Página Correio Esportes

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A glória, a tragédia e o velho Chapecó

Jogo mais importante da história do clube. Último minuto da semifinal do torneio continental. É um clube modesto, que heroicamente sobe, em seis anos, da quarta para a primeira divisão nacional. De repente, tem à frente um gigante argentino, recentemente campeão da América, time do Papa. Mas o clube modesto tem seu dia heroico. Bravamente, segura o empate que garante a passagem à inédita e grandiosa final do torneio continental. Bravamente, segura o empate até o último minuto.
Último minuto. O gigante argentino cruza a bola na área. A bola é rebatida. Sobra, limpa, para um jogador argentino, frente à frente com o goleiro. Todo o estádio se cala. No último minuto do jogo mais importante da história do clube, aquele segundo parece eterno. O jogador argentino arma o chute fatal. Talvez dois ou três metros entre a bola e o gigantesco gol à frente: gol de mais de sete metros de largura e quase dois e meio de altura. O chute vem. É o golpe fatal de Golias contra Davi.
Mas não. Não neste dia sublime. Num movimento magistral, o goleiro do modesto clube sacramenta em glórias aquele dia destinado a ser heroico. Uma perna esticada. A bola, que parecia certeira em direção ao gol imenso, explode na perna direita esticada do goleiro-herói. É o dia de maior alegria nos 43 anos de vida daquele modesto clube – que jamais havia sido tão gigante.
Há uma lenda antiquíssima que tenta retratar o profundo mistério da vida. Conta-se que havia um povoado em que muito do trabalho necessário era realizado por cavalos. Um já idoso senhor possuía o mais belo e forte cavalo do povoado. O cavalo, entretanto, certo dia fugiu.
Todos ficaram perplexos e, repletos de piedade, dirigiam-se ao velho com palavras de pesar, ao que o senhor respondia: “Por que falam assim? O cavalo se foi, mas como podemos dizer se isso é bom ou ruim? Deixemos que o tempo nos traga suas respostas”.
No dia seguinte, o cavalo retornou trazendo consigo sete outros cavalos. O povoado encheu-se de alegria e resolveu celebrar. “O velho estava certo”, diziam. “A fuga do cavalo era o melhor que poderia ter acontecido!” Mas o ancião era o único que se mantinha sereno. “Chegaram aqui sete novos cavalos. Mas como poderemos afirmar se isso é motivo para comemorações? Deixemos que o tempo nos traga suas respostas”.
Mais um dia se passou e, numa cavalgada, um dos novos cavalos derrubou o filho do velho, quebrando sua perna. “Velho sábio”, todos pensaram. “Ele sabia que esses novos cavalos não trariam coisa boa ao povoado, e eis o resultado”. Mas o velho se mantinha tranquilo. A perna quebrada de seu filho seria de fato motivo de lamentação? Somente o tempo traria suas respostas.
No dia seguinte, chefes do exército vieram ao povoado recrutar soldados. Como o filho do sábio ancião estava com a perna quebrada, foi poupado da guerra. O povo surpreendeu-se novamente. Mas o velho mantinha sua postura. O velho sempre mantinha sua postura. A história, do velho e de cada um de nós, prossegue indefinidamente. A sabedoria de vida suprema do ancião estava em saber que nada poderia saber sobre a vida. A sabedoria suprema do ancião estava em saber que a sabedoria está apenas no tempo – e o tempo sempre seguirá seu curso, contará suas histórias e trará suas respostas.
A heroica perna esticada no último minuto do jogo histórico. O juiz apita o fim da partida. O modesto clube tem a maior glória de seus 43 anos de vida. Está na final do torneio continental.
O tempo traz, contudo, suas respostas. O tempo traz suas respostas mesmo quando nós não sabemos qual era a pergunta. Cai na Colômbia o avião que transportava os jogadores e a comissão técnica para a tão esperada final do torneio continental, contra aquele que é, hoje, o melhor time das Américas. Não entendemos as tramas misteriosas da vida. Nunca conseguimos de fato entender, por mais que tanto queiramos. Nos desesperamos a cada dia em que percebemos que não estamos no controle da nossa própria história. Nos desesperamos a cada dia em que a vida escancara diante da nossa cara atônita que não temos a menor ideia, de fato, sobre o que é bom e o que é mau.
Dias de grandes tragédias escancaram nossa pequenez. Contentamo-nos com nossas pequenas vitórias sem termos a menor ideia se são, de fato, gloriosas. Desesperamo-nos com nossas pequenas derrotas sem saber as bênçãos que a vida pode esconder no aparentemente trágico. Seguimos como os habitantes comuns do antigo povoado: rindo e chorando diante de cada acontecimento em nossas vidas, como se soubéssemos que são motivos para choro ou para riso. Mas não sabemos. Nunca soubemos.
Mas talvez viva, em Medellin ou em Chapecó, um sábio ancião. Um ancião que sabe que nada pode saber. Um velho que sabe que uma perna quebrada não necessariamente é trágica e que uma heroica perna esticada não necessariamente é gloriosa. E que talvez, com seus olhos sábios, consiga ver ainda além.
Gosto de imaginar o velho se levantando nas primeiras horas da manhã e preparando, em silêncio, seu café. Um vizinho vem, com os olhos fundos de tristeza, e lhe conta a notícia da madrugada. O velho se entristece também. Mas, em seu coração, mantém a serenidade. Porque sabe que pernas esticadas não necessariamente são gloriosas e pernas quebradas não necessariamente são tristes. Porque sabe: só o tempo pode dar a verdadeira dimensão das nossas vitórias e das nossas derrotas. E, acima de tudo, sabe: mesmo a mais aparentemente insuportável dor das grandes perdas e das grandes tragédias talvez seja apenas um pequeno momento na infindável trama da existência. Apenas um pequenino momento que nossos pequeninos olhos podem ver. Nas imensas profundezas do seu coração, o velho sabe: a história continua. Sempre continuará. E o tempo continuará nos trazendo suas respostas.
Talvez viva, em Medellin ou em Chapecó, um velho.


