Página Correio Esportes

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Breve reflexão sobre os resultados do Brasil no Pan


O Brasil terminou os Jogos Pan Americanos, em Guadalajara, no México, com 48 medalhas de ouro, dentro de 141 no total. Chegamos em terceiro lugar, resultado pífio se comparado com nosso tamanho: sétima economia mais rica, 8 milhões de quilômetros quadrados e 191 milhões de habitantes!

Cuba, uma pequena ilha de 110.861 km2 e 11 milhões de habitantes, fechou os jogos com 58 medalhas de ouro, em segundo lugar, somando 136 medalhas. Perdendo apenas para a potência econômica do império Estadunidense. E ganhando de todos os demais, incluindo o Canadá.

Como uma ilha do tamanho do estado de Pernambuco e com o número de habitantes do Rio Grande do Sul pode ganhar mais medalhas de ouro que o Brasil e ficar apenas atrás dos Estados Unidos no Pan?

Ademais, das 48 medalhas de ouro brasileiras, 30, repito, 30 foram ganhas por atletas militares, que chegaram tinindo da ultima olimpíada mundial dos militares, realizada em julho/2011 no Rio de janeiro.

Já a medalha de ouro conquistada na Maratona, foi obtida por um jovem que até dois anos atrás era gari. Ou seja, prática corrida todos os dias para recolher o lixo, numa cidade do interior de São Paulo.

Ou seja, no Brasil o esporte é tão desrespeitado, que somente que tem a profissão relacionada com exercícios físicos é que consegue alguma vitória, como resultado de sua dedicação, pois falta uma política verdadeira de estimulo a pratica de esportes na escola e entre a juventude, e de suporte do governo e do estado aos esportistas profissionais.

*Por Igor Felippe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.