Página Correio Esportes

quarta-feira, 6 de março de 2019

Na Alesc, Apafec recebe reconhecimento durante a Sessão Especial da Campanha da Fraternidade 2019

A Sessão Especial da Campanha da Fraternidade 2019, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” acontece na segunda-feira 11 de março, às 19h00min no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis/SC, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - ALESC.
Com o objetivo de homenagear e reconhecer pessoas, entidades e organizações que são referências em Políticas Públicas, fortalecendo a cidadania e o bem comum, durante o evento serão entregues honrarias.
A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), será uma das entidades agraciadas com a honraria, pelo trabalho em prol do direito, justiça, e inclusão social, a partir do esporte, da cultura e da educação e organização popular.
Há mais de uma década o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) é propositor da Sessão Especial da Campanha da Fraternidade.
“No contexto de repressão e de retirada de direitos que vivemos, atividades solenes, discursivas e reflexivas como essa, e o recebimento de honraria com foco em Políticas Públicas são muito importantes para enfrentar o atual governo, isso nos motiva a seguir lutando para a construção da cidadania plena e libertadora em Fraiburgo e na Região do Contestado, comenta Emerson Souza um dos fundadores da Apafec.

Fonte: Apafec
Publicidade/BED
Esse projeto tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates 
08 anos fazendo Comunicação e Esportes em Coletivo!

segunda-feira, 4 de março de 2019

Unesco inclui acervos de Paulo Freire, Nise da Silveira e Carlos Gomes em Projeto Global de Conservação

Três acervos do Brasil foram aprovados para fazer parte do registro internacional do programa Memória do Mundo da UNESCO. São eles: o Arquivo Pessoal de Nise da Silveira, a Coleção Educador Paulo Freire e Antonio Carlos Gomes: compositor de dois mundos. Projeto da agência da ONU visa preservar e divulgar patrimônio documental de diferentes partes do mundo.
“Todas as submissões brasileiras foram aceitas. Isso deve ser um motivo de orgulho para o país. Agora, o Brasil tem dez acervos inscritos no registro internacional”, comemora Adauto Soares, coordenador do setor de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil. Entre os documentos brasileiros previamente inscritos no cadastro mundial, estão a Rede de Informação e Contrainformação do Regime Militar no Brasil e o Arquivo arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Paulo Freire, Nise da Silveira e Carlos Gomes 
A iniciativa Memória do Mundo se divide em três níveis — global, regional e nacional. Atualmente, o registro internacional conta com 427 documentos e coleções de todos os continentes.
A inclusão no projeto dos três acervos brasileiros foi decidida ao final de outubro, durante encontrou que reuniu em Paris, na sede da agência da ONU, os integrantes do comitê consultivo responsável pelo projeto Memória do Mundo. Outras 75 coleções de diferentes países foram incluídas no programa.

Conheça os acervos brasileiros selecionados:
O Arquivo Pessoal de Nise da Silveira foi proposto pela Sociedade de Amigos do Museu do Inconsciente, no Rio de Janeiro, onde o acervo está disponível para visitação. A indicação garante a preservação dos ensinamentos da renomada psiquiatra brasileira que, por meio de cartas trocadas com Carl Jung, deu abertura para a entrada da psicologia jungiana na América Latina. Para saber mais sobre esse arquivo, assista ao vídeo produzido pela UNESCO no Brasil.
O título internacional vem dar ainda mais destaque ao arquivo de Nise da Silveira que já estava inscrito no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo (MoW Brasil) desde 2014, assim como no Registro Regional da América Latina e do Caribe do Programa Memória do Mundo (MoW LAC), desde 2015.
O acervo Antonio Carlos Gomes: compositor de dois mundos conta com vários documentos produzidos pelo famoso compositor de ópera brasileiro, o primeiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala, na Itália. O Museo do Teatro italiano participou da proposta dessa submissão, ao lado de diversas instituições brasileiras, configurando uma inscrição binacional Brasil-Itália. As instituições brasileiras participantes da proposta são o Arquivo Nacional (AN); a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Fundação Biblioteca Nacional (FBN); o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); o Museu Carlos Gomes do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA); o Museu Histórico Nacional (MHN); o Museu Imperial (MI); e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).
O último acervo brasileiro incluído no registro internacional é a Coleção Educador Paulo Freire, proposta por Ana Maria Araújo Freire e pelo Instituto Paulo Freire. A coleção eterniza os pensamentos de Paulo Freire, um dos educadores de maior renome da história do Brasil. Criador da pedagogia crítica e nomeado Patrono da Educação Brasileira pela lei 12.612 de 13 de abril de 2012. O acervo se encontra disponível para visitação no Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Os documentos já haviam sido inscritos no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo (MoW Brasil), em 2014, e no Registro Regional da América Latina e do Caribe do Programa Memória do Mundo (MoW LAC), em 2015.
Clique aqui para saber mais sobre outros acervos brasileiros inscritos (em inglês) no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo.

