Página Correio Esportes

terça-feira, 5 de maio de 2015

Projeto promove três ações de preservação em 18 meses de funcionamento!


O Projeto Amigos da Natureza é uma iniciativa da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), foi iniciado em novembro de 2013, ou seja, o projeto acabou de completar 18 (dezoito) meses de funcionamento, com este projeto a instituição tem por objetivo promover ações concretas de proteção e preservação da natureza.

No período já foram realizadas três atividades, sendo: Novembro de 2013 foram entregues 3 toneladas de sucatas eletrônicas (monitores, teclados, mouses, pilhas, lâmpadas florescentes, impressoras, televisores, rádios velhos e em desuso...) a empresa Alpha Lixo Digital de Joaçaba. Essa ação foi desenvolvida em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Cresol, contou com o apoio da comunidade fraiburguense, entidades, empresas, lojas e o comércio em geral que realizaram a entrega das sucatas eletrônicas.   

1ª ação – nov. 2013 – Carregamento de 3 toneladas de sucata
eletrotônica entregues a empresa Alpha Lixo Digital
Em setembro de 2014, precisamente nos dias 05 e 06 durante encontro estadual da Juventude do Campo e da Roça realizado em São Miguel do Oeste, cada jovem recebeu uma muda de Curi (Araucária), simbolizando a amizade e aliança entre a: PJR (Pastoral da Juventude Rural), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), com a Apafec, foram distribuídas 120 mudas que foram plantas em 14 municípios do oeste e extremo oeste catarinense.

2ª ação – set. 2014 – Entrega das 120 mudas de araucárias durante
encontro estadual da juventude da cidade e da roça
A terceira atividade concretizada pelo Projeto Amigos da Natureza aconteceu no ultimo dia 01/05, mais de 70 (setenta) pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec, Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram do plantio de 122 (cento e vinte e duas) mudas de árvores nativas no Capão das Araucárias no bairro Jardim América.

Foram plantadas as seguintes mudas de árvores nativas: Butiá (10), Araucária (20), Pitanga (08), Ariticum (10), Guavirova (10), Ingá (03), Araçá Amarelo (15), Araçá Vermelho (10), Goiaba (10), Guabiju (10), Cerejeira (08), Pinho Bravo (04), Espinheiras Santa (02) e duas árvores nativas originárias da Argentina, também foi recolhido o lixo depositado indevidamente no local.
 
3ª ação – maio 2015 – Plantio de 120 nativas na Praça do
Capão das Araucárias – bairro Jardim América
A ação contou com o apoio institucional do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo, Clube do Cafezinho, Tribeck Comunicação Visual, Apafec, Radio Fraiburgo, Marp Som de Rua, dos Blogs: Curta Fraiburgo, Opinião de Cesar Malinoski e Esportes em Debate.

Para o mês de setembro próximo, planeja-se fazer a quarta ação do Projeto Amigos da Natureza para celebrar o dia da arvore e seguir aprofundando o debate sobre a necessidade de proteger e preservação a natureza.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.