Página Correio Esportes

sábado, 2 de novembro de 2013

Vem Saci! Termina logo com essa abóbora americana!

Vem Saci, nada de comer a abóbora que nos empurraram. Cultura Brasileira não é mercadoria pra gringo nenhum levar. Aqui nós temos o que cultivar, tem folclore Brasileiro que o capital estrangeiro não ouse explorar. Neste dia 31 de outubro, que o Saci esteja mais presente, pulando, sorrindo, espalhando a cultura enraizada nesta terra de gentes diferentes, de cores múltiplas e de pensamentos de transformação.

Ser Saci é transmitir o encantamento de uma vida transformada, de uma esperança que não morre, de diversos seres que na inquietude, andam pelo mundo a fora em busca da liberdade. Ser Saci é ser rebelde, é ter no peito a indignação constante, de não se deixar calar pelas tratativas fedidas e partidárias que presenciamos nos nossos dias de luta. Eu gosto do Saci, quero filhos e filhas ‘sacis’ para que enfrentem as abóboras lançadas dos que de fora, tentam nos comprar e privatizam nossas riquezas.

Dia das bruxas até pode ser, dia 31 de outubro, mas não só. Eu acredito em bruxas, na sua força e magia, principalmente porque as bruxas são mulheres da luta, que foram queimadas justamente por denunciar o poder e por curar enfermidades com seus benzimentos.

Não acredito é no tal do Hallowenn, que não pertence ao nosso povo, as nossas gentes. Coisa inventada pelo estrangeiro, para que comemorássemos algo que para nós não tem sentido nenhum. Não entendo o porquê nas escolas ainda exigem que os estudantes vistam roupas de bruxas más, de monstros horripilantes. Simplesmente ridículo. É como rebaixar a educação, transformar nossa cultura em algo sem sentido, que não nos representa. Gosto mais é dos Sacis, desses que tem força e que brigam feio quando o assunto é a defesa da sua raiz, da nossa.

Lendo algumas bobagens sobre o tal do Hallowenn, percebi que em Hollywood, por exemplo, vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma ideia errônea da realidade. Isso é cultura? É isso que queremos para o nosso país, para a educação?

Considero mais absurdo ainda, a compra de fantasias e apetrechos para ‘comemorar’ essa data sem sentido para nós. A mídia impulsiona, o comércio fatura, e nós automaticamente nos rendemos a uma cultura que não acrescenta em nada o nosso saber, a nossa luta. Portanto, 31 de outubro é dia do Saci e de todos os nossos guerreiros\as do folclore Brasileiro.


Texto publicado originalmente na coluna Oeste de Fato – Por Claudia Weinman.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.