Publicidade/BED
Esse projeto tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates 
08 anos fazendo Comunicação e Esportes em Coletivo!

Gashuku 2019 sucesso absoluto!

Gabriel Alves de Lebon Régis
No período de 28 de fevereiro a 02 de março, Fraiburgo sediou mais uma edição do Gashuku de Carnaval de Karatê-dô. A coordenação do evento, foi do Shihan Paulo Miguel da Mota Junior – 7º.Dan – presidente da Organização Sulamericana do Estilo Hayashi-ha Shito Ryu.
Participaram estudantes com idades a partir dos 5 (cinco anos), das cidades de Fraiburgo, Ibiam, Lebon Régis, Santa Cecília, Tangará e Videira. Os investimentos foram na ordem dos R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), com os recursos próprios e de alguns apoiadores/colaboradores do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e foram investidos em hospedagem, alimentação, transporte, cursos técnicos e exames de faixa.
No Gashuku 2019, foram realizadas as seguintes atividades: 04 (quatro) cursos técnicos, 02 (dois) exames de faixa (Dojô Pablo Henrique do Nascimento e Cidadão do Futuro) e para finalizar no sábado a tarde foi realizado um jogo de futebol suíço de confraternização dos participantes no Gashuku. A disciplina, educação e o respeito, pilares filosóficos dos estudos do Karatê-dô, foram enfatizados pelo Shihan Paulo Mota em todas as atividades desenvolvidas.
Exame de faixa no Dojô Pablo Henrique do Nascimento 
“A participação no Gashuku foi inspiradora, para as demais atividades do ano e demonstra a vontade de estagiar na Sede Nacional da Hayashi-ha na cidade de Jaboticabal / SP”, comenta a estudante Laura de Paula Alt, faixa marrom 1º. Kyu.
Luiz Coelho, parabeniza a todos e todas que de uma forma ou outra participaram ou colaboraram para a realização do Gashuku 2019, ainda segundo o educador marcial, eventos de intercâmbio como este, fazem com que o Karatê-dô fraiburguense e da Região do Contestado se desenvolva dentro e fora do Tatame.

Fonte:

Comunicação Karatê-dô fraiburguense
Contato: karatefraiburguense2018@gmail.com
Publicidade/BED

Essa instituição tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates 
08 anos fazendo Comunicação e Esportes em Coletivo!

Veja as fotos do Exame de Faixa no Dojô Cidadão do Futuro

Aconteceu no sábado 02 de março, exame de faixa no Dojô Cidadão do Futuro, aproximadamente 40 karatecas de Fraiburgo, Ibiam, Lebon Régis, Santa Cecília, Tangará e Videira participaram. O exame fez parte da programação do Gashuku 2019 que aconteceu em Fraiburgo desde o dia 28 de fevereiro.
Clique no link abaixo e confira as fotos do exame de faixas: www.facebook.com/pg/blogesportesemdebate/photos

Fonte:
Comunicação Karatê-dô fraiburguense

Publicidade/BED
Essa instituição tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates 
08 anos fazendo Comunicação e Esportes em Coletivo!

Veja as fotos do Exame de Faixa no Dojô Pablo Henrique do Nascimento

Aconteceu na sexta-feira 01 de março, exame de faixa no Dojô Pablo Henrique do Nascimento, aproximadamente 40 karatecas participaram. O exame fez parte da programação do Gashuku 2019 que aconteceu em Fraiburgo desde o dia 28 de fevereiro.
Clique no link abaixo e confira as fotos do exame de faixas: www.facebook.com/pg/blogesportesemdebate/photos


Fonte:
Comunicação Karatê-dô fraiburguense

Publicidade/BED
Essa iniciativa tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates 
08 anos fazendo Comunicação e Esportes em Coletivo!