Página Correio Esportes

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

APAFEC: uma laranjeira que dá frutos!


Minha mãe me ensinou um ditado muito sábio: “só recebe pedrada a laranjeira que produz frutas”. E a partir desta frase quero refletir sobre três posições que as pessoas adotam diante dos problemas sociais que acontecem cotidianamente.

Uma primeira é de ignorar os fatos, e seguir a confortável ou desconfortável vida. Uma segunda saída é não ignorar, perceber os problemas, e falar, e quem sabe atirar pedras. E a outra possibilidade, a que é aderida por um contingente menor de pessoas, é de arregaçar as mangas e trabalhar, encontrar a causa dos problemas e buscar resolver, e receber pedradas!

Temos no Brasil diversas iniciativas populares que buscam resolver os problemas sociais. Quero chamar a atenção para o trabalho que desenvolve a APAFEC, no município de Fraiburgo/SC.

Desde sua fundação em 2002, essa entidade já capacitou 950 pessoas com informática e acesso a internet. Envolveu 500 crianças, adolescentes e jovens em atividades esportivas.

Além de todas essas atividades louváveis, há um outro feito que merece destaque: o fato de elevar a auto estima de uma população. O São Miguel, um bairro que era considerado como a Galiléia; um gueto; um lugar problemático; um lugar perigoso; um lugar de “bárbaros”, em relação aos “civilizados” do centro de Fraiburgo; hoje tem uma das mais exitosas experiências de organização popular de Santa Catarina.

No Bairro São Miguel, há uma alternativa solidária de capacitação e inserção cidadã para diversos jovens. Há alguém que está ali o tempo todo, ouvindo os problemas, aprendendo com os menos favorecidos, formando lideranças. Há alguém que não espera a época de surrupiar votos, ou que vive lá do centro falando que os problemas da cidade vêm do São Miguel.

Esse alguém é um ator coletivo. A APAFEC é uma rede construída por várias mãos, e que nessa construção tira correntes de preconceito, para semear esperança. Nesse caminhar vai derrubando as sentenças imobilistas que saem das bocas elegantes e bem alimentadas, que dizem que a vida é “assim mesmo”, se organizar é “perder tempo”.

Oxalá que mais laranjeiras do tipo da APAFEC nasçam e produz destes saborosos frutos de cidadania e inclusão social.  Parabéns pelos 10 anos! E que venham as pedradas nesta próxima década!

Por Maciel Cover (*) Doutorando em Ciências Sociais Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, viveu na região do Contestado de 2007 e 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.