Por Bruno Amabile Bracco – Defensor público, mestre e doutor em Criminologia pela USP e autor dos livros “Carl Jung e o Direito Penal” e “A Gnose de Sofia”.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Seguem abertas as matrículas dos cursos de informática da Apafec



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Infinita tristeza. #ForçaChape

“Com o coração em pedaços pela tragédia envolvendo o grupo da Chapecoense. Todo o carinho para as famílias que perderam seus filhos e para a cidade de Chapecó, que hoje vive tamanha dor”.

Elaine Tavares

Foto do time da Chapecoense: Reprodução/Twitter.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

A região está desolada. #ForçaChape

Hoje o Oeste e Extremo-oeste Catarinense amanhecem com o sentimento de tristeza pela morte de 76 pessoas confirmadas até o momento, no terrível acidente de avião registrado na noite de ontem, após decolagem em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros e 9 tripulantes.
Entre as pessoas, o avião transportava a delegação do time da Chapecoense, de Chapecó/SC, para Medellín, na Colômbia. O time disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã, quarta-feira, dia 30.
O Brasil e o mundo todo prestam solidariedade para cada família. Sabemos que muitos trabalhadores e trabalhadoras perderam a vida nesse trágico acidente. Muitas dessas famílias, ainda estão aguardando notícias e nossa tarefa neste momento, é atribuir amparo e aguardar as novas informações.
A região está desolada. Não há como dizer 'bom dia', diante de tamanha dor.


Fonte: Portal Desacato

Foto do time da Chapecoense: Reprodução/Twitter.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

domingo, 27 de novembro de 2016

As três organizações sociais que promoveram o 2º Bingão e Pastelada da Solidariedade apresentam resultados

As três entidades promotoras do 2º Bingão e Pastelada da Solidariedade, apresentam e agradecem a comunidade Fraiburguense e Regional pelos excelentes resultados obtidos com o evento. Confira abaixo quadro demonstrativo com os resultados:


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Imperdível Jogo da Superliga de Vôlei a Transmannus leva você e seus amigos

A Transmannus Viagens e Turismo e o Blog Esportes em Debates levam você e seus amigos para assistir o grande jogo de vôlei entre Rio do Sul e Rexona/Sesc nesta sexta-feira 02/12 na cidade de Lages! Em vans executivas de 15 lugares, com wi-fi, dvd, bancos reclináveis, seguro passageiros com todo o conforto e segurança. Reserve já sua vaga! Os contatos podem ser feitos pelos fones: (49) 99121-1212, 99158-5848, 99931-6598 e 99111-6453.


