Página Correio Esportes

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mudando de vida com a corrida!

Evelin antes e depois da pratica regular de corridas 
Ficar acima do peso é uma das coisas que mais podem trazer problemas de saúde. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 16 de abril de 2015, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso. Não estar nessa triste estatística é algo que depende de uma mudança vida impulsionado por uma ordem médica ou até mesmo a partir do próprio indivíduo. O certo é que não é tão simples e tudo passa por um processo lento e de superação.

Ultrapassar obstáculos e conseguir conquistar um objetivo sonhado é o que Evelin, de 30 anos, conseguiu: eliminar o excesso de peso. Com 1,63 de altura e 84kg, a carioca resolveu mudar de vida, em 2013, e conquistar metas inimagináveis até então. Contendo o índice de massa corporal de 31.61 (primeiro grau de obesidade), seu peso ideal para a altura ficaria entre 50 kg e 66 kg. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice normal é entre 18.5 e 24.9.

A carioca casou-se em 2013 pesando 60 kg e em 8 meses engordou 15 kg. Nos meses seguintes, o peso foi aumentando cada vez mais e a perda de controle sobre ele foi eminente. Ela vivia depressiva e desanimada. “Claro que a culpa era minha por não ter coragem de enfrentar a verdade. Já nem tinha mais vontade de tirar fotos e nem de me arrumar e me maquiar”, desabafa.

A mudança iniciou-se quando em uma consulta médica foi indicado obesidade de grau um. Impressionada com o diagnóstico, alguma atitude teria que ser tomada. “Sempre estive com o peso relativamente ideal até os meus 25 anos, mas sedentária. O problema é que nosso metabolismo muda com o passar do tempo e quando menos eu esperava, estava obesa”, diz Evelin.

Sair do sedentarismo poderia ser algo impossível, mas para ela não foi. Começou a praticar exercício com uma leve caminhada e cortou alimentos calóricos que prejudicavam o emagrecimento. Outra medida foi começar a se alimentar a cada três horas, como é tradicionalmente indicado por nutricionistas.

A evolução física começou surtir efeito. Começou a intercalar corrida e caminhada por 40 minutos todos os dias. A regularidade foi recompensada com a perda de 5 kg no primeiro mês e já corria 2 km. Orgulhosa da primeira conquista, Evelin não parou mais de praticar atividade física.

“Continuei e no segundo mês me desafiei ainda mais. Corria 3,5 km sem parar. No terceiro mês 4 km, até chegar aos 5 k e menos 10 kg em apenas sete meses”, conta.

Atualmente, corre provas de longa distância e consegue correr de 10 a 15 k.  Evelin encontra-se com 20 kg a menos. Dos 84 kg em 2013, hoje em dia são 64 kg – e quase dentro do seu peso ideal. Com alegria no rosto e com muito bom humor, a carioca brinca: Certa vez, meu marido disse para eu ir com calma, pois não sou atleta e eu respondi: ‘Licença, a atleta amadora esta passando’.

Tem uma história de superação com a corrida? Conte tudo para nós! Envie seu depoimento para redacao@iguanasports.com.br.

Por: Fernando Rocha - São Paulo - 01/07/2015

Tomado do Portal Sua Corrida

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.