Página Correio Esportes

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Limites, desafios e avanços pessoais nos últimos 9 anos!


No dia 23/11/2005, estava com 123 quilos, taxa de glicose, acido úrico, triglicerídeos e colesterol alterados. Naquele momento tomei uma decisão que voltaria a fazer exercícios físicos e controle alimentar. Eram grandes os limites e desafios, o objetivo central era cuidar da saúde, pois, não concordo com os patrões de beleza corporal impostos pela sociedade capitalista.

O primeiro objetivo estabelecido, foi de em 25 dias dar uma volta completa correndo no Lago das Araucárias (aproximadamente 2km), alcançada essa finalidade, o próximo desafio era dar uma volta completa correndo pela ciclo faixa (aproximadamente 2,8km) e assim foram sendo construídos novos desafios a cada demarcação superada.

Atualmente, estou com 98 quilos e com as taxas de glicose, acido úrico, triglicerídeos e colesterol normais, alcançados a custo de muita luta/dedicação e superação continuada de pequenos e grandes desafios.

Em 2013 fiz minha primeira corrida de rua, foi em Fraiburgo com trajeto de 3,5km (setembro). Durante o ano passado fiz três provas, sendo: em Tangará de 4,5km (fevereiro), em Fraiburgo de 5km (novembro) e em Rio do Sul de 10km (dezembro).


Em 2015 pretendo fazer até março, três provas: dia 31/01, serão 10km na areia em Floripa, em fevereiro uma prova de revezamento de 30km em Palhoça e em março a primeira meia maratona com 21km em Joinville, para isso estou me preparando desde outubro de 2014. Além de fazer outras provas durante o ano, ainda não definidas.

Nos últimos dias alcancei dois grandes objetivos pessoais, no sábado 03/01 fiz uma volta no Lago das Araucárias em 9’47” (nove minutos e quarenta e sete segundos), o desafio eram fazer abaixo dos 10 minutos, pois a primeira volta completa que dei no Lago em dezembro de 2005, concluí em quase 19 minutos.

O outro desafio vencido ontem (07/01) foi correr 20km, eu e o amigo João Leandro fizemos o percurso em 2:45’ (duas horas e 45 minutos), com quatro paradas para hidratação.

Obrigado aos educadores físicos Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico), Valcir Alves e Emerson Souza, pela troca de informações, assessoria e orientações técnicas. Agradeço também, o fiel escudeiro João Leandro, pelos vários momentos de partilhas e conversas durantes as atividades físicas e corridas.


Assim sigo, me desafiando, correndo, cuidado da saúde, para ter condições físicas e emocionais para prosseguir compartilhando com vários outros sonhadores e sonhadoras, a luta pela construção de um mundo justo, humano, solidário e igual onde caibamos todos nós!


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.