Página Correio Esportes

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Somente com organização popular será construído espaços de esporte de participação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1964, divulgou o documento “Manifesto Mundial do Esporte” que conceituou e dividiu o esporte em três grandes áreas: Esporte na escola, Esporte de Participação e Esporte de Alto Rendimento.

O Esporte de Participação (ou comunitário) deve ir além da prática sadia e prazerosa, ele serve para desenvolver o senso crítico, a criatividade e as competências nas e das pessoas, ou seja, contribui na formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O esporte em geral influencia na aprendizagem equilibrada, a dar dimensão do corpo à criança, desenvolvimento das capacidades psíquica, afetiva e social.

A autonomia é um dos valores a serem trabalhados com o esporte, porém para isso, se faz necessário compreendermos a prática esportiva como ação emancipatória para a formação de cidadãos ativos, críticos e criativos.


Para que o esporte cumpra sua função social, é necessário que os gestores públicos criem as condições mínimas para se garantir a participação de todos, gerando possibilidades e oportunidades para que as crianças, adolescentes, jovens e adultos tenham acesso à prática esportiva. Respeitando à diversidade, levando em consideração as diferenças de etnia, gênero, biótipo, além de repertórios e habilidades.

Para se praticar o esporte de participação, é necessário, locais e espaços apropriados, estes só serão construídos a partir da mobilização e organização das pessoas e de entidades realmente comprometidas com o esporte em Fraiburgo.

Por isso, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Apafec, promovem no domingo 08/06, às 9h45min no Dojô Cidadão do Futuro – bairro São Miguel, encontro para organizar e fortalecer a Campanha para a Construção de Praça de Esporte, Cultura e Lazer no bairro São Miguel (lançada em 04/05), com quadra de areia para futebol e vôlei, parquinho, pista de skate/patins/bicicleta e concha acústica, a comunidade em geral está convidada para participar.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Entrega da Camiseta e encontro da Campanha para Construção da Praça de Esporte, Cultura e Lazer Comunitário no bairro São Miguel acontece domingo 08/06!

A Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) promovem no domingo 08/06, das 9h45min às 11h00min, no Dojô Cidadão do Futuro de Karatê-dô e entrega da camiseta 2014 da entidade e o 1º encontro da Campanha para Construção da Praça de Esporte, Cultura e Lazer Comunitário no bairro São Miguel.

O encontro é uma promoção da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Apafec, busca promover a organização e fortalecimento da Campanha para a Construção de Praça de Esporte, Cultura e Lazer no bairro São Miguel, com quadra de areia para futebol e vôlei, parquinho, pista de skate/patins/bicicleta e concha acústica, a comunidade em geral está convidada para participar.

Também estão na programação, apresentação do cantante popular Pedro Pinheiro e integrantes da PJR (Pastoral da Juventude Rural) e PJMP (Pastoral da Juventude do Meio popular) de São Miguel do Oeste, que farão o lançamento da música Gerando Cidadania e Construindo Sonhos, que conta a história da Apafec.

Os grupos de dança; Pense e Dance e Dance e Balance farão exibições. Será lançada ainda a Ação Solidária Entre Amigos 2014 e o Projeto Troco Solidário, os dois projetos buscam o apoio e a solidariedade da população fraiburguense para a manutenção e ampliação dos projetos esportivos e sociais realizados pelas duas instituições.

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Sábado 07/06, acontece a 4ª Mateada da Solidariedade!

A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) promovem 4ª Mateada da Solidariedade, neste sábado (07/06), das 9h30 às 12h30, no Espaço Caboclo do Terminal Urbano de Fraiburgo. O evento marca o lançamento de ações das instituições para 2014.

Na programação, estão à apresentação do cantante popular Pedro Pinheiro e integrantes da PJR (Pastoral da Juventude Rural) e PJMP (Pastoral da Juventude do Meio popular) de São Miguel do Oeste, que farão o lançamento da música Gerando Cidadania e Construindo Sonhos, que conta a história da Apafec.


