Página Correio Esportes

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Benefícios do Pilates! Em Fraiburgo faça Pilates no Studio V.


Os exercícios de Pilates enfatizam a respiração profunda e adequada, o alinhamento da coluna, e a concentração para a realização de movimentos suaves, por isso, proporcionam uma maior sintonia do corpo, gerando benefícios no corpo como um todo.

Em Fraiburgo você pode fazer Pilates no Studio V, sob a orientação do educador físico Valcir Alves. O Studio V, está localizado no Shopping Beira Lago, situado na av. Arnoldo Frey, para mais informações ligue: (0**49) 9913 – 0790.

Eu estou fazendo Pilates no Studio V, e já consigo perceber alguns dos benefícios do Pilates em mim, são vários os benefícios alguns estão listados abaixo:

O Pilates melhora a postura, pois a ênfase é no alinhamento adequado do corpo durante o exercício. Isso o torna mais consciente do seu corpo e da posição correta do seu corpo em todos os momentos;

O Pilates ajuda pessoas que têm dor nas costas, pois pode ser um grande aliado dos Fisioterapeutas no tratamento de lesões nas costas ou quaisquer condições graves, como hérnia de disco ou graves desvios posturais;

O Pilates ajuda a perder peso. O Pilates sozinho pode não fazer você perder peso em um período de tempo curto, mas se você adicionar ao Pilates, exercícios aeróbicos e combiná-lo com uma dieta bem equilibrada, então você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes;

O Pilates nos torna mais flexível. Diversos exercícios de Pilates aumentam a flexibilidade em geral do corpo. Sendo mais flexíveis teremos menos lesões, menos dores relacionadas com os músculos tensos e um melhor desempenho em qualquer tipo de atividade física;

Pilates energiza você, mesmo após o dia mais cansativo;

O Pilates melhora sua vida sexual porque lhe dá o corpo que você gosta, exercita os músculos pélvicos, assim como, ajuda a entender e sentir mais e melhor o seu corpo;

O Pilates ajuda a prevenir lesões nas suas articulações;

O Pilates ajuda você a encontrar o seu equilíbrio interior e se livrar da ansiedade. Um estudo recente da Universidade de Tel Aviv descobriu que a simples prática de exercícios para o equilíbrio (como Pilates) pode resolver problemas de ansiedade;

O Pilates melhora a coordenação neuromuscular;

Exercícios de Pilates no solo podem ser praticados em qualquer lugar;

O Pilates melhora a estabilidade e equilíbrio em idosos. Este é um fato muito importante, pois pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas idosas;

O Pilates ensina controle do corpo. Os exercícios de Pilates não isolam cada um dos seus grupos musculares para serem executados, em vez disso exercita o seu corpo como um todo, o que não cria desequilíbrios musculares que são comuns a outros tipos de exercícios;

O Pilates melhora a circulação sanguínea, o que torna a pele mais radiante e seu corpo saudável;

O Pilates tem se mostrado eficaz no alívio dos sintomas da fibromialgia, artrite e artrose, bem como na recuperação depois do câncer (particularmente o câncer de mama) e outros procedimentos cirúrgicos (principalmente joelho, quadril e cirurgias no pé).

A lista acima está longe de estar completa, além destes benefícios, o Pilates pode lhe trazer diversos outros. A melhor maneira de descobrir o que o Pilates pode fazer por você é matricular-se e praticá-lo por isso, em Fraiburgo indico o Studio V!

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

2º Festival de Bets da APAFEC acontece no domingo 16/11/14


A coordenação do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) desde abril de 2003, realiza no domingo (16/11), o 2º Festival de Bets da entidade, que acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Fátima, das 7h00min as 16h00min.

O 2º Festival de Bets da Apafec terá a participação de meninos e meninas dos projetos sociais da Apafec, integrantes do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Macieira-SC.

As disputas serão nos naipes masculino, feminino e também misto, as duplas serão definidas por sorteio e por idade, durante a assembleia para definição em coletivo das regras do festival, o objetivo de escolher as duplas e definir as regras em coletivo é promover uma maior integração entre as meninas e meninos participantes do 2º Festival de Bets da Apafec.

Todos que participarem receberão premiação e também haverá premiação, para os três primeiros colocados de cada categoria e naipe.

Curiosidades do Bets
O bets, também é conhecido como jogo de taco, ou bete-ombro é praticando geralmente na rua por crianças e adolescentes. Existem várias versões sobre a origem dessa brincadeira. Uma delas é que foi criada por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII, outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam taco nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos.

