Página Correio Esportes

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resultados de Fraiburgo na OLESC de 2001 a 2011

Tenho acompanhado, através de jornais e de alguns blogs esportivos, o importante debate sobre os resultados (como consequência de trabalho) de Fraiburgo na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc). Essa competição é destinada a estudantes de 13 a 16 anos, matriculados nas redes, estadual e municipal de ensino e também em escolas particulares.

Para ver os resultados de 2001, 2002 e 2003, acesse: http://www.fesporte.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1073&Itemid=534 e para visualizar os resultados de 2004 até 2011, organizei o quadro abaixo:

Tendo como base o quadro acima, podemos perceber que, de 2004 em diante, Fraiburgo vem despencando no quadro de pontos, ou seja, na classificação geral. A partir disso, podemos nos perguntar? Quais são os fatores para que isso esteja ocorrendo?

Pergunto-me também:
Será que profissionais de educação física como Luiz Carlos (handebol), Sapuca (futsal masculino), Emerson Souza (voleibol), Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, o Tico-tico (futsal feminino), Everton Locatelli, o Jamanta (handebol), entre outros, estão fazendo falta?

Será que os gestores do esporte amador local, que estiveram à frente da Fundação Municipal de Esportes no período, estavam e/ou estão preparados para ocuparem esses cargos?

Os investimentos feitos na formação de equipes de base e na qualificação das equipes de rendimentos foram suficientes?

Houve um planejamento a curto, médio e longo prazo em cada modalidade esportiva que compete na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina?

Não quero dizer verdades supremas com essas linhas; quero apenas colocar meu ponto de vista e ampliar o debate para que o esporte amador volte a trazer alegrias nessa categoria para o município de Fraiburgo, como fez, sobretudo nas primeiras edições da Olesc.

O debate continua aberto, somente olhando o passado, podemos compreender os erros que cometemos no presente, e assim transformar o futuro.

Fonte: Blog Esportes em Debates!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.