Por Luiz Coelho
No Oriente, o
Karatê-dô é disciplina obrigatória em escolas e universidades de alguns países,
como forma de transmitir um legado cultural e de comportamento perante a
sociedade. Na prática, física e filosófica, correta e consciente do Karatê-dô,
desde o início do aprendizado, se obtêm noções de respeito e disciplina interna
que o praticante leva para o cotidiano.
No Karatê-dô, a
convivência cria uma relação de harmonia entre os praticantes da arte, onde
todos passam pela posição de líder e liderado. Nessas situações a criança é
levada a compreender que não existem diferenças entre ela e um colega,
independentemente de sua graduação. Humildemente, um precisa do outro. O
treino, simulando situações de ataque e defesa, provoca o crescimento conjunto
dos praticantes.
O Karatê-dô
fortalece moralmente e emocionalmente o praticante. A busca da perfeição
durante a execução das técnicas de Karatê-dô leva a uma busca da perfeição na
realização de outras atividades no dia-a-dia da criança. Assim, hábitos e
atitudes desenvolvidas são levadas como modelo de comportamento em casa, na
escola e no meio social.
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Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.
Obs.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Publicado originalmente no JORNAL CABOCLO.
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