Página Correio Esportes

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Blogueiro/dirigente esportivo fraiburguense faz sugestão ao gestor da FME: “Abra o olho Tita”

Sapuca - blogueiro e dirigente esportivo 
Por Davi Severo filho (Sapuca)
Está acontecendo uma coisa no nosso campeonato Municipal de Futsal que é de derrubar qualquer Superintendente e quando alguns dizem que a prefeita Claudete é centralizadora e que quer saber de tudo eu dou razão pra ela.
Na FME, o Tita deu liberdade pro Dimi que pode ser um bom menino, pode vir a ser um bom gestor no futuro, mas que no momento não tem a mínima condição de ser um coordenador esportivo até pela sua falta de humildade em reconhecer os erros no regulamento não levando para discussões nos congressos técnicos.
Nosso regulamento no item dos critérios de desempate está ASSIM:
Reprodução Blog Visão Esportiva 
O correto e que é padrão na Fesporte, na Liga Catarinense e na FCFS e utilizado em tudo que é campeonato amador ou oficial no estado e inclusive na OLIZA que é referência como competição na região é o seguinte:
a) Confronto direto
b) Maior número de vitórias
c) Menor número de gols sofridos
d) Gols Average na chave
d) Saldo de gols
e) Maior Saldo de gols
f) Sorteio
Os mais desavisados poderão dizer.  Que diferença faz? E eu explico: Com o menor número de gols sofridos as equipes dependem única e exclusivamente delas, já se vem o saldo de gols antes ou o maior número de gols feitos isso das possibilidades do famoso XUNXO onde uma equipe que por estar classificada ou fora da competição deixa a outra dar uma goleada nela. Então faz muitos anos que esses critérios NÃO EXISTEM NESTAS COMPETIÇÕES.
GOLS AVERAGE: É o resultado da divisão dos gols feitos pelos gols sofridos. Alguns às vezes tiram o critério dos gols average.
Na Liga Nacional de Futsal é usado o critério de maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, cartões e por último o sorteio, porém na Liga a maioria dos jogos são televisionados ou transmitidos por inúmeras rádios o que impossibilitaria a possibilidade de maracutaia entre as equipes.

OUTRA SITUAÇÃO QUE ESTÁ NO REGULAMENTO DA NOSSA FME:
Reprodução Blog Visão Esportiva 
A Regra 07 onde fala Duração da Partida diz o seguinte: Nas categorias sub 17, sub 20 e adulto cada tempo será de 20 minutos.
Vejam só no nosso regulamento: Feminino livre, Veterano e Cinquentinha 15 minutos.  Isso é uma afronta, é desdenhar da inteligência das pessoas, Será que não sabem que até no Cinquentinha as equipes levam no mínimo 08 ou 10 atletas para poderem se revezarem e quando o técnico pensa em colocar alguns outros jogar já não dá mais tempo.
No sub 07 e no sub 09 pode ser um tempo especial de duração que até pode ser inferior, porém todos sabem que na Federação o tempo de 10 minutos é cronometrado e aqui já vi equipes onde quando o professor pensa em colocar a criança jogar já está terminando o jogo porque o cronômetro não para.   Analisando todas as equipes de sub 7 ou sub 09 tem bastante crianças,  então poderia ser tempo de 15 minutos também já que  a maioria dos professores pensam em colocar as crianças jogar sem se preocupar com o resultado do jogo.
Pra terminar e para não falarem que não adianta criticar sem apresentar sugestões, eu sempre digo que quem fala com conhecimento de causa faz crítica e quem fala sem conhecimento de causa FALA MAL, então eu até sugiro que quando tiverem alguma dúvida, que busquem informações com o professor Jilson da APAFEC ou com o Itamar da Silva ( Diabinho) que na minha opinião são umas das melhores cabeças pensantes no ramo da nossa cidade e região e que além de saberem fazer projetos que podem ser utilizados em busca de recursos para nossa FME sabem muito bem organizar tudo que é tipo de eventos.

Sobre o autor: 
Professor Sapuca é professor de educação física, técnico de futsal e futebol, organizador de eventos esportivos e um pagodeiro de primeira qualidade; o texto do educador foi publicado originalmente no Blog Visão Esportiva: para acessar o link original, clique aqui.
Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.