Página Correio Esportes

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Jovens da APAFEC participam de Escola Diocesana da Juventude

Começou neste final de semana (09 e 10/11), a 1ª etapa da Escola Diocesana de Realidade Juvenis, promovido pelas pastorais sociais da Igreja Católica. Esse espaço de formação está dividindo em 5 etapas, que acontecerão no Centro de Formação João Paulo II, no bairro Castelhano em Caçador. 


O tema de estudo da 1° etapa foi: Processo de Educação na Fé, Formação Integral e Protagonismo Juvenil, os momentos de estudos foram coordenados pelos padres Gilberto Tomazi e Edson Thomassim da diocese de Caçador.

Objetivo desse espaço de educação popular da juventude é estabelecer um processo de educação na fé que contemple as dimensões da formação integral, capacitando (os/as) jovens para serem protagonistas no exercício da cidadania nas diferentes realidades onde estão inseridos.


Participaram jovens de toda a diocese de Caçador com a faixa etária de 14 a 29 anos, oriundos do mundo rural, estudantil, do meio popular das paróquias, comunidades, movimentos e pastorais, também, jovens de outras igrejas e organizações sociais, incluindo 7 membros da 2ª Turma do Curso de Instrutores em Informática da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).

A 2ª Etapa da Escola Diocesana de Realidades Juvenis acontece nos 14 e 15 de dezembro, o tema estudado será a História e Realidades das Juventudes.

Fotos:


Por Valéria Albuquerque, Jaqueline Ortigara, Karine Gonçalves, Jeferson Gonçalves, Ana Carolina Conci Borba, Jocemir de Souza Belusso e Paloma Palhano.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô em Timbó Grande

Teve inicio no sábado 09/11, as atividades do novo núcleo do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô, desenvolvido pela Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô em parceria com Cáritas de Timbó Grande, essa iniciativa permitirá que mais 56 estudantes, sendo 17 com idade entre 04 a 10 anos e 39 na faixa etária de 11 a 17 anos tenham contato com a mais nobre das artes marciais o Karatê-dô.


As atividades do novo núcleo do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, acontecerão sempre aos sábados no horário das 14h30min as 17h00min e estarão baseadas nos mesmos princípios e valores do núcleo do bairro São Miguel em Fraiburgo, desenvolvido pela entidade há mais de 11 anos. Parabéns à Cáritas de Timbó, ao padre Moacir Caetano, ao sensei Luiz Coelho e a toda comunidade Timbograndense por mais essa conquista.

Fotos:

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Projeto Amigos da Natureza é iniciado!


Iniciou hoje (13/11) e se estende até (29/11) o Projeto Amigos da Natureza, que prevê a coletar de lixo eletrônico (monitores, teclados, mouses, pilhas, lâmpadas florescentes, impressoras, televisores, rádios... velhos e em desuso), para posterior entrega a empresa especializada que fará a reciclagem dos materiais.

O Projeto Amigos da Natureza é coordenado pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Cooperativa de Crédito com Interação Solidaria – CRESOL e recolherá lixos eletrônicos diversos, a ser repassado a empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba.


“Decidimos fazer uma ação concreta para contribuir na preservação da natureza, pois o lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e a maior parte desses resíduos não tem ainda destinação adequada, tornando-se assim um risco para o ambiente e para a saúde”.  Comentam dirigentes das três entidades que coordenam o projeto.

As pessoas, entidades, empresas, lojas e outros estabelecimentos comerciais interessados em participar do Projeto Amigos da Natureza, poderão levar o lixo eletrônico até a Sala de Inclusão digital da APAFEC (na av. Pedro Gianello s/nº em anexo ao pavilhão da Igreja Católica) e no Dojô Cidadão do Futuro situado a rua Angelim Grigolo s/nº no bairro São Miguel, até dia 28/11/13, pois no dia seguinte os materiais arrecadados serão coletados pela empresa especializada.


Os dias e horários para entrega do lixo eletrônico são: segundas, terças e quintas feiras no horário comercial, nas quartas e sextas-feiras no período matutino. O Projeto Amigos da Natureza é aberto a toda comunidade fraiburguense, com ênfase para pessoas, entidades, empresas, lojas e outros estabelecimentos comerciais dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida.

Para maiores informações sobre o Projeto Amigos da Natureza, os contatos podem ser feitos pelos fones: (49) 9113 – 2959 com Luiz Coelho, (49) 8403 – 4392 com Roberto e (49) 9931 – 6598 com Jilson.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aprovada 2ª Moção de Apoio a Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel

Foi apresentada e aprovada na segunda-feira (11/11), a moção nº 39/2013, que reivindica à 9º Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, que inclua no orçamento regionalizado, verbas para serem destinadas à construção da Escola Estadual no bairro São Miguel. A moção foi aprovada por unanimidade a autoria foi do vereador Oracir Ferreira de Deus.

Durante o debate e votação da moção, os vereadores que se manifestaram (Oziel, Cersão e Oracir) destacaram a importância da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel, lançada em abril de 2011, “todas as atividades realizadas até o momento foram fundamentais, essa moção fortalece a luta pela construção desse educandário no bairro São Miguel, muita bem conduzida pelas entidades que coordenam a Campanha”.
 
Sessão da Câmara de Vereadores 11/11/2013 - Foto Cesar Malinoski
A primeira moção de apoio a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel foi aprovada em 15/03/12 com o número 02/2012, apresentada pelo vereador Paulo Santos e subscrita por todos os vereadores da ultima legislatura. Essa moção foi encaminhada ao Governador do Estado, Secretário de Estado da Educação, ao Secretário da 9ª Secretaria de Desenvolvimento e ao Presidente do Conselho Estadual de Educação.

MODELO DE ESCOLA PROPOSTO
Escola de ensino médio integral e integrado, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e formar cidadãos plenos. Para isso, deverá contar com salas de aula de ambiente, sala de informática, laboratório de química e física, anfiteatro, auditório, ginásio de esporte e campo de futebol.


O local proposto para a edificação da escola é um terreno pertencente ao município de Fraiburgo que fica na Avenida Guilherme Pinz quadra 432, na interseção dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida.

A campanha é coordenada pelas seguintes entidades: Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Conselho Pastoral da Comunidade do Bairro São Miguel, Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular e do Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz.

Fonte:

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Divulgue seu comércio e ajude a construir o CECAP!

A APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) entidade sem fins econômicos, autônoma, sem vínculos com partidos políticos, igrejas ou grupos econômicos, sustentada pela solidariedade da comunidade fraiburguense!

Promove pelo segundo ano consecutivo o calendário para divulgar estabelecimentos comerciais dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, o outro objetivo da promoção é arrecadar recursos financeiros, para pagar o empréstimo que a entidade fez em agosto de 2010, para aquisição do imóvel onde será instalado o CECAP (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular). 


O CECAP será instalado na av. Pedro Gianello, no bairro São Miguel e terá espaços educativos, culturais e artísticos. Divulgue seu comércio e ajude a concretizar este sonho chamado CECAP, serão confeccionados 2500 calendário. 

Confira acima como será o calendário 2014: “Faça suas compras no comercio dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida”. Interessou-se em divulgar seu comércio? Faça contato pelos fones: 9931 – 6598, 8418 – 3450 ou ainda 9111 – 6453.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Jornal Asas da Informação nº 16

Está prontinha e fresquinha a edição nº 16 do Jornal Asas da Informação! Confira abaixo as quatro páginas dessa edição.




Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate