Na próxima segunda-feira, 03/09, chegaremos à África do Sul. Vamos conversar com quem participou da Copa do Mundo em 2010 e descobrir as consequências para a população do país. A ideia é transformar tudo em um documentário, mostrando os prós e os contras, as questões econômicas, sociais e raciais que envolveram a competição realizada em um dos países mais desiguais do planeta.
Estamos no meio do caminho: há dois anos a Jabulani e as vuvuzelas eram o destaque, hoje estamos decidindo o nome da bola para o Brasil em 2014. Mas a Copa é mais que falar sobre escalação de equipes, gols e a alegria de assistir aos jogos.
Brasil e África do Sul são parecidos em diversos aspectos. Economicamente, ambos são classificados como países em desenvolvimento. Os dois têm alto índice de desigualdade, altas taxas tributárias e problemas com violência. Aqui, o governo admitiu que as obras para a competição estão atrasadas, assim como aconteceu lá cerca de dois anos antes do evento. Essas semelhanças mostram que o legado deixado depois de 2010 também pode ficar por aqui.
Vamos entrevistar quem esteve por lá, escutar os especialistas e as pessoas que tiveram sua vida modificada pela Copa. Quem trabalhou, estudou, escreveu e viveu o evento. Aqui, no blog que tem o mesmo nome do documentário, traremos entrevistas, vídeos e fotografias feitas durante a produção do trabalho, além de informações que captarmos nos próximos meses.
Criamos um e-mail depoisdoapitofinal@gmail.com que é livre para sugestões de quem estiver interessado pelo assunto. Quem quiser, também pode curtir nossa página no Facebook. Esperamos que você nos acompanhe nessa viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.