que voltavam para suas casas após passarem um final de semana estudando, sendo abordados e agredidos simplesmente em razão da sua condição social.

Nós do coletivo de Juventudes do campo e cidade estamos abalados pelo tratamento violento recebido por parte de alguns policiais militares, que perseguem e maltratam a juventude empobrecida! Nossos gritos, nossa revolta, nosso suor do dia a dia, nossa indignação com aqueles que deveriam nos proteger, e ao invés disso, nos marginalizam!!!

Coordenação da PJMP e PJR de São Miguel do Oeste!

Aposentado do RN mantém em casa biblioteca com mais de 4 mil livros

Zé Pequeno - idealizador da biblioteca

O aposentado José Pequeno de Sousa aprendeu a ler aos 39 anos de idade e nunca mais parou. Hoje, aos 81 anos, ele tem em casa uma biblioteca com cerca de quatro mil livros. Seu Zé é um colecionar de palavras que nunca acumulou bens materiais na vida, só conhecimento. Desde 1962 que esse paraibano de Campina Grande, não pensa em outra coisa, a não ser juntar livros na casa onde mora em Apodi, município a 320 quilômetros de Natal. Já são 50 anos de leituras e de inúmeras descobertas.

“É o conhecimento que a gente leva”, diz. Hoje, com a visão cansada, seu Zé já não lê como antes, mas a biblioteca particular continua crescendo. A pequena casa está entupida de livros, na última contagem eram 4 mil títulos devidamente organizados na sala, no armário da cozinha, em cima da bicicleta, sobre a mesa, onde tiver espaço sobrando tem livro ao alcance.

A esposa de José Pequeno, Maria Crisóstomo, apesar de viver numa biblioteca, nunca leu nada. Ela é analfabeta, mas diz que gosta da presença dos livros. “Eu acho muito bom porque é cultura. A casa fica animada, tem visita de pessoas que querem ver os livros”, diz Maria.

Na biblioteca de Zé Pequeno não existe seleção. De tudo tem. Enciclopédias, literaturas, manuais, no acervo é possível encontrar até guias para alunos de medicina. Ele não se importa de repartir o conhecimento dos livros que tem guardado, ele gosta de receber visita das pessoas interessadas em aprender. Mas tem um detalhe a pessoa tem que fazer a leitura na casa, sob a vigilância dele. Ele não empresta livro a ninguém.

“Eu tenho ciúme dos livros”, diz Seu Zé. Essa regra de não emprestar livros veio depois de algumas experiências desagradáveis. Certa vez, seu Zé emprestou um exemplar da biblioteca a uma pessoa que nunca mais voltou pra devolver. Mesmo sabendo que os livros não podem mais sair de casa, tem gente que ainda insiste em pedir alguns títulos emprestados.

Com tantos livros em casa, uma pergunta precisa ser feita: no futuro, quem vai ficar com esse acervo? A ideia é deixar essa responsabilidade nas mãos do único filho de Zé Pequeno, que hoje mora em Pau dos Ferros. Mas isso não é uma certeza. A biblioteca deve ficar com pessoas que gostem de ler, colecionar, preservar o conhecimento assim como seu Zé Pequeno vem fazendo ao longo de décadas.

Tomado do Portal:

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

35 mil acessos – 35000 obrigados!

Hoje sexta-feira 02/08, é um dia especial, temos muito a comemorar! Você que lê o Blog Esportes em Debate e todos os envolvidos na construção das matérias e artigos publicados. São 35 mil acessos, 598 postagens (com essa) até o momento, sem publicar tabelas de jogos, sem publicar elogios ou criticas descabidas a ninguém, sem publicar matérias sensacionalistas ou fazer autopromoção. 



Algumas das postagens não têm haver com esporte diretamente, são voltadas a cultura e a leitura, assim o Blog preocupasse com a formação integral de seus leitores. Os artigos e matérias publicadas são para promover o debate sobre o esporte, leitura e cultura em Fraiburgo e região de forma plural, ampla e direta.  


35000 Gracias! Que venham os próximos 35 mil acessos!

Imagem:

Futebol, futsal e sua função social!

