Página Correio Esportes

sábado, 14 de dezembro de 2019

Renascença Cabocla receberá Moção de Reconhecimento pelo trabalho em defesa da Cultura Cabocla

Na próxima segunda-feira 16 de dezembro, às 19h30min, o Grupo Renascença Cabocla estará na Câmara de Vereadores de Fraiburgo, na ocasião receberá uma moção de reconhecimento pelo trabalho em defesa, resgate e divulgação dos costumes, rezas, danças, comidas típicas entre outras manifestações da Cultura Cabocla, o autor da moção foi o vereador Jonerval de Oliveira.
Desde 2006, o Grupo Renascença Cabocla possui sede própria nas dependências de um galpão rústico e decorado com objetos, ferramentas, instrumentos de trabalho do passado entre outros, localizada na Comunidade Linha Morais, Município de Monte Carlo, na propriedade do senhor Anísio Prates (in memoriam).
Uma das coordenadoras do grupo é a professora Alzira Prates, juntamente com sua mãe Ezanir Prates (matriarca da família), idealizadora e apaixonada entusiasta pela causa, sempre buscando novidades da Cultura Cabocla, e orgulhosa das suas raízes.
Grupo é formado por descendentes de Caboclos e Caboclas do Contestado  
O Grupo não tem fins lucrativos, busca somente o resgate da cultura cabocla da região: as rezas, as danças, as comidas típicas, os costumes e até alguns artesanatos.
Quanto às comidas, a que mais se destaca é a Quirera de milho com carne de porco e couve, sendo o prato principal nas Festas Caboclas, a novidade agora é a feijoada. Neste ano de 2019 foi realizada a 18ª edição da Festa Cabocla.
O Renascença Cabocla é formado por pessoas simples, honestas e trabalhadoras, que honram sua cultura e procuram viver na busca do bem comum, sem pretensões políticas ou econômicas. Tendo integrantes da família Prates, Palhano, Veiga, Santos, Ribeiro, Melo, Furlan, entre outras. Está aberto para quem quiser participar, por livre e espontânea vontade, desde que possua os mesmos interesses que são buscar a união, a solidariedade, a cooperação e principalmente a organização das famílias, sem distinção de cor, sexo, partido político ou idade.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.