Página Correio Esportes

terça-feira, 20 de junho de 2017

O Futebol e a Homofobia

Richarlyson - foto de divulgação 
Richarlyson é um dos jogadores mais campeões ainda em atividade no futebol. Foram 3 brasileirões e um Mundial de Clubes pelo São Paulo, uma Libertadores pelo Atlético Mineiro e outros títulos importantes.
Apesar de ter jogado muito tempo em grandes clubes, Ricky – como costuma ser chamado – sempre sofreu discriminação por sua sexualidade. Inclusive a de seus próprios dirigentes e torcedores. E aqui não interessa se ele é mesmo gay ou não. Mas o fato de que sempre sofreu homofobia.
Quantos jogadores, supostamente héteros, se sentem abalados e desertam de grandes jogos por vaias da torcida ou pressão dos dirigentes? Não é incomum na história do futebol.
Richarlyson sofreu mesmo jogando bem. Mesmo sendo multicampeão, teve de conviver com a homofobia dos seus próprios torcedores. Ricky enfrentou desafios muito maiores de intolerância e chega aos 34 anos ainda defendendo um grande clube, o Guarani – torcedores do time protestaram ao saber que o jogador seria contratado. Protestaram por conta de sua sexualidade. Não pelo seu futebol.
Richarlyson, o futebol te deu muito. Felizmente você possui condição material melhor do que a de muitos gays no Brasil. Talvez não tenha sido agredido fisicamente, como muitos são, nem tenha sofrido algum atentado contra sua vida.
Mas sim, o Futebol te deve. Te deve pela sua dignidade, pelo reconhecimento, e por sua força. Você foi forte ao superar tudo isto num esporte que – ainda! – é muito intolerante. Richarlyson é um verdadeiro Homão da Porra.


Fonte: Sociedade Racionalista

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesedebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.