Página Correio Esportes

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aos integrantes da APAFEC e toda a comunidade fraiburguense!


Comemoramos 10 anos!!! E isso é motivo de grande orgulho para cada um de nós que de alguma forma ajudou, colaborou, se esforçou, suou, chorou, riu, acertando ou errando colocou algum tijolo na construção deste muro chamado Apafec.  Iniciamos com o Projeto Esporte Bemlegal. Não sabíamos muito bem o que queríamos, mas sabíamos bem o que não queríamos. Não queríamos aulas no sentindo tradicional e essa talvez seja uma das marcas da Apafec não fazer as coisas do modo tradicional. 

E aí assim foi, muita pesquisa, muito estudo para montarmos o projeto. Na formatação inicial Jilson com as oficinas de espanhol, Jean com as oficinas de voleibol e Emerson com as oficinas de xadrez. Hoje chega ser engraçado, mas na época não tínhamos nem bola, nem computador, nem tabuleiro de xadrez, ou seja, não tínhamos nada e nem sabíamos direito como começar. Mas tínhamos uma ideia fixa na cabeça e um sonho no coração.

Pouca gente sabe disso, mas durante muito tempo para fazer pesquisas e o uso da internet o Jilson ia até Videira no ônibus dos acadêmicos.  A maneira que encontramos para ter acesso de graça a computador com internet.

Vários momentos de turbulência, muita gente criticando, muita gente querendo comprar e cooptar os projetos, ou encontrar um dono da Apafec. Mal sabiam eles, acredito que hoje eles sabem. Que não existe dono na Apafec.  Ela é de todos. De cada criança, de cada jovem, cada adulto, homem ou mulher que se engajou na construção coletiva.

E hoje comemoramos, celebramos 10 anos de atividades de muitas conquistas, de muitos avanços e de alguns retrocessos é verdade. Nesta caminhada muita gente passou pela Apafec deu a sua contribuição e foi embora. Entretanto alguns ficaram e estes sim são os verdadeiros heróis e heroínas que este país precisa.  Pessoas que não se acomodam que recusam esta sociedade pequena. E por isso, temos que celebrar esses malucos no melhor conceito da palavra que hoje formam a Apafec.

Existem vários momentos que são marcantes pra mim e sem duvida poderia apontar vários, mas na Festa do município deste foi um grande exemplo do que é ser Apafec.  Em alguns momentos o frio era de menos 5 graus e o povo lá! Peliando ao melhor estilo caboclo! Sem se entregar, sem esmorecer... Um brincando com o outro se divertindo, sem esquecer do compromisso de contribuir com a Apafec.

No momento que finalizo esse texto tem varias pessoas trabalhando para realizar essa comemoração dos 10 anos e me aperta o coração não poder estar aí pra colocar a mão na massa com vocês.

Que venham mais 10 anos, que venham mais 100 de anos de Apafec para continuarmos construindo um mundo melhor, justo, humano, solidário e igualitário.

Me orgulho em poder dizer que sou Apafec, que faço parte deste grupo. Enfim, AMO CADA UM DE VOCÊS. 

Com carinho Emerson Souza, educador físico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.