Página Correio Esportes

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Adolescentes são explorados por “olheiro” e clube no Campeonato Paulista

A Justiça condenou o clube de futebol Portuguesa Santista e o “olheiro” Ronildo Borges de Souza por manterem 12 adolescentes alojados em condições precárias, sem alimentação e em meio à falta de higiene. Os jovens foram trazidos do interior do Pará até a cidade de Santos (SP), sob a promessa de que iriam disputar campeonatos sub-15 e sub-17 no estado.

A agência de notícias Pública investigou que os adolescentes foram “agenciados” por Ronildo ainda no Pará. Já em São Paulo, os meninos foram inscritos no campeonato infantil da Federação Paulista de Futebol pela Portuguesa Santista.
Muitas crianças e adolescentes são explorados
por olheiros e cartolas no futebol brasileiro.
Em maio do ano passado, o caso foi denunciado ao Conselho Tutelar. Uma ação civil pública contra o clube e o “olheiro” foi ajuizada. Em fevereiro deste ano, saiu a sentença que fixou multa de R$ 50 mil por atleta em formação alojado de forma precária. Os réus ainda ficaram proibidos de inscrever adolescentes vindos de outros estados em campeonatos, caso sua situação na Baixada Santista não estivesse regular. A exigência é que eles frequentem a escola e recebam assistência à saúde.

O sonho de se tornar jogador de futebol leva milhares de adolescentes a deixarem suas casas e seguirem as promessas de clubes e “olheiros” pelo país. Somente no Santos Futebol Clube, cerca de 30 mil garotos realizaram testes técnicos no ano de 2011.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

*Com informações da Agência Pública.

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.