Página Correio Esportes

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Conselho de Entidades tem encontro com vereadores de Fraiburgo no bairro São Miguel

Representantes do Conselho das Entidades, formado por nove entidades dos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, tiveram na quinta-feira (26 de maio) um encontro com vereadores de Fraiburgo.
O encontro, realizado às 19h no Pavilhão Comunitário do bairro São Miguel, surgiu de um convite feito aos vereadores pelos membros Conselho para apresentação do projeto da 2ª Festa Julina do São Miguel, programada para os dias 7, 8 e 9 de julho.
Dos 11 vereadores convidados por meio de ofício protocolado na Câmara Municipal, três compareceram à reunião: Marta Back (PMDB), Adelar Ribeiro da Silva, o Lale (PSDB) e Carlos Alberto Marques (PMDB), o Tite.
Na ocasião, os vereadores presentes puderam assistir a uma apresentação formal do histórico e das atividades sociais realizadas pelo Conselho de Entidades que há um pouco mais de um ano desenvolve ações comunitárias nos São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, além de exporem o projeto da Festa Julina que está sendo então organizada por seus membros.
As lideranças comunitárias ainda informaram os vereadores de um encontro, no caso, realizado com a prefeita Claudete Gheller no dia 15 de maio, em que o projeto de realização da festa foi entregue à Administração municipal com um pedido de apoio formal desta à festa do maior bairro da cidade. A prefeita ficou de dar uma resposta sobre o apoio pedido.
Na quinta-feira (25 de maio), a prefeita, representada pelo vice-prefeito Julio Santos, então deu uma resposta às lideranças, que tiveram parte dos pedidos de apoio logístico atendidos. Neste encontro, o Conselho de Entidades foi representado pelos educadores Jilson Carlos Souza e Luiz Coelho, que receberam uma resposta formal no gabinete do vice-prefeito no Paço Municipal.
A organização comunitária da festa terá que arcar com o investimento em dinheiro que não pode ser atendido pela Prefeitura de Fraiburgo. A Prefeitura teria alegado falta de orçamento ou fluxo de caixa para não poder repassar recursos em dinheiro à organização da Festa do São Miguel. As lideranças terão agora um pouco mais de um mês para reunir R$ 12.500,00 reais para a realização da 2ª Festa Julina do São Miguel.
O assunto foi lembrado pelas lideranças no encontro com os vereadores. “Gostaríamos que vocês olhassem com carinho para a gente. São Miguel é grande. Nos ajude a conservar este bairro”, disse Sirlei da Rosa em fala dirigida aos vereadores.
As lideranças destacaram ainda a importância da festa para os moradores dos três bairros que compõem o Conselho de Entidades e mencionaram a realização da festa como um lazer “merecido pela população local”.
Lideranças de bairros acompanha fala de vereador Adelar. (Foto: Jornal Caboclo)
As lideranças comunitárias também questionaram uma ausência do poder público no cotidiano dos bairros. “Algo estranho o poder público não ter nos apoiado mais. Tem festa no centro, por que não ter aqui?”, questionou Alindro de Oliveira. “Sem estas entidades, o que sobra?, indagou Altair Pires de Souza ao destacar que todos os membros das entidades que congregam o Conselho.
Os representantes dos bairros então pediram apoio dos vereadores, falaram das dificuldades para organizar a festa e agradeceram pelas presenças. “Não vamos lamentar as ausências, vamos festejar as presenças”, disse o educador popular Jilson Carlos Souza um pouco antes de abrir para as falas dos vereadores presentes, a quem foram feitos pedidos de apoio pessoal e institucional.

O que disseram os vereadores
Os vereadores Marta, Adelar e Tite ouviram atentamente as falas dos moradores e prometeram ajudar na realização, conforme “o que cada um pode no momento” ou “buscando apoios para a realização da festa”.
Os três disseram da “obrigação de representar o São Miguel” na Câmara Municipal e aproveitaram para falar das necessidades gerais do São Miguel e arredores.
Um dos convidados presentes, o vereador Tite, se prontificou no local a ser ele mesmo um apoiador, se comprometendo com uma doação pessoal no valor de R$ 500,00. “O bairro São Miguel, assim como os demais bairros, é uma preocupação nossa. No que pudermos ajudar, nós vamos ajudar”, disse o vereador.

Vereadores ausentes
Segundo a organização, até o início da realização do encontro, apenas o vereador Antonio Marcos de Almeida, o Billy (PPS), entrou em contato para justificar a sua ausência. Os vereadores Gerson de Matia (PMDB) e Marcos Adriano Raldi Palaoro (PMDB) teriam encaminhado justificativa pelos vereadores presentes, a respeito de suas respectivas ausências.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesebebate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.