Página Correio Esportes

sábado, 2 de maio de 2015

Plantio de árvores nativas mobiliza mais de 70 pessoas no 1º de maio

Integrantes da Associação Vital e da Apafec
Mais de 70 (setenta) pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), Clube do Cafezinho e da comunidade em geral participaram na sexta-feira 01/05, do plantio de 122 (cento e vinte e duas) mudas de árvores nativas no Capão das Araucárias no bairro Jardim América, inclusive a Imprensa esteve presente representada pelo jornalista Cesar Malinoski e pelo repórter Pedro Lopes.

Oficina sobre preparação das covas e como plantar as mudas de árvores nativas
Foram plantadas as seguintes mudas de árvores nativas: Butiá (10), Araucária (20), Pitanga (08), Ariticum (10), Guavirova (10), Ingá (03), Araçá Amarelo (15), Araçá Vermelho (10), Goiaba (10), Guabiju (10), Cerejeira (08), Pinho Bravo (04), Espinheiras Santa (02) e duas árvores nativas originárias da Argentina, também foi recolhido o lixo depositado indevidamente no local.

Preparação das covas
A ação aconteceu por iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e contou com o apoio institucional do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo, Clube do Cafezinho, Tribeck Comunicação Visual, Apafec, Radio Fraiburgo, Marp Som de Rua, dos Blogs: Curta Fraiburgo, Opinião de Cesar Malinoski e Esportes em Debate.

Mãe e filho plantando uma Araucária
O plantio das mudas nativas teve por finalidade, ampliar os conhecimentos dos integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Apafec e comunidade em geral sobre a importância da preservação da natureza, o cuidado com espaços públicos, e também serviu para celebrar de um jeito diferente o 1º de Maio, dia internacional do Dia do Trabalhado e da Trabalhadora.
 
Pai e filha plantando uma Pitanga
As árvores também foram plantadas pensando no futuro do planeta e das pessoas, pois plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar a vida, a natureza, a agricultura, o desenvolvimento comunitário, a saúde e principalmente o abastecimento de água.
Colocação das estacas de proteção 
A Praça do Capão das Araucárias é um terreno publico municipal, por isso, as entidades protocolaram na segunda-feira 27/04, oficio solicitando autorização ao chefe do poder executivo para realizar o evento, o qual foi prontamente respondido de forma positiva pela municipalidade. 

Resultado do trabalho coletivo, cada árvore plantada protegida por uma estaca de bambu
“Tínhamos certeza que o evento seria positivo, devido às parcerias construídas nós últimos 10 (dez) dias, porém a ação superou todas as nossas expetativas, por isso, vamos começar a planejar outras ações de proteção e preservação da natureza para executarmos em setembro em celebração ao dia da árvore. Finaliza Luiz Laudelino Coelho da coordenação da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

Veja mais fotos do evento acessando: www.facebook.com/Apafec


Fotos: Fabiane Guedes e Wilson Cesar Malinoski-jornalista.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.