Página Correio Esportes

terça-feira, 18 de março de 2014

Esporte de base: Quais as mudanças em sua cidade nos últimos 15 meses?

Segundo Joaquim Cruz "Não houve nenhuma reforma para colocar o esporte nas escolas, nos últimos 5 anos. Sem essa reforma não vai, é como garimpar em mina que não tem diamante. Nós temos de corrigir o problema do esporte de base para tirar talentos de qualidade para 2020 e 2024. Precisamos introduzir o esporte na escola ontem, pois não conseguiremos de outra forma ter renovação. É muito difícil um programa funcionar em cinco anos. Eu esperava alguma mudança já no ano passado (após a escolha do Rio como sede olímpica, ocorrida em 2009), mas não houve e vamos ficar nessa briga até não sei quando".  O ex-atleta, está há quase três décadas fora do País, cita como exemplo a dificuldade para se encontrar novos nomes no atletismo. Lembra que Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, e Jadel Gregório, do salto triplo, eles estão na reta final da carreira e não têm tantos anos mais pela frente.

Notoriedade
Prestigiado nos Estados Unidos, Joaquim foi promovido de consultor do Comitê Olímpico Norte-Americano a técnico em período integral. Os estadunidenses não querem perder o dedicado profissional que dá expediente no Centro Olímpico de Chula Vista, perto de San Diego (Califórnia). "Na verdade, os EUA não entendem por que eu ainda estou aqui com eles (e não foi chamado para trabalhar no Brasil)", disse o brasiliense de 47 anos.  Joaquim Cruz, foi campeão olímpico dos 800 metros em Los Aneles/1984 e um dos maiores nomes do atletismo tupiniquim.  Essas informações foram publicadas, pelo Estadão em 25/01/2011. Mostra um quadro geral da falta de investimentos no esporte de base no Brasil!

Na região
Trazendo esse debate para nossa região, os gestores que assumiram as Fundações ou Departamentos Municipais de Esporte e Lazer há mais de 15 meses.
O que fizeram?
Quais as mudanças implantadas?
Houve mudanças?
O esporte de base recebeu investimentos?

As perguntas acima não podem ser respondidas, com a participação em campeonatos, conquistas e organização de eventos esportivos. A comunidade de cada município de nossa região quer respostas para as perguntas acima, tendo como base os investimentos e melhorias no esporte de base.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.