Página Correio Esportes

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Abuso: vídeo mostra PM agredindo torcedora do Coritiba


Uma das piores coisas do mundo contemporâneo é o maniqueísmo que define os rumos da opinião pública. Ele forja expressões como "bandido bom é bandido morto", "pobre é ignorante" e "torcida organizada é antro de vagabundo", expressões que só fariam sentido se a realidade em nosso país (e por que não em nosso mundo?) fosse simplória.

Bem, escrevo isso para comentar o vídeo absurdo que mostra policiais militares agredindo uma menina de 18 anos antes da partida entre Vasco da Gama e Curitiba. Ela participava de pasmem uma manifestação batizada de "Caminhada pela paz" em homenagem a torcedores mortos recentemente. Parte da agressão foi filmada por uma torcedora e postada no Youtube.


A denuncia ganhou eco no G1 em reportagem de Fernando Castro. No vídeo é possível ver um policial batendo a cabeça da jovem contra um portão de ferro. Segundo relato da fotógrafa Ana Paula Ribeiro ao G1, os policiais chutavam pessoas que andavam devagar e ficaram incomodados com a presença de câmeras. A torcedora agredida pretende levar o caso à justiça. Vejam o vídeo abaixo e tirem suas próprias conclusões:

Prática comum
Devo ressaltar que esse tipo de postura de agentes do poder público (pagos para proteger e não agredir ou ameaçar está longe de ser algo raro). Quem frequenta estádios pelo Brasil já deve ter percebido que o torcedor organizado ou não está longe de receber tratamento vip.  Não estou dizendo que membros de torcidas organizadas são anjinhos ou que policiais militares são demônios... Apenas reitero que a situação é mais complexa do que parece. Fica o convite para reflexão.

Fonte:


Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.