Página Correio Esportes

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Xadrez Fraiburguense encerra ano com título geral na 10ª Etapa do Circuito Regional

A equipe da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo obteve mais uma excelente conquista, fechando assim o ano com chave de ouro, foi campeã na 10ª etapa do 19º Circuito Regional Oeste realizada em Lacerdópolis. A equipe foi composta por 19 alunos acompanhados pelo professor Pena (Juliano Zonta).
Equipe Fraiburguense que da 10ª Etapa em Lacerdópolis  - foto ACXF 
Durante o ano, a equipe da Associação Fraiburgo foi campeã geral em 6 etapas das 10 realizadas, sendo:
🏆Campeões gerais 1ª etapa em Seara;
🏆Campeões gerais 3ª etapa em Itá;
🏆Campeões gerais 4ª etapa em Fraiburgo;
🏆Campeões gerais 7ª etapa em Monte Carlo;
🏆Campeões gerais 9ª etapa em Concórdia;
🏆Campeões gerais 10ª etapa em Lacerdópolis.
“Estamos muito felizes com essas conquistas em 2019. Esse circuito completou 19 anos de existência, foi e continua sendo essencial para evolução e treino dos nossos estudantes Fraiburguenses, assim como a evolução do xadrez em toda região. Agradeço a Deus, a minha família, aos pais, estudantes e também todos os empresários/patrocinadores que estão apoiando a equipe da Associação Fraiburgo esse ano, os resultados obtidos são de todos”, explica o professor Pena.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

MEMÓRIA E CULTURA!

Por Elaine Tavares*
A história vista pelos olhos da população trabalhadora. O Contestado. Batalha épica dos pequenos produtores, posseiros, contra o latifúndio, o estado e as multinacionais. Um povo inteiro em armas defendendo seu direito legítimo de morar e viver em paz. Essa é uma história que os catarinenses precisam conhecer.
E desde as Terras Contestadas, que até hoje guardam o sangue do massacre, seguem brotando as vozes que ousam dizer da vida dos pequenos, dos empobrecidos, dos condenados da terra.
Toda essa saga será relembrada nesse dia 10 de dezembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com a presença de quem estuda esse momento da vida catarinense, que é o professor Paulo Pinheiro Machado, outro que vive e caminha com as gentes que seguem em luta, o educador popular Jilson Carlos Souza, e outro que desde as entranhas de sua alma sente a força telúrica desse povo, que é o seu povo, e faz poesia e canções, Pedro Pinheiro.
Os três, cada um com seu olhar, contarão da resistência e da batalha cotidiana pela vida na região do Contestado, a qual agora alguns políticos e empresários querem ver apagada. É tempo de conhecer a história, de cantar a luta e de lutar com os trabalhadores que seguem buscando vida plena.
No dia 10 de dezembro, 19h00, na Alesc, venha ouvir sobre o Contestado e prestigiar o lançamento do CD "Um outro olhar do sul", do trovador Pedro Pinheiro. Será um momento único.

*Elaine Tavares. Jornalista. Humana, demasiado humana. Filha de Abya Yala, domadora de palavras, construtora de mundos, irmã do vento, da lua, do sol, das flores.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Pesquisador da UEL, apresenta documentário “Contestado Memória e Esperança” e denúncia destruição do nome Vale do Contestado

À convite do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus de Fraiburgo, da Escola de Educação e Organização Popular do Contestado e do Fórum Regional em Defesa da Civilização e Cultura Cabocla, esteve nos dias 02 e 03 de dezembro, na Região do Vale do Contestado, o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Nilson Cesar Fraga.
Estudantes e professores/as da Escola 30 de Outubro
Fraga, iniciou a gira pelo Vale do Contestado na segunda-feira 02 de dezembro, pelo município de Tangará, na oportunidade foi apresentado o Documentário Contestado Memória e Esperança, para professoras/es da Rede Municipal de Ensino, seguido de um amplo debate, o evento aconteceu no Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto (CETA), e contou com a presença de mais 35 educadores/as.
Professores/as da Rede Municipal de Ensino de Tangará/SC 
Ainda na segunda-feira, aconteceu no auditório do IFC Campus Fraiburgo, mais uma edição do IFC Debates, estiveram presentes estudantes, professores/as, lideranças culturais, políticas, sindicais e sociais de Fraiburgo, Videira, Rio das Antas, Salto Veloso e Timbó Grande.
Durante o IFC Debate, também foi lançado o documentário em seguida realizado um profundo debate sobre a mudança do nome do Vale do Contestado, conduzido pelo Professor Nilson César Fraga e pela professora Caroline Fin.
Já na manhã da terça-feira 03 de dezembro, o lançamento do Documentário da UEL, aconteceu na Escola 30 de Outubro, localizada no Assentamento Rio dos Patos, no interior de Trombudo do Contestado (Lebon Régis), antes o professor Nilson foi entrevistado pelo setor de jornalismos da Rádio Fraiburgo.  
Entrevista a Flávio Furtado - Foto Radio Fraiburgo
Durante as três apresentações do documentário, os participantes ficaram estarrecidos/as ao saber que querem destruir a história do Contestado, retirando o nome de Vale do Contestado da Região.
A indignação e manifestações das pessoas presentes nos três eventos, dão a certeza que o Vale do Contestado não está morto, pois a resistência é uma das principais marcas da Civilização Cabocla!
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!