Página Correio Esportes

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Megaeventos esportivos e o legado?

Faltando poucos dias para a Copa do Mundo o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina, lança o livro "Megaeventos esportivos: suas consequências, impactos e legados para a América Latina", organizado pelo professor Paulo Capela e pela jornalista Elaine Tavares.

O trabalho, reúne as conferências e debates realizados durante a Nona Edição das Jornadas Bolivarianas, é uma reflexão profunda sobre a política e a lógica dos megaeventos que começaram a se consolidar nos anos 80, tornando o esporte uma mercadoria bastante valiosa.

A leitura é indicada para todas as pessoas que procuram ver além do senso comum incensado promovido pela grande mídia, de que os eventos são promotores de progresso e riqueza. Em certa medida, essa assertiva é uma meia verdade, porque, afinal, os megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, geram muita riqueza, mas é para um pequeno e seleto grupo de empresários.

O livro é encerrado com o texto de Eddie Cottle, Paulo Capela e André Meirinho, com uma pesquisa referente aos cartéis da construção civil que estiveram envolvidos na construção dos estádios novos e nas reformas. Uma importante contribuição que mostra, com números e casos reais quem lucra com a organização dos megaeventos esportivos. 

O livro é como uma colcha, que, a partir dos mais variados artigos e pesquisas, vai se fazendo e mostrando uma importante análise desses eventos. Muitas das consequências já se fizeram visíveis nos despejos, na destruição de comunidades inteiras, nas mortes de operários, na descaracterização das cidades. Mas, outras tantas ainda estão por vir, depois que passar toda a “festa esportiva”.

O livro é uma provocação de outra leitura dos megaeventos esportivos, com lentes claras para ver e não se juntar ao otimismo cego propalado pela grande mídia. O livro pode ser comprado pelo correio eletrônico: iela@contato.ufsc.br

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.