Página Correio Esportes

quinta-feira, 5 de março de 2015

Muita movimentação ainda vai acontecer...


Estranhamente a semana termina como se não tivesse começado. Embora a greve dos caminhoneiros tenha sessado, existe um ar de estranheza que circula por todos os lados. Foram mais de duas semanas de reivindicações, de muita gente saindo para rua, de enfrentamentos, e também de algumas atitudes incoerentes. Me senti estranha para escrever também, porque muita coisa tem se misturado em nossa sociedade, grupos têm se criado e têm ido para as ruas falar sobre tantas coisas e ao mesmo tempo, sobre nada.

Digo isso, porque muitas pautas são vagas, quanto muito unificadas. Todos falam em acabar com a corrupção, mas na primeira oportunidade, promovem atos corruptos, menores do que vemos no congresso, mas, são corruptos. Não interessa o quanto se rouba, o quanto se é corrupto, importa que se estamos exigindo o fim desta prática, não podemos ser levianos praticando-a.

Me parece que o mês de março já nos apresenta visíveis características de que muita coisa está por vir. Organizada ou não, dia 15, a massa pelo Impeachment promovida pelos setores da direita, sairão às ruas. Antes disso, no dia 13, trabalhadores\as explorados\as sairão às ruas reivindicando a demarcação das terras indígenas, reforma agrária, e outras pautas mais abrangentes e também específicas dos movimentos populares e sindicatos envolvidos. Temos aí, duas realidades e que nos mostra dois interesses muito distintos, sendo que, a falta desta leitura é perigosa.

Trago aqui uma preocupação também da Jornalista Elaine Tavares ao falar sobre a dificuldade de distinguir o que é direita e o que é esquerda. Historicamente e nos dias atuais é importante esclarecermos que essas duas correntes jamais estiveram juntas, muito ao contrário. De um lado, temos os empresários, os donos da imprensa conservadora e todos os seus aliados, de outro, a classe trabalhadora explorada, que sustenta essa elite, mas que luta pelos seus direitos, quer mudanças significativas no sistema político, econômico e social brasileiro.

Porém, existe uma diferenciação, ser de esquerda não é ser “do PT”, ser de esquerda é lutar contra tudo aquilo que fere a dignidade humana, é não acreditar nos acordos e alianças feitos inclusive pela presidenta Dilma Rousseff. É ter consciência de classe e dizer que, embora votando nela no segundo turno, por não querer a substituição de um governo por um velho plano da direita na presidência, temos nossas insatisfações e nos fortalecemos em unidade para falar sobre isso, criticar e dizer, que sim, acreditamos em algo muito diferente do que está ai.
Portanto, ser de esquerda significa que nunca fechamos nossos olhos para a realidade e que permanecemos atentos. Se por um lado criticamos a ação feita por muitas pessoas durante a greve dos caminhoneiros, por outro também analisamos quem sempre esteve interessado nas conquistas e benefícios da classe. E não são poucos os oportunistas e interesseiros. Nossa região têm enfrentado um prejuízo imenso com a paralização, principalmente os pequenos agricultores que não produzem em grande escala, mas o pouco que recebem, sempre é bem vindo para ajudar a família. Enquanto isso, os grandes produtores têm seu encosto nos sindicatos e bancos, um sustenta o outro e por aí vai. 

Ainda neste espaço, quero dizer que a semana que vem está carregada de muita atividade. Movimentos, pastorais sociais de toda a região, estado e país, encontram-se articulados para sua Jornada de Luta, fortalecendo pautas concretas e movimentando-se nas ruas de nossos municípios. Adianto isso, no mais, poderão acompanhar durante os próximos dias. Com isso também, deixo meu apoio aos trabalhadores professores\as de Santa Catarina, muitos dos quais foram chamados de “bagunceiros”. Digo, pois, que se faça a “bagunça” então!!! Boa luta camaradas!

Por Claudia Weinman


Tomado da Coluna Oeste de Fato, publicada Jornal Expresso d' Oeste de Palmitos\SC. 

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.