Página Correio Esportes

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MEMÓRIA E CULTURA!

Por Elaine Tavares*
A história vista pelos olhos da população trabalhadora. O Contestado. Batalha épica dos pequenos produtores, posseiros, contra o latifúndio, o estado e as multinacionais. Um povo inteiro em armas defendendo seu direito legítimo de morar e viver em paz. Essa é uma história que os catarinenses precisam conhecer.
E desde as Terras Contestadas, que até hoje guardam o sangue do massacre, seguem brotando as vozes que ousam dizer da vida dos pequenos, dos empobrecidos, dos condenados da terra.
Toda essa saga será relembrada nesse dia 10 de dezembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com a presença de quem estuda esse momento da vida catarinense, que é o professor Paulo Pinheiro Machado, outro que vive e caminha com as gentes que seguem em luta, o educador popular Jilson Carlos Souza, e outro que desde as entranhas de sua alma sente a força telúrica desse povo, que é o seu povo, e faz poesia e canções, Pedro Pinheiro.
Os três, cada um com seu olhar, contarão da resistência e da batalha cotidiana pela vida na região do Contestado, a qual agora alguns políticos e empresários querem ver apagada. É tempo de conhecer a história, de cantar a luta e de lutar com os trabalhadores que seguem buscando vida plena.
No dia 10 de dezembro, 19h00, na Alesc, venha ouvir sobre o Contestado e prestigiar o lançamento do CD "Um outro olhar do sul", do trovador Pedro Pinheiro. Será um momento único.

*Elaine Tavares. Jornalista. Humana, demasiado humana. Filha de Abya Yala, domadora de palavras, construtora de mundos, irmã do vento, da lua, do sol, das flores.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.