A presidenta da República, Dilma Rousseff, juntamente com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lançou, nesta quinta-feira (13), em cerimônia no Palácio do Planalto, o Plano Brasil Medalhas 2016. A principal meta é colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos.
O plano terá investimento da ordem de R$ 1 bilhão, sendo que os recursos serão destinados às modalidades com maior probabilidade de conquista de medalhas. Ao todo, foram escolhidas 21 modalidades olímpicas e 15 paraolímpicas. “Esse R$ 1 bilhão faz parte do início de um processo que vai mobilizar o Brasil no sentido de dar absoluto suporte aos seus atletas de alto rendimento (…) nós iremos dar um salto e nos transformar numa potência esportiva, ou caminharmos em passos firmes para nos transformarmos”, disse a presidenta.
Dilma declarou que o plano de medalhas irá aprimorar o apoio ao atleta por meio do Bolsa Pódio e do Bolsa Treinador. “Ao regulamentar o Bolsa Pódio, que é uma das modalidades do Bolsa Atleta, e ao garantir que haja uma equipe técnica dando suporte aos atletas, nas suas diferentes modalidades, nós estamos apostando que um conjunto integrado de medidas é necessário para a preparação de atletas de alta performance. Nós estamos conscientes que isso é necessário e que o Brasil tem de dar passos no sentido de transformar isso numa prática sistemática”, afirmou.
Segundo Dilma, o Plano Brasil Medalhas vai proporcionar aos atletas de alto nível suporte de infraestrutura e de tecnologia através de centros de treinamento. Serão construídos 21 centros de treinamento para modalidades olímpicas e um centro nacional paralímpico para várias modalidades.
Modalidades
As modalidades olímpicas selecionadas são: águas abertas (novo nome para maratona aquática), atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo BMX, futebol feminino, ginástica artística, handebol, hipismo (saltos), judô, lutas, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tênis, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia. As paraolímpicas são: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeiras de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, tênis de mesa e voleibol sentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.