Página Correio Esportes

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Ativistas sociais participam de audiência com prefeita Claudete e deputado Pedro Uczai

Ativistas e autoridades conversando sobre o
projeto de reforma do Cecap
Integrantes da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec), da Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô e do Conselho Pastoral Comunidade São Miguel, participaram nesta sexta-feira (12 de maio) de uma audiência com a prefeita Claudete Gheller Mathias e com o deputado federal Pedro Uczai. O encontro foi na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura Municipal de Fraiburgo.
Conforme relatos repassados à reportagem do Jornal Caboclo, a pauta do encontro foi a liberação de uma emenda parlamentar no valor R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) a serem investidos na área de saúde pelo município de Fraiburgo. Os recursos foram solicitados ao deputado em julho de 2014 por mais de 40 lideranças comunitárias e integrantes de projetos sociais do bairro São Miguel.
Os ativistas sociais solicitaram à Prefeita como contrapartida por terem encaminhado o requerimento junto ao deputado Uczai, que o município estabeleça convênio com a Apafec, com o mesmo valor da referida emenda parlamentar para que a entidade possa fazer a reforma total e a ampliação do Cecap (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular), localizado na rua Arcindo Hass, nº 337, bairro São Miguel, espaço dedicado a cultura, arte e educação popular, o qual vem sendo organizado/construindo desde agosto de 2010 pela instituição.
Pedro Uczai, Prefeita Claudete e vice-prefeito Julio Santos 
Uczai manifestou sua satisfação de ver o poder público local e a sociedade civil organizada mobilizados na busca de soluções para questões de Fraiburgo. “Como deputado federal, assumo o compromisso de fazer a liberação da emenda, e reforço o pedido da entidade, tendo em vista que o pacto federativo me impede de fazer o repasse direto a Apafec”.
Já a prefeita Claudete Gheller, diante dos ativistas e do deputado federal, manifestou comprometimento, conforme relatos, em atender o pedido da entidade. “Vou fazer tudo que esteja dentro da legalidade, para atender ao pedido da Apafec, para que o município de Fraiburgo contribua na reforma e ampliação desse importante espaço lá para o bairro São Miguel, como forma de agradecer os três grupos pelo empenho de ajudarem na liberação dessa emenda parlamentar que será utilizada em beneficio da saúde da população fraiburguense”, destacou a prefeita.

Fotos: Assessoria de imprensa da prefeitura de Fraiburgo


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

Conselho de Entidades de Fraiburgo completa um ano de atividades com várias conquistas!

1ª Tarde de Lazer do bairro São Cristóvão - 30 de abril
A ideia inicial de mobilizar recursos e ações em forma de mutirão por meio de um conselho de entidades, visando o bem comum dos moradores dos bairros Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e São Cristóvão, pode ser interpretada, um ano depois, como uma realidade concreta.
Uma realidade que implica o reconhecimento de uma história, que, formal e precisamente, começou no dia 10 de março de 2016, em uma sala de reuniões da Igreja Católica no bairro São Miguel, em um encontro noturno entre moradores com ideais e propostas sobre como melhorar o ambiente onde se mora e se vive.
Dos temas discutidos coletivamente no primeiro e em encontros seguintes, se destacaria a concepção de um trabalho em equipe e a união que esta proporciona, além de despertar humor e o convívio fraterno, e a necessidade de mobilizar recursos financeiros para as entidades integrantes do Conselho investirem em seus projetos e ações.
Formou-se, assim, um Conselho de Entidades que, nas palavras de Mariane de Morais Tavariol, moradora do bairro São Cristóvão e membro do Grupo de Jovens Unidos Pela Fé – JUPF, “visa sempre o bem das pessoas não defende partidos políticos e nem religiosos, apenas o bem dos moradores e moradoras dos três bairros, através de seus eventos, ações e atividades”.
O que fez com que lideranças dos bairros ligados ao Conselho, pessoas com variados pensamentos e ideias, passassem a ser melhor ouvidas em debates e conversas, podendo ser escutadas, podendo argumentar e defender seus pontos de vista, sendo questionados na direção do que seus membros entendem por “uma justa conclusão e uma justa decisão do que vai ou do que pode ser feito em benefício coletivo”.

O Conselho de Entidades
Distribuição de maças do amor 2ª Ação Social Amigos do
São Miguel
O Conselho de Entidades é formado pela Associação de Moradores do Bairro São Miguel, Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec), Conselho Pastoral Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Conselho Pastoral Comunidade São Miguel, Escola Estadual Eurico Pinz, Grupo de Jovens Unidos Pela Fé – JUPF (Bairro São Cristóvão), Núcleo de Empreendedores da Aciaf e Pastoral Familiar.
Uma união de coletivos que, na opinião de Alindro de Oliveira, vinculado ao Conselho Pastoral Comunidade São Miguel e de demais integrantes garante “o debate, e a busca de soluções e melhorias coletivas para problemas existentes nos três bairros”, que somados os números de seus moradores, representam um terço aproximado da população de Fraiburgo.
Trata-se de “uma união que tem força para que ideias sejam levadas para frente e se tornem legado”, reforça Pâmela Cristina de Almeida Bueno, membro do Grupo de Jovens Unidos Pela Fé.
Defensora do Conselho de Entidades, Pâmela afirma que a união dos coletivos “tem uma grande importância para a sociedade, pois com seus apoios é possível fazer interações proporcionando vários eventos que trazem Lazer e Cultura.”
2º Plantio de Arvores Nativas outubro de 2016
Além de ações sociais desenvolvidas, ficam destacadas na iniciativa princípios que seus membros não abrem mão. Entre eles, a preferência por finalidades educativas, artísticas, e culturais em benefício do desenvolvimento geral das três comunidades onde o Conselho atua.
As decisões são coletivas e consensuadas, por isso, leva-se em conta o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e das famílias, favorecendo a integração dos membros das três comunidades e a não discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicção político-ideológico-partidário, e condição social nas relações comunitárias.

Atividades realizadas pelo Conselho
1ª Festa Julina do São Miguel - julho de 2016
Após um ano existência, o Conselho de Entidades dos Bairros Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e São Cristóvão tem como desenvolvidas as seguintes atividades:
– Dia Internacional de Combate às Drogas – 26 de junho de 2016;
– 1ª Festa Julina do São Miguel – 09 e 10 de julho de 2016, com a presença de 3500 pessoas;
– Plantio de 100 mudas de Árvores Nativas – 1ª Etapa setembro 2016;
– Plantio de 150 mudas de Árvores Nativas – 2ª Etapa outubro 2016;
– Plantio de 30 mudas de Árvores Nativas – 3ª Etapa dezembro 2016;
– Distribuição de 2380 maçãs do amor – 2ª Ação Social Amigos do São Miguel – março de 2017;
– Tarde de Lazer do bairro São Cristóvão – 30 ade abril, com a presença de mais de 450 pessoas. (Fonte: Conselho de Entidades)

Propostas e atividades programadas para 2017
Muita alegria durante a 1ª Festa Julina do São Miguel 
– Construção/aprovação do selo comemorativo aos 25 anos do bairro e utilização do mesmo em todos os materiais produzidos/utilizados pelas entidades membros (já realizado);
– Produção e comercialização de camisetas com o selo comemorativo, primeira remessa com 60 camisetas (já realizado);
– Organização de calendário de atividades e calendário a ser distribuído em cada casa (em processo);
– Laçamento da fanpage no facebook (link aqui) (já realizada);
– Produção de banner com selo comemorativo aos 25 anos do bairro São Miguel – a ser utilizado, por todas as entidades membros em: festas, encontros, reuniões entre outros (já realizado);
– Participação na 2ª Ação Social São Miguel (19/03) – produção e entrega de 2500 maças do amor (já realizado);
1º Plantio de Árvores Nativas - setembro 2016
– Continuidade do Plantio de Árvores Nativas nos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida… (definir datas);
– Realização da 2ª Festa Julina do São Miguel nos 07, 08 e 09 de julho (em processo de organização);
– Organização da Gincana Cultural 25 anos São Miguel (proposta de data 25, 26 e 27 de agosto), com corte do bolo de 25 metros e show e outras atrações;
– Lançamento de material escrito: Jornal, Revista, ou Livreto sobre a História do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida – como um dos marcos pelos 25 anos do bairro São Miguel (em dezembro de 2017). (Fonte: Conselho de Entidades)

Contatos
Os contatos com Conselho de Entidades dos Bairros Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e São Cristóvão podem ser feitos pelos seguintes telefones/celulares:
(0**49) 99929 – 0517(Alindro).
(0**49) 98826 – 9082(João).
(0**49) 99952 – 4410 (Luiz).


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Associação de Pais e Professores promove no sábado (13/05) a 2ª Pastelada do IFC

A Associação de Pais e Professores – APP do Instituto Federal Catarinense – IFC Fraiburgo promoverá no dia 13 de maio (sábado) a 2ª Pastelada do IFC. O evento será no Pavilhão da Igreja Matriz, das 10h00 às 21h00.
Serão oferecidos pastéis com sabores de carne de gado e frango, pizza, chocolate e banana. Cada um será vendido a R$ 3,00.
Durante a Pastelada, está previsto ainda a realização de um bingo, com a primeira cartela grátis para aqueles que se interessarem pelo jogo.
O objetivo é angariar fundos que possam vir a ser utilizados na manutenção escolar e em viagens técnicas dos estudantes. Segundo a vice-presidente da APP Sandra Lucietti, a ideia “é também promover a socialização, interação e integração dos novos alunos com a comunidade do campus”. 80 deles ingressaram no Instituto no início do ano.
Atualmente, o IFC Fraiburgo possui perto de 410 alunos. Entre eles, estão estudantes residentes em Fraiburgo, Monte Carlo, Lebon Régis e de localidades do interior.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Fraiburgo será sede do 4º Campeonato de Capoeira Aberto Cultura Afro de Santa Catarina

