Página Correio Esportes

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O Karatê-dô e o desenvolvimento das crianças

Foto de divulgação
Por Luiz Coelho
A evolução do ser humano pode ser dividida nas seguintes fases: pré-natal, recém-nascido, primeira infância, segunda infância, meninice, puberdade, adolescência, maturidade e velhice.
No período da meninice, a criança está na fase das operações concretas, o seu raciocínio só é possível em relação aos objetos que possa ver e pegar. Período que começa com a entrada na escola e termina com o início da puberdade. Um dos mais fortes desejos nesta fase, é de sentir-se competente na aprendizagem e na realização de inúmeras habilidades.
Nesta época, menino e meninas separam-se, seus interesses são diferentes. Meninos preferem brinquedos mais ativos e meninas brinquedos mais sedentários. Nessa fase, a criança continua a ter grande respeito pela autoridade e conforma-se à ordem social, esperando sempre receber aprovação em seus atos. Particularmente nesta fase predisposta a desenvolver habilidades a criança busca no Karatê-dô uma forma de autoafirmação e aprovação perante a sociedade. A criança corrige maus hábitos principalmente pela observação de como são valorizados os bons hábitos em outras crianças.
O desenvolvimento de habilidades motoras também acelera-se nesta fase. A agilidade e a flexibilidade são maiores neste período facilitando o correto aprendizado dos movimentos. A formação da criança, seus hábitos e atitudes, sua personalidade são produtos da hereditariedade e do meio. Uma academia de Karatê-dô nesta fase pode ser determinante para a formação do cidadão.
Todos os hábitos cultivados dentro da academia, como o respeito, preservação da integridade, disciplina, etc., são levados como molde para a vida diária.
______

Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.

Obs.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Publicado originalmente no JORNAL CABOCLO.
Publicidade/ Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates

Siga o blog nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.