 
O futebol e o futsal são cruciais no desenvolvimento de comunidades, na formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, pois podem garantir a inclusão social de comunidades menos favorecidas. Não só através da participação ativa da população no jogo em si, como também no seu envolvimento como espectadores. Esses esportes levam a alegria para milhares de torcedores apaixonados. 

Esse poder, entretanto, pode ter um efeito negativo, devido às condutas impróprias, a falta de ética e compromissos dos jogadores e podem servir de má influência aos milhares de fãs do esporte bretão, seja no campo ou nas quadras. Por isso, os atletas e dirigentes de futebol e futsal possuem grandes responsabilidades sociais e devem ter ciência disso, estes a principio são a ponte entre o esporte e o cidadão. Tratando-se do esporte mais popular do planeta terra, essa responsabilidade é evidentemente potencializada. No Brasil, “o país do futebol”, tem uma potencia ainda maior.
 
Ontem (31/07) tivemos um grande exemplo de que o esporte é uma ferramenta de transformação social. As equipes do Jaraguá e Concórdia fizeram um jogo no Centro de Eventos Sebastião Andrade Santos, válido pelo certame estadual de futsal da divisão especial, e doaram a renda para o Hospital Municipal.  O público foi muito bom, respondeu aos apelos da mídia escrita e falada apesar de uma data imprópria. Parabéns a todos pela iniciativa. O Blog Esporte em Debate esteve presente, participando desse evento cidadão.
 
Com informações do Blog Opinião
 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Adolescentes e jovens das pastorais são agredidos por policiais militares!

Adolescentes e jovens da Pastoral da Juventude Rural - PJR e Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP de São Miguel do Oeste foram agredidos por policias militares! Ouça a entrevista com Pedro Pinheiro da coordenação das Pastorais, clicando no link abaixo:
http://www.peperi.com.br/player/?id=22275

O blog Esporte em Debates, repudia a truculência desses bandidos travestidos de policiais militares! Que esse crime contra os jovens e adolescentes de São Miguel do Oeste na fique impune! Acorda sociedade catarinense! 


QUEM SERÁ O PRÓXIMO CATARINENSE A SER AGREDIDO POR MAUS POLICIAIS?


Confira abaixo fotos das lesões causadas pelas agressões!




terça-feira, 30 de julho de 2013

Já estão à venda as Cartelas da Ação Solidária Entre Amigos 2013.

Compre suas cartelas e concorra a este lindo fuscão ano 1983, ótimo estado de conservação e mais 6 excelentes prêmios!
 

Com R$ 5,00 você concorrer aos 7 prêmios (abaixo), e contribui com os projetos sociais da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô!
 
 
Para adquirir suas cartelas faça contato pelos fones:
(49) 9113 - 2959 com Luiz Coelho;
(49) 9931 - 6598 com Jilson.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ética Esportiva!

A conduta ética deve ser parte inerente da vida de todos os seres humanos em todos os aspectos da vida cotidiana. No esporte, não pode ser diferente. Segundo filósofos: “Ética é o conjunto de atitudes e sentimentos inter-relacionados, tendo como principio básico o respeito ao ser humano e a natureza”. Os quais contribuem definitivamente para que o homem alcance o equilíbrio entre a natureza e o seu próprio eu. 



Pelos meios de comunicação, somos informando de atitudes de técnicos, jogadores e demais profissionais ligados ao esporte com grande ausência de ética, facilmente identificada por ações tais como: Manipulação de resultados esportivos; Falcatruas financeiras; Não aceitação de críticas; Incitação a agressões físicas e verbais; O uso de drogas e estimulantes para melhorar os resultados; A busca da vitória a qualquer custo ou até mesmo o exercício de cargos por pessoas sem as melhores condições técnicas.

Faz-se necessário analisarmos como tem sido nossas atitudes, perante a ausência de ética de alguns profissionais do meio esportivo, durante as grandes competições (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas...), porém não podemos deixar de perceber como tem sido nossas ações em competições amadoras e profissionais que acontecem em Fraiburgo e Região, pois ética é o principio basilar da existência humana.