Página Correio Esportes

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vereador deve trabalhar de graça ou ter um salário razoável, mas quanto tempo deve trabalhar?

Li no blog Colunas de Opinião - http://wcesarmalinoski.blogspot.com.br e mesmo não sendo matéria relacionado ao esporte resolvi publicar, pela importância do tema.
10 minutos, 13 minutos ou 20 minutos como na reunião de  ontem (10/09), mas quanto tempo devem trabalhar dando expediente a comunidade?
Plenário da câmara de vereadores de Fraiburgo
Os subsídios de um vereador deve, no mínimo, fazer com que os mesmos tenham uma vida digna e confortável. Um vereador com vencimento (subsídio) menor que o salário mínimo calculado pelo DIEESE, menor ainda que de um trabalhador em indústrias, sente-se na obrigação de desenvolver trabalho paralelo e com isto quem perde é a população. 
Como poderemos "cobrar" que os vereadores cumpram seu fiel papel que é, segundo a Constituição Federal, o de legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira; e manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito, se alguns deles (Edis) acabam por ceder "favores" aos executivos, em troca de cargos de comissão para esposa, filhos ou amigos que venham a lhes dar retorno eleitoral ou financeiro, pois o que estes ganham não lhes permite sequer o uso de uma vestimenta compatível com o cargo?     
Em cidades pequenas vemos muitos vereadores  andando pelas ruas, sob chuva e sol, para atender apelos da população. Por não ter o uso de um veículo da Câmara, (o qual deve ser para uso exclusivo em serviço), uma vez que com o passar dos tempos, os verdadeiros atributos do vereador foram se desviando de seu rumo legal e ele passou a fazer o papel de "Office boy", exercendo funções das mais variadas possíveis, na grande maioria das vezes por culpa do próprio político que, explorando as dificuldades e miséria da população, preferiu obter o voto fácil em troca de favores dos mais diversos.   
A população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade e categoria. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar e sanear são obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar.   O vereador é o legislador mais próximo do cidadão. Em virtude desta proximidade, o vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.   

É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes.      
Lembre-se: não podemos esperar que em um passe de mágica tudo se resolva ou que alguém tome conta dos nossos problemas se não houver um retorno financeiro que compense um desgaste mental e físico, mas, tenho acompanhado as reuniões da câmara e anotado o tempo de cada reunião: teve uma de dez minutos, a anterior (03/09) durou 13 minutos e a de ontem (10/09/2012) com leitura do expediente, duas indicações e o uso da tribuna pela diretora da Escola Especial Maria Frey (APAE de Fraiburgo) teve a duração de 20 minutos.   Vereador deve trabalhar de graça ou ter um salário razoável e quanto tempo deve trabalhar dando expediente a municipalidade? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.