A Organização das
Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1964, divulgou o
documento “Manifesto Mundial do Esporte” que conceituou e dividiu o esporte em
três grandes áreas: Esporte na escola, Esporte de Participação e Esporte de Alto
Rendimento.
O Esporte de
Participação (ou comunitário) deve ir além da prática sadia e prazerosa, ele serve para
desenvolver o senso crítico, a criatividade e as competências nas e das
pessoas, ou seja, contribui na formação integral de crianças, adolescentes,
jovens e adultos. O esporte em geral influencia na aprendizagem equilibrada, a
dar dimensão do corpo à criança, desenvolvimento das capacidades psíquica,
afetiva e social.
A autonomia é um dos
valores a serem trabalhados com o esporte, porém para isso, se faz necessário
compreendermos a prática esportiva como ação emancipatória para a formação de
cidadãos ativos, críticos e criativos.
Para que o esporte
cumpra sua função social, é necessário que os gestores públicos criem as
condições mínimas para se garantir a participação de todos, gerando
possibilidades e oportunidades para que as crianças, adolescentes, jovens e
adultos tenham acesso à prática esportiva. Respeitando à diversidade, levando
em consideração as diferenças de etnia, gênero, biótipo, além de repertórios e
habilidades.
Para se praticar o esporte
de participação, é necessário, locais e espaços apropriados, estes só serão construídos
a partir da mobilização e organização das pessoas e de entidades realmente
comprometidas com o esporte em Fraiburgo.
Por isso, a
Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação
e Cultura Popular – Apafec, promovem no domingo 08/06, às 9h45min no Dojô
Cidadão do Futuro – bairro São Miguel, encontro para organizar e fortalecer a
Campanha para a Construção de Praça de Esporte, Cultura e Lazer no bairro São
Miguel (lançada em 04/05), com quadra de areia para futebol e vôlei, parquinho,
pista de skate/patins/bicicleta e concha acústica, a comunidade em geral está
convidada para participar.