Em Minas Gerais o jogo de bets é conhecido como ‘bete-altas’, a expressão seria derivada de ‘bats out’, já em Belém do Pará o jogo é conhecido como castelo ou casinha.

Para praticar o bets, são necessários dois tacos de tamanho médio, dois alvos (podem ser garrafas plásticas, latas de refrigerante ou pedaços de madeira apoiados em forma de tripé; tradicionalmente eram três ramos sem folhas de cerca de 30 cm) e uma bola pequena de borracha, uma bola feita de meias, ou até mesmo uma bola de tênis.

Por se tratar de um jogo típico de cidades do interior do Brasil, praticado em campos abertos, descampados e até mesmo na rua, não há utilização de equipamento de segurança, mas podem ocorrer acidentes, principalmente com os tacos. O lançador fica atrás do rebatedor, por isso, deve ficar um pouco afastado, pois, pode ser atingido pelo manejo do taco.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Etapa de Bocha Quarteto aconteceu sexta-feira na comunidade de Aparecida


Na ultima sexta-feira dia (31/10), aconteceu a segunda etapa do 8º Campeonato Municipal de Bocha Quarteto de Macieira, na comunidade Aparecida, interior do município. A rodada contou com cinco partidas, disputadas na cancha da comunidade.


Na primeira partida da noite envolvendo os primeiros colocados da chave “A”, vitória da equipe do Paiol da Pedra frente à Macieira “B”, na sequencia a equipe do Tamanduá “B” venceu o Km 30 por 12 a 8. Na terceira partida da noite o São Caetano conheceu sua primeira derrota no certame para equipe do Tamanduá “A”, por 12 a 3.


Na quarta partida da noite a equipe da Luagel obteve uma virada esplendida por 12 a 11 contra a Macieira “A”. Para finalizar a rodada a equipe anfitriã, Aparecida, fez bom uso do conhecimento de sua cancha e venceu por 12 a 5 os Amigos da Galera, que seguem sem vencer na competição.


A terceira rodada do campeonato acontece na próxima sexta-feira dia 07/11, na comunidade do Tamanduá.


Por Paulo Eduardo Gonçalves da Silva – popular Tico-tico.

Siga pelo twitter: @Esportes_Debate 

FME’s ilegais?


A Fundação Municipal de Esportes de Joaçaba está ilegal, segundo o ministério público de Santa Catarina, por isso, o promotor Jorge Eduardo Hoffmann, responsável pela 2ª promotoria de justiça de Joaçaba, e a prefeitura municipal, estiveram reunidos na manhã da quarta-feira (22/10), visando melhorar os serviços públicos oferecidos nas áreas de esporte e transparência nos gastos dessa referida entidade.

O objetivo do encontro foi definir prazos para adequação da gestão pública municipal ao disposto na legislação. Durante a reunião, o promotor Hoffmann, explicou que existem equívocos jurídicos na criação da entidade, que não existe tecnicamente no papel.

“Durante os procedimentos preparatórios, observei que a constituição legal da Fundação nunca existiu, apesar de ela estar realizando, na prática, serviços na área do desporto municipal. Assim sendo, a proposta é de extinção dessa entidade e criação de órgão oficial, que atenda o que lei prevê” revelou o promotor.

Fundações públicas


No Brasil, as fundações públicas são organizações dotadas de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, criadas para um fim específico de interesse público, como educação, cultura, pesquisa e esporte. As fundações públicas possuem autonomia administrativa, patrimônio próprio, e funcionamento custeado, principalmente, por recursos do poder público, ainda que sob a forma de prestação de serviços.

Segundo o Supremo Tribunal Federal, a distinção entre fundações públicas e privadas decorre da forma como foram criadas, da opção legal pelo regime jurídico a que se submetem, da titularidade de poderes e também da natureza dos serviços por elas prestados.

A lei 7.596/87 prevê que as fundações públicas devem ter personalidade jurídica própria (CNPJ próprio), com escritura pública de sua constituição devidamente registrada no cartório de registro civil de pessoas jurídicas, entre outras obrigações legais.

Em seu município...


Caros leitores e leitoras, profissionais de educação física, amantes do esporte vocês sabem como está constituída a Fundação Municipal de Esporte do município onde vives? Tem CNPJ próprio? Quem são os membros da diretoria? Como são feitas as prestações de contas?

Somente teremos esporte de qualidade se as FME’s tiveram organizadas juridicamente e com autonomia para promoverem a gestão das políticas publicas do esporte. Com a palavra os gestores públicos...



Siga pelo twitter: @Esportes_Debate