Página Correio Esportes

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Significado do dia 20 de novembro!


O Dia da Consciência Negra é um dia muito importante para nós brasileiros, pois é um dia dedicado à reflexão acerca da importância da cultura e do povo africano na sociedade brasileira. Nesse dia nos lembramos que os negros colaboraram muito na história do Brasil, seja nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos ou culturais. Por isso devemos valorizar essa cultura, esse povo que tanto sofreu e que faz parte da história do nosso país.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro no Brasil, essa data foi escolhida em homenagem ao Zumbi dos Palmares que foi assassinado nesse dia, em 1695. Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, considerado um herói, pois resistiu bravamente à escravidão. Segundo pesquisadores, Zumbi nasceu em 1655 e descendia de guerreiros angolanos.



Ele foi capturado por soldados ainda menino, e entregue ao Padre Antonio Melo, de Porto Calvo, que o criou e o educou, aos 12 anos, Zumbi, que foi batizado com o nome de Francisco, já tinha uma boa noção de Português e Latim, mostrando ser muito inteligente.

Com 15 anos, Zumbi fugiu para o Quilombo e tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares, sendo o último chefe do Quilombo dos Palmares. Zumbi significa a força do espírito presente.

O quilombo foi defendido no século XVII por todos os negros e negras e em especial por Zumbi durante anos contra as expedições militares que queriam trazer os negros fugidos de volta à vida de escravidão. Zumbi lutou bravamente até a morte, seu feito foi tão memorável que em 2003 o dia 20 de novembro foi incluído no calendário escolar, assim se tornando o Dia Nacional da Consciência Negra, através da lei 10.639, e por essa mesma lei o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira se tornou obrigatório.


Embora o dia seja celebrado desde a década de 1960, só a partir de 2003, seus eventos foram ampliados. Assim todos os brasileiros saberão como foi a história da escravidão, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, assim resgatando a história de como os negros contribuíram nas áreas social, econômica e política durante a trajetória do Brasil.

Assim hoje, 20 de novembro é celebrado em todas as escolas do país, sendo considerada a semana dentro da qual o dia se encontra, Semana da Consciência Negra. Algumas entidades como, por exemplo, o Movimento Negro (conjunto dos diversos movimentos sociais afro-brasileiros) organizam palestras e eventos educativos, visando especialmente crianças negras, assim evitando que elas desenvolvam o autopreconceito, se inferiorizando perante a sociedade.


Então reflita muito nesse dia sobre o papel do povo africano na nossa sociedade e lembre-se que o preconceito nada mais é do que o medo do diferente e a falta completa de conhecimento, afinal, seja qual for a nossa cor, somos seres humanos, portanto somos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.