Página Correio Esportes

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

NOVA LUTA CABOCLA PELO CONTESTADO

Numa decisão tomada a portas fechadas, na cidade de Catanduvas, durante reunião da Instância de Governança Regional (IGR), uma espécie de braço turístico do governo do estado nas regiões e que reúne representantes dos governos municipais, foi decidido trocar o nome do Vale do Contestado para Vale dos Imigrantes, procurando assim apagar a rica história de luta da região que congrega mais de 50 municípios catarinenses no Vale do Rio do Peixe e do Planalto Norte.
A guerra do Contestado envolveu milhares de pessoas na luta pelo direito de morar em suas próprias terras, quando em 1912 começou a expulsão de posseiros e pequenos proprietários da região por onde passaria a Estrada de Ferro construída por uma empresa estadunidense. Dispostos a não deixar suas terras os camponeses iniciaram a resistência que foi combatida pelo exército brasileiro. Mais de oito mil pessoas morreram no conflito. As famílias caboclas, que deixaram o sangue naquelas terras, perderam a guerra mas seguiram perambulando pela região e hoje seus descendentes lutam para que a memória não seja apagada.
O Vale do Contestado, justamente por sua heroica história, é um dos lugares mais visitados no Estado. Com essa decisão, o governo estadual procura apagar uma das mais belas páginas da resistência popular do povo catarinense. A luta para que o vale volte ao seu nome original está em andamento.
Aqui, a entrevista com uma das lideranças nessa nova batalha do Contestado: Jilson Carlos Souza (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Apafec/Fraiburgo/SC). Segundo ele, a decisão tomada de maneira isolada por 55 “imbecis” não pode ser respaldada pelo governo e muito menos pela comunidade catarinense.

Texto e vídeo: Instituto de Estudos Latino-Americanos – IELA
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
 Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.