No dia 20 de maio Fraiburgo será sede para o 4º Campeonato de Capoeira Aberto Cultura Afro de Santa Catarina. O evento acontecerá no Ginásio Santo Antonio, com inicio as 9h00.   
A competição é organizada pelo professor Fábio Gomes (GR Edy Capoeira) e conta com apoio dos capoeiristas fraiburguenses e da Fundação Municipal de Esportes.
Os 90 primeiros inscritos terão alojamento reservado. Mais informações com no telefone (49) 99962 – 5636 ou pelo e-mail: eddycapoeira.sc@hotmail.com


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

terça-feira, 9 de maio de 2017

ONG Focinhos do Amor promoverá no dia 20 de maio (sábado) a 1ª Feijoada com Bingo

A ONG (Organização Não Governamental) Focinhos do Amor promoverá no dia 20 de maio (sábado) a 1ª Feijoada com Bingo. O evento está programado para começar às 11h30 no Clube Flor da Maçã, centro de Fraiburgo.
Está prevista uma Feirinha de Adoção e arrecadações de objetos e som ao vivo com a dupla Marcos e Juliano. Na oportunidade, as cartelas de bingo serão vendidas ao preço de R$ 2,00 a unidade.
“Não precisa levar recipientes, disponibilizaremos marmitas no local”, destaca mensagem de anúncio divulgado em página no Facebook da Focinhos do Amor.

Contatos: 99958-7594 e 98834-8222.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

Comunidade São Miguel promove no domingo (14/05) Festa em Honra à Nossa Senhora Mãe dos Pobres

O Pavilhão Comunitário do bairro São Miguel, em Fraiburgo, sediará no domingo (14/05) a Festa em Honra à Nossa Senhora Mãe dos Pobres.
O evento tem programação agendada entre as 7h00 e 16h00. Começará às 7 horas com a venda de churrascos. Às 10h00 será celebrada Santa Missa em homenagem às Mães. Às 12h00 será oferecido um almoço com completo serviço de cozinha e bar.
Já às 14h00, a programação terá o início de jogos. Às 15h00, será a vez da Caravana Florada da Canção. O fechamento da data festiva está previsto para às 16h00, com uma matinê de entrada gratuita. A animação será de Puxirão Produções.
A Festa em Honra à Nossa Senhora Mãe dos Pobres é uma promoção do Conselho da Pastoral da Comunidade – CPC São Miguel.




Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Enxadristas fraiburguenses conquistam 3º lugar geral em Otacílio Costa

A equipe da ACXF/FME Fraiburgo encerrou a participação em Otacílio Costa, na 1ª etapa do Circuito Regional Oeste com o 3º lugar no geral entre 11 cidades. Lages ficou com o 1º lugar e Concórdia em 2º.  A ocasião foi também a estreia em torneios Regionais de 12 alunos.
Fraiburgo participou com 34 enxadristas, sendo que os destaques foram: João Eduardo Félix campeão sub 14 com 6 vitórias em 6 partidas; Gustavo Rohling campeão sub 10 com 5 vitórias e um empate; Heloísa Lopes campeã sub 10 feminina.
De acordo com o professor Juliano Zonta, vários alunos de 12 e 14 anos deixaram de jogar em sua categoria, onde teriam muitas chances de premiar, e disputaram o torneio adulto para fazer partidas mais difíceis pensando em uma maior evolução.
A 2ª etapa já está marcada para 10 de junho em Lages. Durante o ano serão 6 etapas do Circuito, em cidades diferentes, uma inclusive em Fraiburgo.

Com informações e fotos da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo (ACXF)

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate

Comunidade e karatecas comemoram conquistas no campeonato brasileiro de Londrina

Aconteceu no domingo (07/05) no Dojô Cidadão do Futuro (bairro São Miguel-Fraiburgo/SC), uma importante atividade com a participação de mais 65 estudantes, mães, pais, avós, avôs, o evento serviu para comemorar as 16 Medalhas (7 ouros, 5 pratas e 4 bronze), conquistadas por 12 karatecas da Região do Contestado, no Campeonato Brasileiro de Karatê-dô realizado entre os dias 27 a 30 de abril em Londrina/PR.
Além dos karatecas e seus familiares, participaram do encontro representantes de diversas organizações sociais do município entre as quais: Associação de Moradores do Bairro São Miguel; Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec); Conselho Pastoral Comunidade Nossa Senhora Aparecida; Conselho Pastoral Comunidade São Miguel; Escola Ensino Básico Eurico Pinz; Grupo de Jovens Unidos Pela Fé – JUPF; Núcleo São Miguel da Aciaf; e Pastoral Familiar.

O Blog Esportes em Debates parabeniza todas e todas que participaram dessa atividade, e aos integrantes da Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô pelas conquistas e pelo respeito com o qual tratam e esporte amador e as organizações sociais do município.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate