Página Correio Esportes

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Pesquisador da UEL, apresenta documentário “Contestado Memória e Esperança” e denúncia destruição do nome Vale do Contestado

À convite do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus de Fraiburgo, da Escola de Educação e Organização Popular do Contestado e do Fórum Regional em Defesa da Civilização e Cultura Cabocla, esteve nos dias 02 e 03 de dezembro, na Região do Vale do Contestado, o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Nilson Cesar Fraga.
Estudantes e professores/as da Escola 30 de Outubro
Fraga, iniciou a gira pelo Vale do Contestado na segunda-feira 02 de dezembro, pelo município de Tangará, na oportunidade foi apresentado o Documentário Contestado Memória e Esperança, para professoras/es da Rede Municipal de Ensino, seguido de um amplo debate, o evento aconteceu no Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto (CETA), e contou com a presença de mais 35 educadores/as.
Professores/as da Rede Municipal de Ensino de Tangará/SC 
Ainda na segunda-feira, aconteceu no auditório do IFC Campus Fraiburgo, mais uma edição do IFC Debates, estiveram presentes estudantes, professores/as, lideranças culturais, políticas, sindicais e sociais de Fraiburgo, Videira, Rio das Antas, Salto Veloso e Timbó Grande.
Durante o IFC Debate, também foi lançado o documentário em seguida realizado um profundo debate sobre a mudança do nome do Vale do Contestado, conduzido pelo Professor Nilson César Fraga e pela professora Caroline Fin.
Já na manhã da terça-feira 03 de dezembro, o lançamento do Documentário da UEL, aconteceu na Escola 30 de Outubro, localizada no Assentamento Rio dos Patos, no interior de Trombudo do Contestado (Lebon Régis), antes o professor Nilson foi entrevistado pelo setor de jornalismos da Rádio Fraiburgo.  
Entrevista a Flávio Furtado - Foto Radio Fraiburgo
Durante as três apresentações do documentário, os participantes ficaram estarrecidos/as ao saber que querem destruir a história do Contestado, retirando o nome de Vale do Contestado da Região.
A indignação e manifestações das pessoas presentes nos três eventos, dão a certeza que o Vale do Contestado não está morto, pois a resistência é uma das principais marcas da Civilização Cabocla!
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.