Página Correio Esportes

terça-feira, 16 de abril de 2019

10 anos, Cuidando da Natureza e Produzindo Mudas Nativas em Fraiburgo!

Ambientalista Juvenal Figueiredo - foto Cesar Malinoski J.O 
Há 10 anos Juvenal Figueiredo Neto, iniciou em Fraiburgo um projeto de produção de mudas nativas, que teve com o objetivo contribuir com ações de sensibilização sobre o valor ambiental, social e econômico das matas nativas tendo como multiplicador, a população local e, também, fazer geração de renda alternativa.
Inicialmente, ele fazia parceria com produtores rurais e coletava as sementes nas matas e multiplicava em sua casa no bairro São José. Aos pouco o empreendimento foi crescendo e necessitou produzir as mudas em um viveiro maior.
Posteriormente, Juvenal fez um acordo com um proprietário na localidade de Dez de Novembro, podendo assim aumentar a área de produção numa escala semiprofissional.  Neste local desenvolve todo o ciclo, desde a coleta de sementes, produção das mudas e plantio em áreas previamente estudadas para recuperação.
Além da comercialização, o Projeto incentiva o desenvolvimento de reflorestamento nas comunidades rurais e urbanas, visando à recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes e matas ciliares.
Mudas nativas raras- foto Cesar Malinoski Jornal Opinião
Na atualidade, o viveiro de mudas nativas produz cerca de 80 espécies distintas, entre elas as raras mudas de Cambuim Branco, Guabiroba Anã e Carvalho Nativo. Segundo Figueiredo: “Pequenas ações poderiam gerar grandes transformações”, como estabelecer uma parceria com a Secretaria de Educação, com o intuito de promover a conscientização, distribuindo mudas nativas aos alunos para que plantem em suas casas e estabeleçam uma memória afetiva com relação a reflorestar o planeta.
Ainda conforme o ambientalista, a segunda ação seria estabelecer parceria com empresas para fortalecer o seu marketing ambiental e aumentar a recuperação de áreas degradadas no passado. A própria autarquia que cuida da gestão de água e esgoto, poderia com um custo baixo, criar um programa de distribuição de mudas nativas para uso na preservação das nascentes. 
Mudas de Araucária -  foto Cesar Malinoski Jornal Opinião
Outra aplicação é ter um incentivo do estado para que os agricultores criem uma “barreira verde” entre as lavouras e os mananciais, dificultando a chegada de agrotóxicos nos rios e nascentes. 
Juvenal, aplica todo conhecimento que adquiriu em diminuir custos, como usando bambu para construir as estufas e irrigação por gravidade, mantém o ecossistema bem preservado para não desenvolver doenças nas mudas e evitar qualquer despesa com tratamentos, por isso, comercializa as mudas entre R$ 2,00 e R$ 7,00 variando somente em função do tamanho.

Fonte: Blog Opinião Total   
Publicidade/BED
Essa ação tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.