Página Correio Esportes

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Recursos financeiros para organizações sociais, esportivas e culturais!

A captação de recursos materiais e financeiros (em inglês Fundraising) é um dos grandes desafios das organizações sem fins lucrativos protagonistas de projetos sociais, educativos, esportivos ou culturais. Pode ser utilizado um conjunto de estratégias e procedimentos para levantam recursos financeiros e materiais para a sustentabilidade institucional.

A função principal, da captação de recursos nas entidades sociais é induzir pessoas, empresas, governos e outros atores a doar voluntariamente recursos financeiros e ou materiais. Muitas vezes para designar este conceito, fala-se de "captação de recursos", "mobilização de recursos" ou "desenvolvimento e sustentabilidade institucional". O planejamento estratégico das ações de divulgação, da missão e dos projetos das instituições, em harmonia com os objetivos de longo prazo e o relacionamento com os doadores são fundamentais para obter êxito.

Há diversas formas que podem ser utilizadas pelas entidades sociais, culturais e esportivas para captar recursos: venda de  produtos, organização de eventos, produção de materiais,  contratos de prestação de serviços, entre outras opções. Além dessas formas que deve integrar a atividade habitual das entidades é importante as organizações sociais, terem pessoas capacitadas em seus coletivos, para a elaboração de projetos de captação de recursos financeiros, seja na iniciativa publica ou privada. 

Além disso, ter bons parceiros, principalmente advogados e contadores que ajudem a manter em ordem toda a documentação da entidade, tais como: atas, balancetes, certidões de negativa entre outros. Preocupados com as dificuldades de várias organizações sociais de Fraiburgo e região, a coordenação da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC organiza no inicio de março um curso/oficina para a elaboração de projetos de captação de recursos, aberto a todas as entidades publicas e privadas de Fraiburgo e região que tenham interesse no tema. 

Um dos convidados para ser palestrante é o advogado e assessor jurídico da secretaria estadual de infraestrutura Mário Henrique Vicente. Nos próximos dias, será divulgado toda a programação, local, data e investimentos necessários a serem feito para participar do curso.


Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.