Página Correio Esportes

terça-feira, 11 de junho de 2013

Lançamento do livro sobre o Contestado em Fraiburgo e Tangará foi sucesso!

No sábado (08/06), esteve na região do Contestado, precisamente em Fraiburgo e Tangará, o professor doutor Paulo Pinheiro Machado, um dos maiores especialistas do conflito do Contestado, para o lançamento do livro "Nem Fanáticos, nem Jagunços – Reflexões sobre o Contestado (1912 - 2012)".

Foto: arquivo pessoal Paulo Pinheiro Machado

Em Fraiburgo o lançamento foi promovido pela Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, aconteceu no Dojô Cidadão do Futuro e foi prestigiado por mais de 220 pessoas, entre quais os poetas Eduardo Bechi e Douglas Mateus Melo.

Em Tangará o evento foi organizado pela Associação Cultural, Comunitária Amigos de Tangará – ACCAT, mantenedora da FM Comunitária Tangaraense, ocorreu na Pousada Sitio São Pedro na Comunidade de Bracatinga. Participaram mais de 50 pessoas, logo após o lançamento do livro, foi servido jantar com cardápio caboclo (quirera, virado de feijão, paçoca de pinhão...) e comida italiana uma das especialidades do Sitio São Pedro.

Foto: FM Comunitária Tangaraense

Paulo Pinheiro Machado comenta: “No dia 8 de junho de 2013 tive a felicidade de visitar a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e o Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes no bairro São Miguel de Fraiburgo. Estes projetos são desenvolvidos com crianças e jovens do bairro e da região, num verdadeiro processo integral de educação, feito com cuidado, reflexão e contínuo esforço, o cimento e os tijolos para a construção de uma cidadania autônoma e saudável. O resultado deste processo são jovens que possuem identidade, caráter e objetivos próprios, que dão valor ao estudo e ao esforço aplicado a longo prazo. Me senti agradavelmente acolhido neste ambiente de camaradagem e solidariedade. Em Tangará, fomos recebidos pelos amigos da FM Comunitária Tangaraense, que foram muito gentis na recepção e no saboroso jantar oferecido na Pousada São Pedro, na Bracatinga. Nos dois ambientes senti que minhas falas sobre a história do movimento do Contestado encontraram recepção e identificação. Tratam-se de projetos que buscam a construção de uma sociedade onde "quem tem, moi, quem não tem, também moi e no final ficam todos iguais", como diziam os sertanejos do Contestado sobre suas "Cidades Santas".

Nos dois eventos os participantes foram brindados, com músicas do Contestado, apresentada pelos músicos populares Pedro Pinheiro, Wesley Padilha e Diego Bido, integrantes da Pastoral da Juventude Rural – PJR e Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP de São Miguel do Oeste. Em Tangará também se apresentaram a dupla Kleber e Helder. 

Foto: Fabiane Aparecida Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.