Página Correio Esportes

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Esporte e leitura!

Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças e adolescentes, apenas nas escolas. Precisam acompanhá-los por toda a vida e em vários espaços. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário. Outra vantagem da leitura é a melhora na produção escrita. Felizmente, alguns educadores, já despertaram para isso, e desenvolvem projetos para incentivar a leitura com os pequenos/as. 

Pesquisas demonstram que houve crescimento nos índices de leitura no Brasil, entre pessoas com mais de 15 anos. Em 2000 eram 26 milhões de leitores/as, que liam por ano 1,8 livros per capito. Em 2011, tínhamos 71,9 milhões de ledores/as, com 3,1 livros lidos por ano/pessoa. 


O exemplo e o gosto pela leitura precisam vir dos pais, mães, demais familiares, educadores, professores e técnicos esportivos. Para se ter ideia, 87% dos considerados não leitores/as nunca foram presenteados com livros na infância e 63% deles nunca viram a mãe lendo, a porcentagem vai para 68% quando se trata do exemplo paterno e de outras pessoas próximas. (Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011).

Como os professores e técnicos das escolinhas esportivas, são e estão muito próximos das crianças e adolescentes, tendo contato direto de duas a três vezes por semana com os mesmos, poderiam ser disseminadores de leitura. Por isso, os técnicos e professores que trabalham qualquer modalidade esportiva, precisam dar o exemplo e incentivar a leitura, e também promover visitas a bibliotecas das escolas, comunitárias ou públicas.

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.