Página Correio Esportes

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Classificação Esportiva


Sempre que falamos, escrevemos ou trabalhamos com algo precisamos conhecer/saber os conceitos principais sobre o assunto. No caso do esporte não é diferente, por isso, resolvi escrever sobre uma das formas de classificar o esporte. Segundo especialistas o esporte amador, divide-se em esporte comunitário/social, esporte escolar, esporte para a saúde e esporte de rendimento. De forma concisa, conceituarei cada um deles:

Esporte comunitário/social: É o canal de socialização, de resgate e promoção da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos, podem ser financiados e executados por instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas. A prática regular desse tipo esporte apresenta benefícios claros, na formação integral e da personalidade dos seus praticantes. Podem ser utilizadas todas as modalidades esportivas como meio para a execução dessa classificação do esporte, desde o atletismo, passando por modalidades coletivas até outras individuais. O Esporte comunitário/social tem como finalidade primeira, garantir acesso ao esporte como direito social. Outra possibilidade é formar atletas, para as equipes de rendimento amadoras dos municípios e quem sabe até para equipes profissionais.   

Esporte Escolar: Focalizado na escola, tem por finalidade democratizar e gerar cultura do movimento corporal e de expressão do indivíduo, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Este esporte deve proporcionar aos estudantes a vivência e fundamentos nas diferentes modalidades, formando assim estudantes/atletas para as equipes que representarão a escola em competições municipais, e em outros níveis, além de  retroalimentar as equipes de rendimento do município.

Esporte para a saúde e lazer: Baseia-se nos princípios do prazer lúdico, servem para o desenvolvimento pessoal e para a qualidade de vida, pode ser praticados por crianças, adolescentes, jovens, adultos, indivíduos da terceira idade, portadores de necessidades especiais, homens, mulheres. Essas manifestações esportivas ocorrem em espaços como praças, ginásios, pista de caminhada/corrida entre outros equipamentos esportivos públicos e de qualidade.

Esporte de Rendimento: Traz consigo os propósitos de êxitos e a vitória sobre os adversários. As diferentes modalidades esportivas estão ligadas a instituições (ligas, federações, confederações, comitês olímpicos) que organizam as competições locais, nacionais ou internacionais. É praticado pelos talentos esportivos, tendência que marca o seu caráter antidemocrático.


Conclusão
Para ter “talentos esportivos” para as equipes de rendimentos de um município se faz necessário, bons investimentos nas três primeiras classificações citadas, além disso, políticas públicas claras e objetivas que promovam o diálogo e a relação direta entre as 04 classificações esportivas citadas e as entidades e empresas que fazem esporte amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.