Página Correio Esportes

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Feridas da comunidade fraiburguense começam a ser saturadas!

Finalmente as feridas de uma comunidade, que sangraram lentamente por quase dois anos, começaram a ser suturadas ontem. No julgamento pelo Tribunal do Júri, os Acusados e agora Condenados pela prematura morte de Pablo Henrique Nascimento, do nosso campeão de karatê-dô, formado na rigorosa disciplina do karatê-dô (educação disciplina e respeito), terminou com uma condenação com pena de mais de 18 anos de prisão.

No dia 29 de novembro de 2011, as encetadas fatais tiraram a vida de Pablo e um pouco da vida de cada um de nós. O julgamento foi rápido, pois não me lembro de nenhum homicídio, em Fraiburgo, cujo Júri tenha ocorrido em menos de dois anos do fato e os assassinos presos antes mesmo do julgamento. 

Isto tudo porque a comunidade do Bairro São Miguel foi mobilizada por lideranças ASSOCIAÇÃO VITAL FRAIBURGO DE KARATÊ-DÔ e da APAFEC (ASSOCIAÇÃO PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR), que captaram a sede de justiça daqueles moradores.  As autoridades, entrincheiradas pela sede de justiça do povo, alimento vital para toda mobilização justa, sentiram o vicejar nas veias e nas vozes, das palavras de ordem de uma sociedade de pessoas bem: Queremos Justiça!

O exemplar trabalho da Polícia Civil, nas mãos dos Delegados de Polícia, na corajosa e insuspeita Delegada Beatriz Ribas Dias dos Reis, dessa safra nova de cidadãos, investigou exaustivamente o crime e obtiveram provas inequívocas, seguras, imparciais, a fim de garantir um julgamento justo.

O crime foi chocante! Não somente pela preparação, friamente planejada, como pela brutalidade da execução. Mas, efetivamente, o que mais impressionou foi à torpeza dos motivos.  Tudo isso, angustiou uma comunidade inteira, todo esse tempo. O choro da mãe que teve seu filho carinhoso – o mais generoso dos seus filhos, dizia ela – abatido no meio da rua, depois de ser atropelado pelo veículo e, em seguida, imobilizado por uma súcia espúria de assassinos, que encetaram-lhe estocadas da lâmina gelada de uma adaga.

Mas, a Justiça, ainda não foi feita totalmente. É preciso que o Poder Judiciário entregue a prestação jurisdicional completa, julgando os outros Acusados. É direito dos acusados ter um julgamento justo e um direito da sociedade ter um julgamento rápido. 

Por isso, é imperiosa a mobilização de todos nós para que o julgamento dos demais acusados seja rápido. Façamos nossa parte, exigindo esse julgamento no Facebook, campo de batalha de muitas lutas e nas ruas espaço legitimo das reivindicações.

Em 29 de novembro de 2011, a morte não levou apenas Pablo. Levou também o irmão, o filho, o amigo leal, seu inconfundível sorriso e a esperança.

Devolvam nossa esperança: Agilidade no julgamento dos demais assassinos de Pablo.

Por Mário Henrique Vicente – Advogado fraiburguense radicado em Florianópolis por motivos profissionais.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.