Os grupos de dança; Pense e Dance e Dance e Balance farão exibições, o palco também estará livre para apresentações de Artistas da Terra e da região. As apresentações culturais têm por objetivo divertir e prometem ser bem legais.  

Durante a 4ª Mateada da Solidariedade a Associação Vital e a Apafec vão lançar a Ação Solidária Entre Amigos 2014 e o Projeto Troco Solidário. Os dois projetos buscam o apoio e a solidariedade da população fraiburguense para a manutenção e ampliação dos projetos esportivos e sociais realizados pelas instituições. Haverá distribuição de brindes, traga à cuia e a bomba a erva-mate e a água são por conta da Erva Mate Viola de Ouro.

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Espaços para Esporte e Lazer Comunitário em Fraiburgo e seus benefícios para a saúde!

Vista panorâmica de Fraiburgo
Em fevereiro de 2012, através dessa coluna promovemos o debater sobre a necessidade de ter espaços para se praticar esporte, cultura e lazer comunitário em Fraiburgo. É importante lembrar que esporte e lazer são direitos sociais, previstos no artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Para continuar esse importante debate, reeditaremos alguns tópicos da coluna de então.

Espaços
O bairro São Miguel, é o maior de Fraiburgo em termos populacionais, atualmente tem pouquíssimos espaços para as crianças, adolescentes, jovens e adultos praticarem esporte e terem lazer. No bairro não tem campo de futebol, parquinho, local para caminhada...

Porém, este bairro é dotado de espaços físicos excelentes (na minha avaliação) para áreas de lazer e esportes, basta a atual administração se atendar para isso. Outros bairros têm espaços nobres para a pratica desse tipo de esporte e lazer, menciono dois: no bairro Jardim América tem a Praça do Capão das Araucárias e no bairro Liberada tem a Praça Otílio Andrade.
 
Vista panorâmica bairro São Miguel

Melhorias
Já passou da hora dos gestores públicos, melhorarem e criarem espaços nos bairros citados, com ações pontuais e de baixíssimos investimentos, pelo custo beneficio que trarão de forma direta aos moradores desses bairros porque não a toda a comunidade fraiburguense. 

Benefícios
Sendo criados e melhorados os espaços referidos, seriam garantidos mais três espaços para a realização de corridas e caminhadas, somente com esses dois exercícios físicos são gerados os seguintes benefícios:
Diminui as taxas do mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL);
Fortalece ossos prevenindo osteoporose;
Ajuda a controlar o estresse (stress);
Torna o sono mais agradável;
Diminui a ansiedade.


Além dos benefícios citados acima, o organismo fica mais bem condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por consequência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão.E por fim diminuirá os investimentos em a saúde publica.  

Promover melhorias, e construir espaços comunitário para pratica de esporte, cultura e lazer comunitário nos locais citados e em outros bairros do município, é investir no bem estar da comunidade fraiburguense, além disso, é promover mudanças substanciais no esporte, no lazer e na cultura comunitária. Pensem nisso senhores gestores!

Convite para 4ª Mateada da Solidariedade!

Convidamos a comunidade em geral para a 4ª Mateada da Solidariedade a realizar-se no próximo sábado dia 07/06/14, das 9h30min às 12h30min, no Terminal Urbano de Fraiburgo. Convidamos também os Artistas da Terra que queiram se apresentar.  



















A 4ª Mateada da Solidariedade terá as seguintes atrações:
  • Cantante Popular Pedro Pinheiro de São Miguel do Oeste;
  • Distribuição de diversos brindes;Lançamento da Ação Solidária Entre Amigos 2014;
  • Lançamento da música: Gerando Cidadania e Construindo Sonhos;
  • Lançamento do Projeto Troco Solidário;
  • Músicos da Terra.

Traga a cuia e a bomba! A Erva e a Água são por conta da Erva Mate Viola de Ouro!

Desde já a coordenação da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação Popular) agradecem a presença de todos!

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate