Página Correio Esportes

domingo, 13 de maio de 2012

Fraiburgo é vice-campeão da 17ª Copa Santa Catarina de Karatê-dô; Essa não é a principal conquista!

Equipe fraiburguense fazendo alongamento e aquecimento
antes da abertura no estacionamento do ginásio.
Aconteceu no sábado (12/05), véspera do dia das mães, no ginásio da Sociedade Desportiva Vasto Verde em Blumenau – SC, a 17ª (Décima Sétima) Copa Santa Catarina de Karatê-dô participaram 14 associações de karatê-dô de 16 municípios e dois estados. Esse certame é organizado pela Federação Catarinense de Karatê-dô – FCK em parceria com a Associação Vasto Verde.

Fraiburgo foi representado por 45 pessoas da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, entre meninas, meninos, pais e mães do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e das Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes localizada no Centro (próximo ao Macieirão).
Sofia Hermes - realizando apresentação de Kata individual
Os 34 estudantes/atletas/karatecas conquistaram 50 medalhas, sendo 16 de ouro, 23 de prata e 11 de bronze, no kata individual (simulação da luta), no kata em equipe e no kumite (luta). As conquistas individuais, tornaram o municipio de Fraiburgo Vice-Campeão Geral da 17ª Copa Santa Catarina de Karatê-dô, apenas 11 pontos atrás do primeiro colocado a Associação Vasto Verde, anfitriã da competição e mais de 120 a frente do terceiro colocado a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú.

Tive a oportunidade de acompanhar a preparação dos estudantes/atletas/karatecas e dos coordenadadores da Associação Vital, além disso, tive a oportunidade de viajar junto com a delegação. Por isso, tenho a plena certeza que as conquistas em Blumenau, são fruto do importante trabalho de formação integral do ser humano que vem sendo realizado, pois além de trabalhar a parte fisica e mental dos estudantes/atletas/karatecas nos treinamentos são trabalhados conceitos de cidadania.
Felipe Hermes - realizando apresentação de Kata individual
Vi, nos últimos 40 dias vários dos estudantes/atletas/karatecas e seus familiares treinando e buscando patrocínio, para pagar a inscrição e as anuidades junto a Federação Catarinense de Karatê-dô – FCK (diga-se de passagem os valores são bem altos), nesse período as crianças e adolescentes envolvidos no projeto de participar nessa competição, estiveram longe das drogas, da violência e das ruas, tornando esse trabalho essencial para nosso municipio, sendo essa a principal conquista da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

Os integrantes dessa entidade que é uma das mais importantes do município de Fraiburgo, que ajudam a construir o esporte amador e não tem fins lucrativos, tem mesmo a arte de transformar o não em sim. Pois, faltando menos de 10 dias para a competição a Fundação Municipal de Esporte, se manisfetou dizendo que não contribuiria com nada para a efetiva participação no evento, mesmo assim foram participaram, honraram o nome de nosso município e trouxeram na bagagem 50 medalhas e o troféu de vice campeão.

Admirador, apreciador e apoiador (dentro de minhas parcas possibilidades) do esporte amador que sou, tenho percebido que modalidades como o futebol de campo, o handebol, o voleibol, o futsal, tem recebido muito apoio da FME, com verbas para pagamento de transporte, alimentação, alojamento e outras despesas... E defendo que as mesmas devem continuar recebendo!
Matheus, Pedro e Felipe
realizando apresentação de Kata em equipe
Sei que a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, solicitou a municipalidade (Fundação Municipal de Esporte, Secretaria Municipal de Educação/Esporte/Lazer e Prefeitura Municipal) somente a contratação de um ônibus para o deslocamento até Blumenau.

Diante disso, faço algumas reflexões que acabarão em indagações. Fraiburgo tem uma previsão orçamentária para o ano de 2012 de quase R$ 70 milhôes. O custo do ônibus locado pela Associação Vital, junto a Empresa Schumaker Tur (que ofereceu condições especiais para pagamento por entender que a causa era nobre) foi de R$ 2,000.00 (dois mil).

David e Yan recebendo a prêmação de 1º e 2º
colocados no Kumite.
Então passei a me perguntar, se o karatê-dô de Fraiburgo, faz tão bem as crianças, adolescentes, jovens e adultos fraiburguenses: Por que essa modalidade não tem o devido apoio e sofre esse tipo de retaliação? Por que sr. Prefeito? Por que sr. Vice prefeito? Por que sra. Secretária da Educação? Porque sr. Superintendente da Fundação Municipal de Esportes?

Desafio os senhores vereadores e a senhora vereadora a tomarem providências e buscarem respostas efetivas a falta de apoio e as possíveis retaliações que essa modalidade possa estar sofrendo em nosso município. Com a palavra as autoridades municipais executivas  e legislativas. Em tempo que essas diletas autoridades lembrem-se este ano tem eleições municipais.
Os 45 integrantes da delegação de Fraiburgo.


Fotos:
Carolina dos Santos e Jaqueline dos Santos. 


Por Jilson Carlos Souza – educador popular integrante da coordenação da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.