Página Correio Esportes

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Mudança de nome da região do Contestado gera críticas na Assembleia

Padre Pedro contra a mudança - foto Alesc 
A mudança do nome da região do Contestado, que abrange parte do Vale do Rio do Peixe e do Planalto Norte, para região dos Imigrantes gerou críticas na sessão de quarta-feira 13 de novembro da Assembleia Legislativa.
“Infelizmente, se estabeleceu a partir de 4 de julho a mudança do nome da região do Contestado para região dos Imigrantes. Isso tem causado profunda indignação por parte de pesquisadores, entidades, comunidades e toda a região do Contestado”, relatou Padre Pedro Baldissera (PT).
Segundo o deputado, a decisão foi tomada em uma reunião da governança regional.
“Uma questão de identidade, memória e história, os imigrantes vieram muito tempo depois dos caboclos, caboclas e negros que lá habitavam. Não houve debate, não houve consulta”, reprovou o parlamentar, acrescentando que as entidades contrárias à mudança recorreram ao Ministério Público Estadual.
“Um tanto quanto instigante essa revelação, é desconhecer a história do Contestado para Santa Catarina e para o Brasil. É descabida esta proposta de nomenclatura”, avaliou Ismael dos Santos (PSD), que ponderou a condição de descendentes de imigrantes dos cerca de 7 milhões de catarinenses.


Fonte: Alesc
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates: 

08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.