Leia também:

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Maior espaço para realização de eventos esportivos de Fraiburgo será interditado

Segundo informações do Blog Opinião, o Centro de Eventos Prefeito Sebastião Andrade dos Santos, a partir da próxima segunda-feira (28/11) será interditado. Os motivos apontados são às rachaduras na estrutura do prédio e nas paredes. A interdição é uma maneira de prevenção imediata, até que um laudo técnico dos engenheiros civil, mecânico e elétrico aprovem do uso da obra.
A Defesa Civil de Fraiburgo acredita que a liberação do espaço possa levar um bom tempo, estimam-se aproximadamente dois anos. O que não dá para entender é que uma obra que custou milhões de reais dos contribuintes, o qual tem recebido públicos expressivos em eventos organizados no local, e que não tem muitos anos de uso, esteja nessa situação ao ponto de ser interditado. Será que isso ocorreu por o Centro de Eventos Prefeito Sebastião Andrade dos Santos foi construindo sobre um banhado?

Fotos: Agnaldo Silva - disponibilizada em sua página pessoal no Facebook.







Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Jogo de Vôlei da Superliga Feminina acontece em Lages no dia 2 de dezembro

O valor do ingresso antecipado é de R$ 25,00 e na hora, R$ 30,00. Meia-entrada somente na hora.  
Local da partida em Lages 
Lages sediará na próxima sexta-feira (02/12) um jogo da Superliga Feminina de Vôlei, a partida acontecerá no Ginásio Jones Minosso se enfrentaram a equipe do Rio do Sul e Rexona-Ades-Rio de Janeiro (RJ), atual campeão da Superliga, comandado pelo técnico multi campeão Bernardinho.
O jogo está marcado para as 20h15min, local que comporta até 4.500 torcedores. O valor do ingresso antecipado é de R$ 25 e na hora, R$ 30. Meia-entrada somente na hora.
Comissão técnica e jogadoras do Rexona/Sesc temporada 2016/17  
O Rexona-Sesc manteve para Superliga 16/17 a mesma base da equipe campeã da última edição. Do time titular seguem no grupo comandado pelo treinador Bernardinho, a levantadora Roberta, a oposta Monique, as centrais Carol e Juciely, a ponteira Gabi e a líbero Fabi. Na busca pelo 12º título da competição, o time carioca se reforçou com a ponteira holandesa Anne Buijs que foi um dos destaques das europeias na campanha que culminou com o quarto lugar nos Jogos Olímpicos do Rio. Também chegaram à equipe a experiente levantadora Camilla Adão, a oposta Helô, a líbero Vitória e a central Stephanie.
Comissão técnica e jogadoras do Rio do Sul temporada 2016/17 
O Rio do Sul aparece reformulado para a temporada 2016/2017. Depois de ser um dos destaques da temporada passada ao conquistar vitórias marcantes diante da torcida catarinense, o time do Rio do Sul contratou um novo treinador, Fernando Bonatto. A líbero argentina Tatiana Rizzo, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio, e a ponteira Juliana Paz renovaram para a essa temporada. A oposta Natiele e a ponteira Kasiely retornam para o time catarinense que ainda se reforçou com nomes como a central Dani Suco e a levantadora Carol Leite.
A Transmannus e o Blog Esportes em Debates levam você e seus amigos para assistir esse grande jogo! Em vans executivas de 15 lugares, com wi-fi, dvd, bancos reclináveis, seguro passageiros com todo o conforto e segurança. 
Agende já sua vaga! Os contatos podem ser feitos pelos fones: (49) 9-9121-1212, 9-9158-5848, 9-9931-6598 e 9-9111-6453. 

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate